Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

+3
--Rany_Money--
CheshireCat
Comando Omega
7 participantes

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Pra falar a verdade, com sinceridade e franqueza: o introvertido só se relaciona com pessoas que possuem algo para lhe favorecer.

Dificilmente ele continuará uma conversa com alguém sem um assunto que seja de seu interesse ou não o trará benefícios. Mesmo quando ouvimos por educação, dá pra notar nosso desconforto. Falo por experiência própria, mas não é por mal, é que somos muito sinceros por natureza.

O extrovertido sabe fingir mais que o introvertido, até por ser mais solto e dominar melhor sua linguagem corporal.


@Rhaizen acho que você confundiu timidez com introversão.

Veja uma definição simples:

Dicionário escreveu:
introversão
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de introverter(-se).
2.
PSICOLOGIA
atitude do indivíduo que dirige sua energia psíquica para o interior, e parece fechado, prudentemente crítico e contido, segundo a teoria de C. G. Jung.


Dicionário escreveu:
timidez
substantivo feminino
1.
estado, condição ou característica de tímido; acanhamento excessivo.
2.
qualidade de quem é fraco, frouxo.


Isso porque tirei trechos do dicionário, podemos nos aprofundar por aqui, por exemplo: uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/04/timidez-nao-e-o-mesmo-que-introversao-entenda-melhor-a-diferenca.htm#:~:text=Timidez%20%C3%A9%20um%20sentimento%20de,o%20meio%20a%20sua%20volta.&text=J%C3%A1%20o%20indiv%C3%ADduo%20introvertido%20apenas,pois%20sente%2Dse%20melhor%20assim.

maisterapia.com.br/introversao-nao-e-timidez/

minhavida.com.br/bem-estar/materias/17327-entenda-melhor-a-diferenca-entre-timidez-e-introversao

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Só que ser introvertido não significa necessariamente que ele não consegue se socializar, apenas não se sente confortável está na roda de muitas pessoas desconhecidas. Por exemplo, eu gosto mais de relaxar em uma partida online de algum game, se socializar apenas com meus amigos do que sair pra festas, balada, e essas coisas, mas é por uma opção minha mesmo. meu estilo de vida, odeio baruljo.

Ele consegue se socializar, posso ter errado algumas palavras, quis dizer realmente que se socializa muito mal, não fica confortável se socializando. Exatamente como tu disse, não estando na sua zona de conforto.

Veja como exemplo um relacionamento, as mulheres não se sentem muito seguras com homens tímidos, podem até ter, mas é muito raro véi, e isso é de qualquer lugar.

Aí tá misturando outras coisas com timidez. Um cara pode ser tímido normalmente e ser autoritário, ter opinião forte, protetor, etc (algumas das coisas citadas pelos ditos machos alfas).
Eu até abordaria mais sobre esse assunto, mas prefiro que não aqui.
Eu não acho que um cara extrovertido é referência pra tu desconfiar , porque a maioria desses caras extrovertidos na maioria das vezes são gente boa pra caramba.

Eu acho que cheguei a citar que é mais alguém que fala pelos cotovelos, não generalizando todos os extrovertidos.
Eu já conheci muito extrovertido gente boa, até por serem geralmente simpáticos, mas a grande maioria não foi confiável, especialmente aqueles que eram mais extrovertidos.
Uma característica que eu achei bem marcante nesses extrovertidos foi vaidade. Vaidade essa que muitas vezes fazia a pessoa querer ser uma e intimamente ser outra, resultando em quebra de confiança, traições com coisas como "estepe de relacionamento", mentindo pra socializar melhor, etc.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
@CheshireCat
atitude do indivíduo que dirige sua energia psíquica para o interior, e parece fechado, prudentemente

