@Espírito da Floresta
Ambas as Kages já tiveram a sua guarda aberta por golpes de impacto, como você mostrou, porém é impossível desconsiderar a contribuição do poder de fogo das técnicas que atingiram elas, para chegar no resultado final. Por mais que um golpe tenha a capacidade de repelir alguém, ele não será muito útil se não deixar o inimigo desorientado por um tempo, já que ele(inimigo) poderá reagir melhor a uma segunda investida. Na imagem que você trouxe da Mizukage, ela teria sido morta pelos Susano'os do Madara se o Gaara não tivesse interferido, porque ela ficou inconsciente por alguns segundos. Já contra o Mine-Buda do Zetsu Espiral, a Mei poderia ter sido plenamente capaz de reagir, cuspindo um elemental enquanto estava sendo repelida para trás, se ela tivesse chakra o suficiente para isso:
O resultado final é simplesmente abalar, estremecer, atingir, desorganizar, desestruturar, perturbar, alterar, desarranjar, desordenar, desequilibrar...
Você está fazendo parecer que é preciso técnicas do nível de um Susano'o perfeito para desestabilizar a Mizukage o que não é verdade.
Eu torno-lhe a repetir: Mei não possui uma técnica de titânio, se ela receber esse Rasengan desaparacedor no rosto, não é como se ela fosse ficar praticamente intocada de danos, do contrário do punho do Susano'o aquilo é chakra em alta rotatividade. Detalhe, o Rasengan pode ser potencializado pelo Karma do próprio Boruto:
Ou seja, dá para se considerar que existe ai uma potencialização da técnica do Boruto desde a sua primeira aparição.
Perceba que ambos os golpes que foram dados na ruiva são bem semelhantes, uma vez que os dois se tratam de socos de criaturas gigantes, mas o que diferenciou um do outro foi a força aplicada. O soco do Mini-Buda não teve força o suficiente para deixar a Mei desacordada ou atordoada e, como consequência, isso poderia ter possibilitado que ela contra atacasse, caso tivesse chakra para isso. Até mesmo a Shizune, que tem baixa resistência e nível, já foi capaz de disparar um ataque enquanto era repelida:
Ambos tiveram o mesmo efeito Espírito, repeliram Mei para longe e abririam brechas para um segundo ataque. A falha nos seus exemplos é que você está pegando condições totalmente diferente das em questão. Você está trazendo exemplos de personagens duelando em 1x1 (no caso da Shizune). A situação aqui são quatro adversários contra um, sendo que um desses quatro adversários pode labrir a guarda do adversário para um segundo atacar:
Outro exemplo estava na própria luta dos Kages contra o Madara. Enquanto os que tinham força física iam para as linhas de frente furar as defesas do Uchiha, os artilheiros das linhas de trás atacavam com suas técnicas de longo alcance.
Obs.: Embora Sasuke tenha conseguido reagir a Sakon & Ukon, lembre-se que eles estavam em missão de captura e não com intenções de matar o Uchiha por assim de dizer.
É verdade que Sarada e Mitsuki lutam de forma estratégica e podem aconselhar seus aliados, mas também é verdade que o Boruto e o Kawaki são inconsequentes e agem por impulso, como podemos ver nessas cenas:
Vamos ver o contexto da luta, Espírito:
Boruto acreditava que seu pai estava encarcerado dentro daquela esfera, obivamente ele iria atacar sem pensar. Ou seja o fator emocional estava muito presente nessa situação, e já vimos como o fator emocional pode influenciar numa luta, seja pro positivo:
- Sakura lutando contra ninjas do som para salvar Naruto e Sasuke na floresta da Morte.
- Hinata avançando contra Pain para salvar Naruto em prol de seu amor.
- As lutas de Neji e Chōji contra seus respectivos adversários do quarteto do som foram as mais dramáticas justamente por eles terem um "boost emocional" digamos assim, para abater seus oponentes.
Quanto para o negativo:
- Kira Ay se distraindo em combate por ficar preocupado com o desempenho de Tsunade numa luta.
- Deidara preocupado apenas com seu ego afim de deixar sua arte acima dos Uchiha, contra Sasuke.
- Chōji com receio de lutar contra Asuma durante a guerra, por causa da relação aluno-sensei que ambos tinham.
Na situação de Boruto, claramente o fator emoção contribuiu negativamente para ele.
Até mesmo a Sarada já foi manipulada pelo Boro, quando ele cercou ela e sugeriu que a Uchiha deveria saltar:
Não é nem um pouco difícil que alguma dessas Kages consiga fazer o mesmo que o Boro contra essas "crianças ingênuas"(palavras do Boro).
