Espírito da Floresta escreveu: Jiraiya não pode invocar esses dois sapos que você citou, pois o modo sennin está restrito aqui
1) Modo Sennin nunca foi mencionado como um requisito para se invocar Fukasaku e Shima.
2) Na luta contra o Chikushodou, Jiraiya estava acumulando chakra
para entrar em Modo Sennin, e não invocar Pa&Ma. Ele pode invocar Paw e Maw instantaneamente, não faz nenhum sentido ele precisar juntar chakra por 1000 anos pra chamar a dupla de sapinhos.
3) A única justificativa que pode contrariar o Jiraiya fazer isso nessa luta, realmente é a narrativa do próprio Sannin:
Spoiler :
Reação de Gamaken ao saber que Jiraiya iria invocar o duo de sapos
Reação de Fukasaku e Shima ao serem invocados
Evidentemente, Jiraiya só invoca a dupla de sapos quando é necessário. Será que ele invocaria contra o Danzou? Não sei, mas pensando bem, ver um cara com
diversos Sharingans no braço pode ser bem ameaçador.
Não que eu precise argumentar em cima disso, visto que o Jiraiya pode vencer mesmo sem Pa&Ma devido ao conhecimento total.
Sobre ele ser ou não capaz de reagir ao Izanagi, o mangá já nos deu a resposta:
Jiraiya Base vs Danzo 1114
Jiraiya Base vs Danzo 1216
Jiraiya Base vs Danzo 1317
Mesmo estando em modo sennin, com todos os seus atributos físicos upados, e com o inimigo anunciando seu ataque, Jiraiya foi incapaz de se defender e acabou perdendo um braço, eu não duvido nada que a mesma cena possa se repetir com o Danzou usando o Izanagi no Jiraiya base.
1) Um personagem diferente.
2) Um ataque desconhecido e sub-reptício sendo comparado a um ataque cujo Jiraiya tem conhecimento nessa luta.
3) Situações completamente diferentes (assumir a retaguarda de alguém ≠ se teleportar na retaguarda de alguém).
4) Jiraiya estava com a guarda baixa e com sensor desligado.
Não sei que fulcro você tem para declarar que isso prova que Jiraiya seria incapaz de reagir ao Izanagi. Sobre a relação entre assumir à retaguarda furtivamente e teleportar-se para a retaguarda, posso questionar-te algo?
Com base nisso, tu achas que o Asura (com visão compartilhada) é capaz de evadir ao Hiraishin do Minato? Porque é exatamente a mesma correlação entre o Asura e o Izanagi, eu simplesmente substitui o último pelo Hiraishin.
Veja que
teoricamente, desviar de um ataque
COMPLETAMENTE repentino pela retaguarda, seria o mesmo que desviar de um Hiraishin. Porque em ambos os casos, só nota-se seu oponente quando ele está em suas costas.
Mas,
empiricamente... será que funciona assim mesmo? Quer dizer que Asura esquivaria-se do Minato ao teleportar-se para suas costas?
O sábio tarado não tem feitos que provem que ele pode lidar com a imprevisibilidade do Izanagi estando em sua forma base.
1) Ele possui conhecimento nessa luta. Como eu já disse, sem conhecimento, ele perderia devido a impresivibilidade (em um caso onde Paw e Maw não entram em jogo).
2) Jiraiya (base) venceu o Naruto 4 Caudas, o que significa que ele é plenamente capaz de reagir à velocidade do mesmo. Isso é um caso de lógica, você pode desconsiderar porque não foi mostrado, mas ao menos disserte como Jiraiya venceria o Uzumaki sem ser capaz de reagir ao mesmo.