Somos na maioria das vezes o que parecemos, por mais que não gostemos disso.
"Parecer fechado" é uma pessoa fechada em sociedade. Romantizar algo visto como defeito na nossa sociedade não a torna uma qualidade.
Já que tu viu e até citou o dicionário, eu acabei por não ver, pode me citar quais partes eu confundi? Pois tudo eu tenho certeza que não foi só batendo o olho em uma informação das que botei ali.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Aí que está, ninguém está romantizando nada aqui. A questão é que: ninguém é obrigado a seguir o padrão da sociedade para ser feliz. Ou ao menos não deveria. Ser introvertido não é um defeito. Longe disso, na verdade é uma virtude, assim você analisa melhor suas amizades e com quem se relaciona. Tratar isso como um problema é só andar para trás.

A mesma coisa é o tal padrão de beleza, nem todas as mulheres entram nele, e você acha tal coisa saudável? Sem falar que tal coisa muda de local para local.

Agora a timidez sim, é uma angústia em estar em sociedade e o medo de ser julgado. Isso sim é um problemão, e deve ser combatido.

Podemos citar países como Japão e Coréia onde os caras são tímidos pra caramba, e aparentam ser bom-moço para a sociedade. Volta e meia sai polêmicas envolvendo nome de idols (cantores) de lá que cometeram atrocidades, como estrupo, abuso, assédio, etc. E continuam com a visão de "virgens, inocente" para a sociedade até descobrirem tais atos.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Lendo sobre o que tu passou, que era algo que eu já havia visto em vídeo, posso perceber porquê de ter dado a entender tão errado.
Introvertidos não tem experiência em lidar com pessoas.
Adicionando isso que falei em itálico explica o porquê deles lidarem mal, na maioria dos casos.
O fato deles não se sentirem confortáveis corrobora para evitarem as pessoas e eventualmente não saberem lidar bem com elas.
Um adulto que passou a infância e adolescência toda sendo introvertido vai ser um expert em comunicação? Claro que não, vai ser no mínimo ruim.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Mas eu acho que todo mundo é assim, não é Kel? Por exemplo, eu odeio BBB, pra que eu vou entrar numa roda de pessoas que falam desse assunto sendo que eu não gosto?

@Rhaizen
O cara pode até ter facilidade, principalmente quando o cara é comunicativo e aprende ser por necessidade, mas as vezes o cara simplesmente não gosta.

Tudo bem, realmente pode, mas é difícil um cara tímido ter até atitude, cara. A maioria tem falta de confiança, a maioria não sabe manter um papo com a mulher, a maioria chega em uma mulher pra conversar e começa a e gaguejar. Aí tu acha que elas vão chegar e dizer: "ownt que fofinho, vou tomar a iniciativa". Mano, isso só tem em filme/anime (e olhe lá) voltando pro mundo real, isso não acontece e quando acontece pode apostar que é uma raridade. Tudo bem, as ficar com um friozinho na barriga e tal, mas tem diferença em você ficar um pouco com vergonha e ser naturalmente tímido.

Ao mesmo tempo que extrovertidos são mais vaidosos os introvertidos são mais desconfiados (conheço uns que enxergam coisas que não tem) aí já sabe no que dá...

Última edição por --Rany_Money-- em Sex 18 Jun 2021, 12:42, editado 1 vez(es)

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
ninguém é obrigado a seguir o padrão da sociedade para ser feliz.

Interessante tu abordar isso, acho que ninguém havia abordado antes. Sempre considerei isso óbvio.

Ser introvertido não é um defeito.

É um defeito perante nossa sociedade aqui no Brasil, assim como ser extrovertido é defeito no Japão. Defeitos e qualidades são conceitos dados, na maioria dos casos - se não todos -, dependendo do local onde se está, quer tu goste ou não.
Quer um exemplo bem simples?
Ser muito magra era considerada qualidade a cerca de dez a quinze anos atrás, hoje em dia já não é.
O mesmo pra sociedades que preferem mulheres gordas. E eu tenho certeza que tu consegue achar nas tuas memórias exemplos de culturas diferentes ressaltarem qualidades e defeitos diferentes.