Sim, utilizando uma névoa que não era capaz de ser dispersada nem mesmo com técnicas de vento...Não acho que nenhuma técnica da Mei tenha essa propriedade...
Tsunade por outro lado, é capaz de fazer isso com auxílio de Katsuyu.
Sem o poder de fogo para atordoar, eu acho que não.
Bom, o Karma tá aí pra isso.
O veneno das cobras é um ótimo recurso para ser usado na Mei, considerando que ela não tem o que fazer contra ele, porém ela pode se cercar com o Futton: Kumo no Jutsu, a fim de se proteger das mesmas, depois de ser derrubada. O Boro destruiu essas serpentes só com um simples Katon, imagina o que o Futton não faria:
Não foi necessariamente um simples katon, foi uma combinação de pólvora e liberação de fogo. Porém concordo que se o gás ácido da Mizukage estiver em campo ela pode usar como defesa.
Porém lembre-se, o jutsu dela não é instantâneo como o katon do Boro, ele requer meio que um "preparo" antes de ser utilizado de forma instantânea (como foi quando ela disparou contra o Zetsu):
Se a Mizukage for infectada antes de preparar sua névoa alcalina, não a nada que ela possa fazer contra as serpentes.
Se a Sarada fizesse isso, Tsunade poderia recebe-lá assim:
Novamente, depende das circunstâncias e do cenário...Pois dependendo do dano da técnica de Boruto, pode muito bem acontecer isso:
O real problema não foi o Super Momoshiki ter resistido a técnica, foi o Rasengan Invisível não ter tido poder de fogo nem para atravessar uma árvore, quando até no Naruto Clássico existiam diversas técnicas capazes de fazer isso. A técnica do Boruto podia pelo menos ter deixado um buraco esférico na planta, porém ela só fez isso:
Toda técnica em início de combate começa fraca Espírito:
Você esperava que Boruto já começasse sendo um morteiro destruidor de cordilheiras? Já não basta a robalheira que esses personagens são? Ksks.
Todavia, os personagens treinam e ficam mais fortes. Sem contar os suplementos que podem ser adicionados as técnicas:
_ O Selo de uma centena é um potencializador de técnicas.
_ O modo sábio é um potencializador de técnicas.
_ O Juinjutsu é um potencializador de técnicas.
_ O karma é um potencializador de técnicas.
Mesmo achando que o Boro não é referência em durabilidade, por ele ter poucos feitos, eu concordo que um Rasengan desse tipo poderia causar um dano sério nelas. A Tsunade talvez se cure com o Byakugou, dependendo do estado que o corpo dela fique, enquanto a Mei só sobreviveria ao ataque - mesmo ficando ferida. No caso da Mei, que não pode desfazer o dano, o único problema desse combo para o time é que os dois usuários de Karma teriam que sair do combate direto para ter mais chances de acertar a Mei, caso isso acontecesse, Sarada e Mitsuki iriam ficar super vulneráveis aos ninjutsus dela.
Contra a Mei não haveria a necessidade do Rasengan duplo de Karma, o rasengan potencializado pelo Karma próprio do Boruto seria o suficiente para o tal.
Eu concordo que a técnica é imprevisível por sumir no meio do caminho, mas a possibilidade das kunoichis saírem da linha de fogo dela ou dispararem algo para barrar o jutsu, também não pode ser ignorada. O Momoshiki não saiu do canto quando a técnica estava indo em sua direção, porque ele poderia absorve-la e estava prendendo os novos kages, mas uma Tsunade ou Mei, lutando contra vários inimigos certamente sairia da linha de ataque da técnica, afinal de contas elas não teriam o tempo que o Momoshiki teve para admirar a técnica.
Mas o Momoshinki sequer cogitou que a técnica foi absorvida, mas sim que ela falhou, tanto é que ele desdenhou:
...Porque as Kunoichis vão se esquivar/barrar uma técnica que "é falha"?
Pela segunda vez ele se distraiu com um inimigo presente. É nessas horas que vemos a importância de ter experiência em combate.
Sim, uma luta com um possível refém... Vamos lembrar das vezes que situações com reféns tiveram "atos de inexperiência", ou como você chama, distração com um inimigo presente?
> Resgate da Rin Nohara.
> Invasão dos Pains em Konoha (Captura da Shizune mais expecificamente).
> Resgate do Kazekage.
Não dá pra você ignorar todo o contexto da luta, e dizer que tal situação ocorreu unicamente por inexperiência de combate. Existem certos fatores ali que influenciam numa situação como essa que não dá para caracterizar como inexperiência.
