Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!
Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)
Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!
Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)
Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
O enredo de Hunter X Hunter, no geral, é melhor que o de One Piece. Apesar de muito bem feita, a obra do Oda ainda é cheia de conveniências de roteiro e soluções fáceis, além da completa falta de consequências nas ações dos protagonistas. A obra do Togashi é mais centrada e bem trabalhada, com conceitos mais bem aproveitados e explicados do que em One Piece, sendo a Alluka a única exceção, onde o roteiro foi extremamente conveniente para solucionar a situação do Gon. São duas obras magníficas, mas Hunter X Hunter é com certeza mais bem trabalhada.
Não houve em One Piece, protagonismo maior que Gon do nada ter aquela transformação ficando adulto, aquilo apesar de ter explicação, foi uma conveniência de roteiro super forçada e absurda. Pós time Skip em One Piece, há coerência nas batalhas e na evolução do Luffy em si, não existe o protagonista despertando os cosmos sem nenhuma explicação lógica.
Em poderes, Oda deixa as pontas soltas, não fica explicando tudo, como por exemplo, o conceito de dominação de elementais de não usuários de Akuma no Mi. Em HxH, tudo é explicado, em One Piece não, para gerar mais discussões na fandom.
O mundo de One Piece é mais complexo e interessante que o de HXH. Existe uma distopia, um governo mundial e uma ordem global, quem entende história vê várias referências no nosso mundo com o de OP. O arco Alabasta foi um arco bem Game of Thrones, com um enredo por trás do paíse bem interessante e emocionante. Em Ohara e Flevance vemos que a elite é capaz de exterminar uma nação apenas em nome de seus interesses. Em Wano, vemos uma referência ao comunismo da União Soviética, onde uma maioria judeia tomou a Rússia, matou sua monarquia e cometeu crimes contra o povo local, a mesma coisa em Wano onde invasores estão matando a população de fome e fazendo inclusive tráfico humano.
Racismo é retratado em One Piece.
Existem várias histórias em cada ilha com um cenário totalmente diferente e único, ou seja, One Piece trabalha bem com a arte se você reparar o cenário e não só os personagens.
A nível de desenvolvimento de Universo, One Piece está muito acima de qualquer shounen. Cada um dos Mugiwara tem um sonho e muita emoção em cada recrutamento no bando, em um nível que faz até pessoas insensíveis chorarem. Temos isso em HxH? Eu não vi.
HxH é o shounen mais superestimado de todos os tempos, pode até ser bem trabalhado e com páginas cheias de balões e muito diálogo e textão, mas ainda assim, é superestimado.
A questão é que, em Hunter X Hunter, são poucos os momentos em que há uma conveniência de roteiro. A transformação do Gon pode sim ter sido uma forma de protagonismo, mas foi muito bem explicada e teve uma consequência gigantesca para o personagem: Gon perdeu a capacidade de usar Nen. Então, mesmo que tenha sido protagonismo, ainda sim foi bem aproveitado pelo Togashi e teve uma consequência real e de peso para a história. Em One Piece existe o protagonismo constantemente, e ainda por cima as consequências não existem. Como exemplo o Gear 2 e o Gear 3, aquilo foi tirado do nada, não foi mostrado o Luffy treinando e desenvolvendo essa técnica, e as consequências são bobas. No Gear 2, Luffy perde tempo de vida, mas isso não apresenta perigo nenhum ao personagem, já que o tempo de vida que ele perde não é significativo. Já com o Gear 3, Luffy só ficava pequeno, mas essa consequência foi tirada após o timeskip. Mas, tirar poder do nada não é realmente um defeito, acontece em todos os Shōnens, então dá pra relevar. O que não dá pra ignorar em One Piece são as conveniências de roteiro e a sorte absurda que o Luffy tem. · Luffy sobreviveu três vezes ao Crocodile só porque o ex-Shichibukai decidiu não matar ele de vez; · Luffy não apenas foi imunizado à eletricidade, mas também ao calor produzido pelos relâmpagos do Enel; · Enel podia usar lâminas para deter o Luffy, mas decidiu por algum motivo do destino não usar; · CP9 arbitrariamente contou aos Mugiwaras como salvar a Robin, facilitando todo o desfecho do arco; · Luffy se levantou mais forte para enfrentar Rob Lucci só porque Usopp o incentivou; · Going Merry se movendo sozinho e sem ser notado para salvar a tripulação, um Deus ex machina gigantesco; · Nightmare Luffy; · Kuma com uma Akuma no Mi extremamente conveniente e nonsense mandando os Mugiwara para treinar; · Luffy conseguindo diminuir o tempo de cura da Horu Horu no Mi em várias vezes só porque "tem um corpo resistente"; · Entre várias outras. Já é uma lista bem grande só com coisas que eu lembrei de cabeça, além de ser apenas antes do timeskip. Agora me diz, onde se vê essas conveniências absurdas em Hunter X Hunter? Além do que já foi citado anteriormente, não existe, e mesmo essas poucas conveniências trouxeram consigo consequências muito grandes para o roteiro de Hunter X Hunter como um todo, algo que não se vê em One Piece. Não existem consequências na obra do Oda, esse é o maior defeito de One Piece, nenhum personagem morre, eles nunca perdem, tudo se resolve no final, a única exceção é o arco de Marineford, não à toa é considerado o melhor, ou pelo menos um dos melhores de toda a obra. O Pell sobrevivendo em Alabasta foi extremamente forçado e acabou totalmente com o peso do sacrifício do personagem, e essa falta de consequências é constante em toda a obra de One Piece. Ao todo, quais consequências verdadeiramente grandes você se lembra em toda a obra? Eu particularmente só lembro de Marineford.