Longe disso, na verdade é uma virtude, assim você analisa melhor suas amizades e com quem se relaciona. Tratar isso como um problema é só andar para trás.

É uma característica. Uma característica que possui qualidades e defeitos, saber como usá-la é a melhor forma de conviver bem.

A mesma coisa é o tal padrão de beleza, nem todas as mulheres entram nele, e você acha tal coisa saudável? Sem falar que tal coisa muda de local para local.

Estava respondendo por partes e acabou que meu exemplo acima se encaixou perfeitamente no que tu mesmo disse.

Agora a timidez sim, é uma angústia em estar em sociedade e o medo de ser julgado. Isso sim é um problemão, e deve ser combatido.

Ela é um problema sim, especialmente aqui, mas não precisa ser vista apenas como problema.
Outro exemplo bem raso:
Tu nunca viu alguém dizendo que gosta de pessoas tímidas?
Se não viu eu posso te dizer que gosto e agora tu já sabe de alguém que disse.
É como um nariz grande, visto como um "defeito", contudo tem seus charmes.
Com tudo que disse, eu estava querendo falar que nem tudo é ruim, por mais que possa parecer. Se tu for ver a maioria dos exemplos que eu dei sobre a timidez, se não todos, é sobre pontos de vistas externos.

Volta e meia sai polêmicas envolvendo nome de idols (cantores) de lá que cometeram atrocidades, como estrupo, abuso, assédio, etc.

Lá eles não são apenas tímidos, são extremamente reprimidos.
Fora que essas acusações mesmo sendo comuns lá, elas não se comparam com o que temos aqui. O mesmo pra chacinas que acontecem as vezes nos eua.
Aqui no Brasil o problema com crime, mortes, etc, é muito grande, maior que qualquer Yakuza que se acha grande.
Pra se ter uma ideia, aqui não temos espaço pra tanto bandido enquanto em alguns outros países chegam a alugar espaço nas suas cadeias.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Pois então, @Rhaizen, a sua frase "Romantizar algo visto como defeito na nossa sociedade não a torna uma qualidade." é problemática, a começar por tentar problematizar algo que não é um problema em si.

Inclusive introvertidos possuem seu lugar na sociedade, seja em empregos que exijam ou exploram tal característica, como: escritor, tradutor, funcionários de TI, desenvolvedor de jogos, dublador, etc. Todas são profissões um tanto quanto solitárias para se realizarem, nenhum escritor escreve suas histórias no meio de um monte de gente conversando, muito pelo contrário. Um tradutor, idem. Enfim.

Era só isso mesmo que eu queria adicionar.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
é problemática, a começar por tentar problematizar algo que não é um problema em si.

Aqui no Brasil é visto como um problema, sendo ou não. O psicólogo que eu vi falando sobre isso, ensinando sobre espectro de extrovertido e introvertido fala que é e diz os porquês muito melhor do que eu escrevendo. Ele fala muito bem e é bem famoso na área, infelizmente agora não saberei te dizer o nome, vou ter que pegar com um amigo meu, caso tu queira.
Lá ele fala que nenhum extremo é bom, que tudo é um espectro em que os extremos são "extremamente extrovertido" e "extremamente introvertido", ele diz que no Brasil o melhor é algo próximo do meio desse espectro, mas mais puxado para o extrovertido e cita o Japão como o contrário. Por isso eu citei o Japão antes.
Eu tenho visto em comentários e acho de extrema arrogância achar que nossa personalidade é nossa refém, quando na verdade é meio que o contrário tendo que lutar bastante para vencer traços de personalidade inatas em si.
Eu não falo isso por ti ou por membro específico (até por já ter dito várias vezes que na maioria das vezes nem leio quem postou, só vejo o argumento), mas hora ou outra aparece alguém que domina 120% do cérebro aqui e não me desce. Eu louco pra não chegar mais atrasado nas coisas e os caras ao invés de criar um teletransportador ficam dizendo que são gênios aqui, é complicado...