Todavia, criando um paradoxo argumentativo aqui
Eu concordo que em outros aspectos o time é bastante inexperiente, e um deles seria na criação dos combos que eu citei aqui, e em outros possíveis combos que eles poderiam vir a criar. Ainda falta maturidade para eles no campo de batalha para podermos deduzir nas comparações que eles já estão "maduros" suficiente para criarem determinados golpes em grupo.
Acho meio duvidoso isso, pois deu certo contra o Youton do Boro, que parecia ser inflamável, porém eu não tenho certeza se seria igual com o Youton da Mei que já parou meteoros. Se for para considerar os feitos de cada técnica não é difícil chegar a conclusão de que o Youton da Mizukage é superior ao do membro da Kara.
Pasta cáustica como o da Mei:
O Jiraiya passou o capítulo inteiro acumulando energia natural para entrar nesse modo, enquanto ele fazia isso uma de suas invocações fugia com ele e se defendia dos ataques inimigos. Nesse meio tempo o Jiraiya não fez absolutamente nada além de ficar parado carregando o modo sennin:
Só isso já seria o suficiente para provar o meu ponto, mas para que não houvesse nenhuma dúvida quanto a isso, o Kishimoto fez questão de colocar o Fukasaka para explicar isso ao Naruto:
E ainda, devemos lembrar que essa limitação preocupou bastante o Naruto, fazendo-o querer ser o primeiro shinobi a concentrar energia natural enquanto luta, porém o Fukasaka ressaltou que isso era impossível e a forma que o Naruto achou para contornar essa situação foi outra:
Se o Mitsuki tentar entrar nesse modo, sem abandonar o campo de batalha, ele vai ser o primeiro a morrer.
Perfeito!
Faz bastante sentido, entretanto existem outras cenas onde o Boro poderia ter usado o seu Youton para finalizar esse time e não fez, como essa que ocorre depois da paralisia do Kawaki e Boruto pelo vírus.
O membro da Kara teve a oportunidade de matar os dois ninjas mais problemáticos para ele e não fez, porque não quis. O Youton era o melhor finalizar dele, então o ideal seria usa-lo de uma forma menos direta, não suspender o uso.
Assim como a ideia de que Madara poderia muito bem ter assassinado os Kages no momento que eles estavam intoxicados pelos esporos das flores de Mokuton?
Boruto e Kawaki ainda tinha Sarada e Mitsuki para salvá-los nesse momento, e os Kages? Me pareceu mais desculpa de roteiro para o lado deles não acha? E o selo de cura da Tsunade? Não era para livrar dos efeitos desse jutsu? Me parece mais furo de roteiro para o lado dos Gokages não acha?
Percebe onde eu quero chegar? Ficar utilizando "roteiro" como uma fuga para toda argumentação é algo que pode ser utilizado para basicamente quase que toda situação no mangá, o que no final não ajuda a chegar em lugar nenhum.
Não é uma idéia sem embasamento e os genins tiveram seu mérito, contudo é inegável que o Boro estava no controle do combate e poderia ter matado todos eles, se em vez de atacar diretamente com o seu ácido, ele tivesse aproveitado as brechas que teve durante o combate. A diferença de poder, habilidade e experiência foi tanta, que em determinado momento o grupo precisou fugir do Boro, para reagrupar, estudar o vírus, criar uma estratégia e voltar ao combate.
Sarada e Mitsuki estavam ali para afastar Boruto e Kawaki para longe da névoa:
E somente porque um adversário subestimou ou brincou com seus oponentes devemos desconsiderar os feitos dos adversários?
_Então devemos desconsiderar o que Sasuke mostrou contra Orochimaru na Floresta da Morte?
_Devemos desconsiderar o que Sakura mostrou contra Sasori?
_Devemos desconsiderar o que Hinata mostrou contra Neji?
Eu não entendi direito essa sua comparação, Mei foi acertada por um Susano'o Humanoide gigante, após lutar por muito tempo contra 5 clones do Madara usando isso. Você não está comparando os 5 Bushins de Mokuton com esse time, está?
Não. Minha analogia consiste em refutar essa sua ideia de que:
"Personagem x venceu por roteiro, isso não vai acontecer em situação y"
Porém me parece que você tem esse pensamento unilateralmente, pois tenta fugir ao máximo dessa linha de raciocínio quando estão envolvidas Mei Terumi ou Tsunade.
Mesmo com elas sendo mais rápidas?
Uma é rápida na longa distância e quase todo seu arsenal pode ser absorvido.
A outra é rápida na curta distância e pode ser mantida ao longe por um tempo considerável.
Sim.
