Não sei qual a dificuldade que você está tendo para entender, mas o que foi falado aqui é basicamente: não é porque uma pessoa recebeu ajuda que ela necessariamente seria incapaz de se virar sem essa ajuda. Ponto. E sim, fica mais dramático visualmente Kakashi salvando a si mesmo e a Sakura numa cena em que parece que o Sasuke só havia se preocupado com o Naruto do que se a montagem fosse de outro jeito.
É sério que eu preciso explicar algo duas vezes? Ah... é um fanboy.
Repetindo-me sua lógica não faz sentido,
se Kishimoto quisesse criar um cenário onde a Sakura pudesse se salvar ele teria feito, dizer "hurrr ela podia se salvar, foi salva por Kakashi, mas veja bem..." é idiota, pois como eu já explique, o Kishimoto criou esse cenário, entendeu? Ele criou, não foi algo dado a ele, com essa função, colocar a personagem em uma situação onde ela não pudesse se salvar, mas ele iria opcionalmente criar um cenário onde isso não era necessário?
Não sei se você é fã do Sasuke, mas se for, só deve gostar dele pelos poderes, visto que é incapaz de entender a dualidade do personagem numa montagem explícita. Naruto não terminaria sorrindo e teria um flashback de quando o Sasuke protegeu ele no começo do mangá e nem o Sasuke ficaria calado se o intuito da cena fosse mostrar que o Sasuke realmente consegue abandonar seus "amigos" a sangue frio ali.
Não estou me contradizendo. A cena da Sakura serve para mostrar um Sasuke frio no discurso, porém o Naruto enxerga melhor ele que os outros e percebe que na prática ele não é assim. Sakura fica triste e depois aparece pensando "Obrigada, Naruto" porque deve ter entendido o que o Naruto expôs ali. Mas se você quer um motivo real para a Sakura ficar triste na narrativa é: mostrar que ela está insegura em relação a volta do Sasuke. Existe momentos em que o autor retratou isso bem, ex: quando ela deu um sorriso falso para o Sai dizendo que estava feliz porque o Sasuke havia voltado. Mas existe vários momentos (a maioria) em que isso foi malfeito, ex: quando a Sakura avança no Madara e o Sasuke entende a intenção dela e ataca o oponente e mesmo assim a Sakura fica triste porque o Sasuke não tirou os olhos do inimigo para ver se ela tava bem; e essa cena aí dela triste com as palavras dele. É tudo uma firula desnecessária para mostrar que a Sakura está insegura com as intenções do Sasuke e essa reiteração é para indicar o leitor que ele planeja algo no fim.
Não, você simplesmente não tem capacidade de interpretação, essa cena não passa de uma predição para o Kishimoto mostrar que Sasuke continua não estando do lado do time 7, apenas luta com eles por necessidade, assim a "traição" dele não soa algo forçado.
Caso você não saiba inglês, Naruto não diz que o corpo do Sasuke se move sozinho para salvar quem ele gosta, não sei de onde você tirou tamanha besteira, ele diz:
"quando se está em um time às vezes seu corpo apenas se move por conta própria [para salvar seus companheiros]", ele diz isso pois
o corpo do Sasuke não se moveu sozinho para salvar seus companheiros, ele seguiu o caminho racional e se focou em salvar apenas o Naruto e
disse que o Naruto devia fazer a mesma coisa (isso é o que motivou a fala do Naruto), na cena seguinte Naruto se move e salva todos, essa cena diz:
"Para Sasuke, eles não são um time, ele apenas precisa do Naruto para vencer, enquanto para o Naruto, eles são um time e ele vai protegê-los". Devia ser algo facilmente entendível. Toda sua interpretação idiota nem sequer faz sentido, Naruto sorri e remete ao passado para argumentar para o Sasuke
"você também é assim, foi você que me disse essas palavras", ele acredita que Sasuke continua sendo o mesmo Sasuke, o que ele claramente não é, o que ele claramente não é, para pensar nisso você tem que ter pulado 1/3 do mangá no mínimo.
O silêncio do Sasuke não é uma aprovação,
Naruto apenas apontou a interpretação dele sobre o que significa ser um time para explicar para o Sasuke porque não deixaria Sakura e Kakashi na mão, Sasuke iria falar o quê? "Nós não somos um time, deixe eles morrerem"? Além do que você ignora que antes de fazer o discurso
Naruto confirmou que Sasuke estava certo, ele apenas sobrepõem ele dizendo
"Sim, só nos dois podemos salvar o mundo, mas somos um time então todos tem que sair daqui bem".
Naruto em nenhum momento nessa cena argumenta que o Sasuke se moveu para salvar o grupo, a cena é muito simles:
1. Sasuke não salva o grupo e diz para o Naruto que só os dois importam e que ele não deve se preocupar com os outros dois.
2. Naruto responde que Sasuke está certo, mas quando se está em um time você não tem como deixar seus companheiros.
Para sua interpretação ter algum mínimo de lógica, você teria que considerar que Sasuke continua acreditando ser parte do Time 7, nesse caso você precisa re-ler o mangá.
De qualquer forma, isso que você trouxe não tem relação alguma com o tópico, além de mostrar que, claramente, você não entende o Sasuke.
Você que trouxe isso, sei lá porque razão, isso devia mudar alguma coisa na Sakura pateticamente chorando? Sinto te responder que não muda, Sasuke podia ter as melhores intenções do mundo ali, não muda nada.