Inclusive introvertidos possuem seu lugar na sociedade, seja em empregos que exijam ou exploram tal característica, como: escritor, tradutor, funcionários de TI, desenvolvedor de jogos, dublador, etc. Todas são profissões um tanto quanto solitárias para se realizarem, nenhum escritor escreve suas histórias no meio de um monte de gente conversando, muito pelo contrário. Um tradutor, idem. Enfim.

Introvertidos tem preferência por esses trabalhos, eles não tem mais qualificação.
É diferente de fazer um trabalho dançando num palco, extrovertidos tem mais qualificação justamente por introvertidos tenderem a não curtir ficar muito lá, mas só por isso mesmo, visto que mente reflete no corpo.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Concordo, porém personalidade é quase tão imutável como nossos traços físicos, uma vez ela definida após a adolescência ao chegar na idade adulta. Dificilmente alguém que é introvertido vai conseguir ser extrovertido sem ao menos virar sua vida do avesso, a 180º e "começar de novo", mudando hábitos, costumes, local onde vive e pessoas que interage. Tudo isso demanda uma força de vontade que poucos possuem.

De toda forma, ninguém é tímido porque gosta ou nasceu assim. 99% se tornou assim pelas vivências e traumas, principalmente nos períodos de desenvolvimento (infância e adolescência).

Indo por outro caminho, já vi crianças introvertidas, pois isso se trata de uma característica da personalidade. Inclusive elas brincam com outros normalmente.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
De toda forma, ninguém é tímido porque gosta ou nasceu assim. 99% se tornou assim pelas vivências e traumas, principalmente nos períodos de desenvolvimento (infância e adolescência).

Concordo, só um adendo.
Nós temos predisposições de personalidades, mas nosso meio, vivências, como tu mesmo diz, impacta demais.
Acredito que dê pra dizer que nascemos com nossa predisposição e com ela vamos evoluir nos adaptando com nossas vivências, seja pra mais agressivo, tímido, leal, etc.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Ah, esqueci:

CheshireCat escreveu:
De toda forma, ninguém é tímido porque gosta ou nasceu assim. 99% se tornou assim pelas vivências e traumas, principalmente nos períodos de desenvolvimento (infância e adolescência).

Inclusive o próprio tímido odeia essa característica em si mesmo. Logo colocar a introversão no "mesmo barco" é um desserviço, em minha opinião.


@Rhaizen sim, porém a vivência pode mudar completamente tal personalidade ou predisposição, visto que nesses períodos já citados acima ainda se trata de algo flexível, moldável, adaptável, ou seja, em desenvolvimento.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
--Rany_Money-- escreveu:
@Rising Soul
Ser observador/analítico não tem nada a ver com ser introvertido e extrovertido. Existem pessoas que são mais atentas e outras que são mais desatentas independente da sua timidez.

Controlar o que diz/faz também não tem nada a ver com ser introvertido e extrovertido. Veja o Comando Omega, sempre se diz introvertido e por incrível que pareça é um dos que mais fala de si (ele fala de si próprio até em terceira pessoa).
Obs: não é uma crítica, apenas uma observação para complementar o meu ponto de vista.

Em relação a pergunta feita no tópico, o Rin retratou muito bem o que disse sobre timidez, é exatamente isso


Eu não associei a qualidade de ser observador/analítico como exclusividade unicamente de quem é tímido. E sim, não é magicamente algo de todos que são, já que pode variar dependendo da pessoa. Fobia social inclusive pode ter TDAH como uma de suas causas.

O que eu quis dizer é, que quando você fala menos (o que é o caso de timidos) você terá maior facilidade de observar, pensar e ser mais discreto. As vezes quanto mais você fala, menos você ouve e presta atenção seja no ambiente ou em si próprio. É no sentido de ter maior facilidade e não de forma 100% definida pra todos os casos como "todo tímido é analítico e cauteloso e extrovertidos são tagarelas e desatentos"ou qualquer generalização do tipo. Isso pode envolver outras questões dependendo da pessoa.