O ponto onde eu quero chegar é que não adianta depender de uma única técnica para ter uma chance de vitoria num combate. Se a maioria das técnicas desse time não tem efeito na Mei/Tsunade, eles dificilmente vão conseguir se manter num combate contra elas.
Mas não é uma única técnica mas sim toda uma mecânica de combate em grupo. Porque a maioria das técnicas não tem efeito? Ninjutsus podem ser absorvidos/contrabalanceados, as kunoichis podem ser envenenadas, as kunoichis podem ser acertadas por técnicas dos adversários...
O que não existe são esses personagens que saem intocados de uma luta.
É duvidoso saber se aquele Rinnegan da mão dele realmente tinha visão e mesmo que tivesse, o Byakugan continua sendo superior ao Rinnegan em termos de visão. Porém eu concordo que elas não podem ver esse Rasengan depois que ele sumir.
Outro ponto absurdo é achar que Byakugan é garantia 100% de evasão/reflexão:
Independente do que você achar ou não sobre doujutsus:
1_Elas não conhecem o jutsu de Boruto.
2_Elas não sabem das propriedades do jutsu de Boruto.
Conclusão: Porque elas vão saltar, bloquear a técnica?
Você ignorou absolutamente toda a minha explicação e passou por cima das páginas que eu trouxe só para comentar isso... ambos os jutsus se mostraram capazes de derreter o Susano'o, porém o mangá nos mostra que o Futton: Komu no Jutsu, foi muito mais eficiente para fazer isso, uma vez que essa técnica foi capaz de derreter o Susano'o bem mais rápido. Já o databook fez questão de ressaltar esse fato como sendo uma característica do Futton: Kumo no Jutsu. No início da luta dos Kages contra Madara, o Susano'o costela do Uchiha conseguiu resistir bastante tempo no Youton da Mei, assim como o Susano'o costela do Sasuke - que se desmanchou contra o Futton - também conseguiu tankar o Youton: Yokai no Jutsu. Então eu te pergunto: o Youton que a Mei supostamente usou contra o punho desse Susano'o com pernas ficou mais ácido do nada? E por que ele não aparece no quadro, seja no punho do Susano'o ou caindo no chão, ele também ganhou a capacidade de evaporar do nada? Não faz sentido defender essa idéia sua, quando o mangá nos dá evidências do contrário. Essa história do Futton: Kumo no Jutsu perder sua acidez em um ambiente aberto, não passa de um velho boato do fórum que não se apoia em nada que o mangá/databook mostra.
Eu já notei que você se apega muito a termos específicos do databook para tentar sustentar seus argumentos o que pode ser um grande tiro no pé já que muitas das vezes não passam de hipérbole.
A ideia é simples:
Gases em ambientes fechados concentram-se mais do que em ambiente aberto, pois sua dispersão é muito mais fácil de acontecer no cenário, basta fazer um paralelo com a névoa do Ibuse que rapidamente sumia do ambiente e precisava ser atirada novamente no intervalo de cada 5 minutos:
Repare que não há resquícios nenhum da névoa da Salamandra após o ataque do Hanzō. É muito mais fácil dispersar uma técnica em forma gasosa num ambiente aberto do que num ambiente fechado...Se não porque a técnica teria um "regulador de PH?"
Ademais isso já está muito redundante e continuo a questionar:
Só porque uma técnica foi utilizada uma única vez significa que não pode ser utilizada novamente, nem considerada numa comparação?
A resposta para as duas perguntas é sim, porém o que eu quis dizer com o meu comentário foi que se esse ataque fosse tão poderoso, o Boruto iria usa-lo com mais frequência. As kages não tiveram tempo de tela para serem exploradas ao máximo, enquanto que o Boruto tem um anime e um mangá que carrega seu nome.
E Boruto utilizou a técnica novamente. Mas a recíproca também é válida para o Naruto...Ele utilizou os rasengans com chakra das Bestas com Cauda somente uma vez...Devemos desconsiderá-lo nas comparações?
Em todas as comparações que você trouxe até agora, entre o Vanish Rasengan e outros golpes, todos os outros ataques tinham um poder de fogo consideravelmente alto. Por isso eu continuo sem acreditar que esse ataque consiga abrir a guarda deles, pois por mais que ele possa derruba-las ou repelí-las, elas vão continuar ilesas e poderão reagir a qualquer investida.
Um exemplo de desestabilização com a utilização de uma técnica "simples" contra um adversário resistente.
Acho que você está um pouco perdido nos conceitos de nocaute e desestabilidade.
Não. Nem o Madara Uchiha teve reação para esse combo dela.
Quem estava em vantagem numérica nesse combate até esse momento era Mei Terumi e não Madara Uchiha.