Quando analiso batalhas em equipe, eu gosto de traçar como cada componente da equipe se comporta normalmente em batalhas solo e depois relaciono isso com a forma como ele deveria se comportar numa batalha em grupo/equipe considerando as habilidades de seus parceiros. Como há pessoas demais defendendo o trio Kage, irei argumentar em favor do pobre trio Akatsuki.
O
Deidara é o personagem que na maioria das comparações é bastante prejudicado por análises simplistas, superfíciais ou mesmo equivocadas quanto ao seu estilo de combate, muitos são incapazes de relacionar sua personalidade chamativa (meio tsudere) ao fato do mesmo ser muito inteligente e tático em batalha. Nessa comparação, por exemplo, ele é o personagem com mais feitos de inteligência em batalha, no entanto, só não é mais desvalorizado nesse aspecto que a Konan. A grande maioria resume o Deidara ao uso do C3 ou C4 em suas análises, basicamente o argumento é que o loiro lança C3 ou C4 se o oponente for capaz de defender ou desviar do projétil, o loiro é counterado e derrotado.
Agora a forma como o Deidara de fato usa seus projéteis, é muito distante da forma como quase todo mundo pressupõe que ele vá usar. Na batalha contra o Gaara, por exemplo, o Deidara derrota o Kazekage com
uma estratégia de três etapas após conseguir destrichar as principais diferenças entre a areia comum infundida com chakra e a areia especial da defesa automática do Gaara [1], estratégia essa que consiste em:
(I) forçar o Kazekage a redirecionar toda a quantidade massiva de areia que ele manipulava para atacá-lo na defesa da vila contra o Ohako,
(II) ativar intencionalmente a defesa automática do Gaara com uma bomba C1 de forma a criar um delay na defesa absoluta do ruivo
(III) e mascarar um ataque de pequenos explosivos infiltrados na areia do Suna no Tate. Já na luta contra o Sasuke, ele criou toda uma encenação em torno do Karura [2] para capturar o Uchiha em uma trap usando Nendo Bunshin [3].
Nessas duas ocasiões apresentadas acima, o Deidara usa o C3 e o C4 como mera distrações para pegar o oponente desprevenido com técnicas mais simples e sutis. Assim, não faz qualquer sentido ficar argumentando que tal personagem tem defesas contra o C3 e o C4, se esse mesmo personagem é incapaz de antecipar o movimento seguinte do loiro. O Deidara é inteligente demais para usar o C3 e o C4 de forma seca sem ter certeza de que isso vai matar o oponente, sempre haverá uma estratégia de duas ou mais etapas envolvendo o uso dessas técnicas, no intuito de quebrar as defesas do oponente ou criar uma distração para um ataque furtivo.
...
Há inúmeros fatores que contribuem para subestimação existente sobre a Konan e o Sasori, a começar com o fato de que ambos são muito mal aproveitados dentro da obra.
Apesar disso, o
Shikigami no Mai se revela como uma técnica de versatilidade e dinamismo incrível em batalha, permitindo a Konan se aproximar, cercar e efetuar ataques omnidirecionais, se preocupando com pouquíssimos tipos de ataques físicos capazes de afetar o corpo Kami. E o Sasori utiliza um veneno que necessita de um único arranhão para definir todo o resultado de uma batalha, aumentando assim a letalidade de alguns de seua recursos tais como Satetsu e o Akahigi: Hyakki no Sōen.
Ao considerar todos esse fatores percebe-se que é um time com boa sinergia tática, principalmente levando em conta que o Deidara pode abusar do C3 e o C4 em suas estratégias sem qualquer pudor, pois seus parceiros de equipe não respiram e conseguem voar. O oposto do trio Kage que possui uma boa sinergia na combinação de técnicas, mas na qual a Mei precisa limitar o potencial máximo de seu Fūton e Yōton para não afetar seus parceiros de equipe.