O sistema de combates de Hunter X Hunter também é bem melhor que o de One Piece. Não tem apenas coreografias de luta superiroes, mas também é muito mais complexo e bem trabalhado do que as Akuma no Mi e o Haki, além de existirem limitações claras que tornam os poderes ainda mais interessantes e criativos em seus respectivos usos. A desculpa de "Oda deixa em aberto pra gerar mais discussão na fandom" não muda o fato que o Nen é um sistema muito melhor, mais bem escrito e complexo do que o que foi adotado pelo Oda em One Piece.
O mundo de One Piece realmente é mais bem trabalhado do que o de Hunter X Hunter, a construção do mundo de One Piece é a melhor que já vi, e esse é um mérito muito grande do Oda. Hunter X Hunter não tem um foco muito grande no mundo em si, ele ainda não foi muito explorado, mas aparentemente vai começar a ser agora no arco do Continente Negro, os Hunters estão a caminho de lá e pelo jeito vai ser interessante.
As críticas sociais também se fazem presentes em Hunter X Hunter, a mais evidente é a feita no arco das Formigas Chimera:
O peso dessa cena é incrível. É impossível não ficar arrepiado com toda a mensagem que esse arco passa, a ideia dos humanos serem os verdadeiros monstros é sensacional, e vários vídeos na internet exploram mais a fundo, como esses aqui:
Esse último é uma análise geral da obra, um vídeo muito bem feito por sinal, e o assunto tratado em Chimera Ants foi comentado aí também. Recomendo que assista quando tiver tempo livre, acredito que vai mudar essa visão que Hunter X Hunter é superestimado.
One Piece é muito arrastado e peca pelo excesso. Dava pra enxugar 1/3 da história que não afetaria o produto final. Outra coisa que me incomoda bastante é que todo arco do Oda vira uma bagunça total. As coisas ficam muito caóticas, chega a ficar difícil entender o que está acontecendo com tanta confusão.
Prefiro Hunter X Hunter, que também não está isento de problemas. Além dos hiatos, o Togashi às vezes perde a mão no excesso de complexidade da obra. O arco atual, por exemplo, tem diálogos e situações ridículas de tão complicadas de compreender.
Dito isto, a transformação adulta do Gon excede qualquer protagonismo individualmente falando. Primeiro que nem fez sentido, pois Kato nem era alguém próximo do Gon a ponto de ele ficar irracional e abdicar da sua vida daquele jeito. Segundo que o poder da Alluka, usado para curá-lo, é o mais absurdo e conveniente das histórias dos shounens. Ela é como um gênio da lâmpada (só que perversa). Beleza, o Gon perdeu a capacidade de usar Nen, mas é óbvio que isso será revertido em algum momento.
O Luffy se beneficia do protagonismo constantemente (é o famoso Rocky Balboa, apanha muito e vence no final), mas eu lembro de tê-lo visto tirar um coelho da cartola tão incrível quanto o do Gon (e Alluka). Pelo conjunto da obra o Luffy ganha nesse aspecto, mas o que aconteceu com o Gon foi muito forçado mesmo com explicação posterior.
É realmente chato em One Piece a forma como os arcos ficam arrastados pelo tanto de cenas que o Oda trabalha e com centenas de personagens. Mas isso só é chato lendo semanalmente, pegue um arco e leia inteiro de uma vez que não sentirá ansiedade e vai ser capaz de entender tudo pela pespectiva de cada personagem e cada ângulo.
Protagonismo em One Piece é até literalmente coerente com a realidade. Pense em personagens tão ambiciosos, com tanta fé e força de vontade como os Mugiwara, adicione uma situação de confronto desesperador, o que você acha que aconteceria? Na realidade seriam liberadas quantidades absurdas de adrenalina, aumentando a força, reflexos e tomada de decisão, transformando o inimigo numa besta. Há vários casos nas artes marciais, de lutadores em total desvantagem depois de terem sofrido muito dano, fazendo reviravoltas inacreditáveis. Não é atoa que Rayleigh disse que o Haki se desperta ou supera em situações de perigo ou emoções extremas.
Conveniências de roteiro é um ponto que nem vale ser citado. Eu prefiro chamar de sorte. Pessoas com muita confiança e força de vontade moldam a própria sorte.
Em hunter foi muito bem explicada a situação do Gon, além dela ter sido totalmente construída e prevista. Em One Piece o Luffy tava apanhando pro Doflamingo, menos de um mês depois tá batendo de frente com o Kaidou... Também tem o fato de one piece ser mais arrastado, como muitos já disseram, o fato de hunter ser uma história mais real. Em hunter eu tenho medo de algo sério acontecer, em One piece o Luffy foi jogado da ilha e eu só consigo pensar que ele vai tirar poder de algum lugar e derrotar o Kaidou no final. Se ao menos tivesse uma explicação coerente. Hunter desde o início a explicação de condição de nen foi dada, Kurapika usava isso inclusive. O Gon ter usado daquela forma foi surpreendente, mas foi um caminho bem possível. Sobre a Alluka dá pra ver as teorias de que ela não é algo normal. A bem da verdade hunterxhunter foi muito menos explorado e mostrou ter um mundo tão rico quanto ou até mais que one piece. Fora o fato de que hunter tem mais relação a proposta do "ser hunter" com a proposta do "ser pirata" em one piece.
por gosto pessoal prefiro One Piece, por conta do apego que 1000 capítulos te forçam a ter kk agora de modo geral deixando minha seletividade/gosto de lado, HxH é superior, sem mais.