Vamos lá:
Sobre a pergunta inicial do tópico: não entendi muito, ficou meio confusa a repetição de palavras, porém ao meu ver cada um tem a sua realidade, a sua vivência. Ninguém é obrigado a seguir uma conduta de vida só porque outrem achara a mesma "não coerente" com os pensamentos e visão de vida que os terceiros possuem.
Basicamente, cada um cuida da sua própria vida. Enquanto um acha que tal coisa é incoerente, outro pode achar sua conduta de vida agnóstica/ateia tão incoerente quanto, pois são visões e vivências diferentes.
Sobre "doutrinar" (não acho a palavra correta nesse contexto) crianças com a religião dos pais, cada família possui
o direito de o fazer, independente de concordarem ou não. Pois cada pai e mãe irá passar apenas aqueles valores e moral que acreditam serem melhores para sua prole. Ninguém vai passar para um filho algo mal, inclusive a própria Bíblia apoia, em:
Provérbios 22:6 escreveu: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
Mateus 7:9-11 escreveu: “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
No mais, como disseram, o Cristianismo causa todo esse ódio nas pessoas por justamente pegar na raiz do problema, na moral e na ética. Como as pessoas geralmente não seguem os Ensinamentos Sagrados de forma integral, se sentem ofendidas e resolvem atacar para "sair por cima". É comum, e os Cristãos sequer se sentem ofendidos e já esperam, pois várias vezes foram previamente avisados
por diversas vezes:
Mateus 10:22 escreveu: 22 E, por causa do meu Nome, sereis odiados de todos. Contudo, aquele que permanecer firme até o fim será salvo.
Lucas 21:16-17 escreveu: 16 Mas sereis traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e matarão alguns de vós.
17 E por todos sereis odiados por causa do meu Nome.
João 16:33 escreveu: 33 Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
Apocalipse 2:2-3 escreveu: 2 Conheço as tuas obras, tanto o teu trabalho árduo como a tua perseverança, e que não podes tolerar pessoas más, e que puseste à prova aqueles que a si mesmos se declaram apóstolos mas não são, e descobriste que eram impostores.
3 Tens perseverado e suportado sofrimentos de toda espécie por causa do meu Nome, e não te deixaste desfalecer.
@Black-kun Citar o Japão como um exemplo é contraditório, o próprio país é um exemplo vivo das consequências de uma sociedade que não se baseia numa religião para pautar suas normas sociais.
O país, ao lado da Coréia do Sul, que possuem bases xintoístas e budistas, são dois dos países com umas das maiores taxas e índices de suicídio, a maior parte cometida por jovens entre 18 e :
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150705_japao_suicidio_rb
Como podem ver não é de hoje, matéria de 2011:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/09/110905_coreia_suicidio_pai
Na pandemia então, tais índices aumentaram exponencialmente:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-56187175#:~:text=Em%202020%2C%20as%20taxas%20de,as%20mulheres%20subiram%20quase%2015%25.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/11/29/japao-teve-mais-mortes-por-suicidio-em-outubro-do-que-por-covid-19-em-todo-o-ano
Fato é que o Cristianismo traz uma visão de futuro e um pós vida que outras religiões não trazem, talvez sendo essa uma das causas de países onde sua base religiosa é completamente oposta ao Cristianismo, ou inexistentes, possuírem tantos problemas sociais que levam as pessoas a tirarem suas vidas. A pressão social, o foco excessivo no trabalho, a impossibilidade de errar, tudo isso vem de lá de trás nas bases Confucionistas em que o homem é o centro de tudo. Religiões antropocentristas, as quais não creem que há um ser superior costuma "tirar as esperanças" das pessoas.
E sobre os ditos do Antigo Testamento, o próprio Senhor Jesus, ao vir nessa Terra os aboliu quando enfrentou os religiosos devotos das antigas tradições, ignorando a proibição do sábado sagrado e mostrando que o foco não era mais essas tradições antiquadas, e sim o interior das pessoas.
Por isso essas bobagens como citar "não usar tecidos diferentes", "não comer porco", etc só contesta que a pessoa que usa de tais argumentos sequer conhece as Escrituras com profundidade a ponto de comentar sobre. Devem estudar mais ;)