Comando Omega escreveu: Com isso eu tenho duas interpretações.
1-ele continuou treinando mas não do jeito que deveria e então ficou um pouco mais fraco.
2-Isso significa que o estado base dele é mais forte do que ele tinha antes(saga buu) mas por algum motivo Rild deve ter ficado mais forte no inferno.
Bicho, Dragon Ball GT tem acontecimentos completamente sem sentido que corroboram os upgrades sem explicações. Majuub teve uma melhor performance que o Goku SS3 contra o Baby, porém, contra o Super 17, Goku Super Saiya-jin teve um combate muito mais parelho contra a fusão dos 17 contra Majuub, Vegeta e companhia. Son Gohan sofre com algumas mudanças físicas em algumas situações quando se abstém em períodos longos em seu treinamento, então pode ser que isso indique que ele treinava de forma esporádica pra manter a forma e manter o seu nível - ou não cair tanto. Em End of Z, vimos um Gohan com um porte físico avantajado, mas nos materiais extras do
mangá informam que ele se afastou, mas também não indica uma exatidão (quanto tempo Gohan abandou os treinos? 5, 4, 3, 2, 1 ano? Não dá pra saber). Porém, nos Perfect Files de GT, é dito que ele parece não ter se abdicado dos treinos em tempos de paz (tempos de paz são os anos entre EoZ e o início do GT, até porque Grand Tour já começa com uma ameaça).
Logo, vejo o seguinte:
Gohan manteve um ritmo de treino não-intenso pra assegurar a sua forma e não cair muito em poder, tendo uma leitura própria sobre o personagem que é diferente do mangá, e isso não seria o único caminho divergente que a Toei seguiu do mangá; e a outra opção seria um retcon, tendo uma leitura similar ao dos materiais extras do mangá no início, mas mudando quando o GT entrou em pauta.
Um ponto que me incomoda é o Akira e suas inconsistências no que tange a anatomia do Gohan quando ele para de treinar. No arco do RoF, ele parou com os treinos e ficou magricela novamente, igual o que ocorreu nos tempos entre os acontecimentos de Cell e Buu, enquanto no mangá não.
E, ah, valeu por trazer a scan, agora posso salvá-la novamente para lembrar com exatidão o que diz nela. Nóix.