Algumas já terão mais facilidade em serem mais moderadas enquanto "se soltam" do que outras. Como forma de solucionar essa questão, no mesmo post eu mencionei cautela e silêncio sendo usado de maneira sábia e efetiva, além de que você mesmo pode desenvolver um melhor autocontrole trabalhando isso.

Em relação ao Comando Omega, ele está na internet onde as pessoas se soltam bem mais fácil. Se ele se diz tímido pessoalmente, eu duvido que ele sairia falando tanto por aí quanto aqui, enfim.

Ser extrovertido não tem nada a ver com ter a vida mais preenchida, cada um se ocupa com o que acha melhor, todos tem o seu modo de lazer, hobby e de relacionamento diferente. Têm pessoas que gostam de conversar e tem outros que não. Simples assim.


Eu não discordo do que você disse, pelo contrário. Mas pense na seguinte situação, você é um indivíduo que não interage com os demais e sua rotina todo dia é se arrumar, ir pra escola, passar o intervalo sozinho pensando na morte da bezerra, ir pra casa, descansar, dormir e no outro dia tudo se repete de novo. Pode ser tanto na escola quanto trabalho ou faculdade, o lugar que você frequenta diariamente não importa e sim a essência da coisa.

Você vai estar em um loop de repetições perdendo várias coisas porque não vai se permitir ousar adentrar experiências novas e conhecer pessoas, e junto com pessoas também surgem boas oportunidades.

Espero ter sido claro na forma que me expressei.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
@Rising Soul
Perfeito, tá explicado.

As vezes a comunicação abre portas pra você conseguir filtrar uma informação que o destinatário (quem recebe a informação do emissor) vai falar. Conquanto, o seu modo de pensar não é equivocado – creio que aqui é uma complementação de informação – dado que pessoas extrovertidas estatisticamente se envolvem em mais "confusões".

Vish, aí é que tá, se expôr virtualmente sem as devidas cautelas é perigoso tanto quanto fora da internet. Eu duvido muito uma pessoa que se expõe demasiadamente virtualmente (em um ambiente onde todos são anônimos) não fará isto com um possível "amigo"/"conhecido" fora da internet. Pessoas que são reservadas sentem essa necessidade, até porque somos seres sociais por natureza, um cara que se sente bem fazendo isso na internet tem grandes chances de cometer esse erro fora dela.

Na teoria eu concordo 100% com você, mas na prática não é bem assim (não que isso não possa acontecer, mas não é um fato geral). Um extrovertido geralmente está fardado a se envolver com polêmicas, conflitos e outros problemas externos dentro de um determinado ambiente, enquanto o introvertido pode conseguir se socializar com uma pessoa e ter um vínculo de amizade duradouro, o que geralmente acontece, já que observam mais do que falam (como dito por você), entende!?

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Não vejo muita vantagem, acho que alguém mais extrovertido e mais ''solto'' tem muito mais facilidade em se relacionar com as pessoas ao seu redor e encarar certas situações.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
No caso do Introvertido, vc já é acostumado com momentos sozinhos e é menos depedente das pessoas


Mas claro, há seus contras, menos momentos de felicidade tendo muitos amigosd



Basicamente, menos tristeza mas tbm menos felicidade, troca equivalente

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Mustang escreveu:
Não vejo muita vantagem, acho que alguém mais extrovertido e mais ''solto'' tem muito mais facilidade em se relacionar com as pessoas ao seu redor e encarar certas situações.

Eu também não vejo muita vantagem, ter vários amigos te leva a socializar mais e isso muitas vezes é melhor do que ficar sozinho

________________________________________________

Vantagens de ser Tímido e Introvertido ? - Página 2 Ce12fa10
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos