CONTRIBUIÇÕES PARA KONOHA:
A importância de um tanker em um time é crucial para a sustentação do mesmo, é ele quem toma as linhas de frente sendo alvo de ataques enquanto garante a organização de seus alidados para uma ofensiva. Não é atoa que desde os primórdios das guerras ninjas, Akimichis eram escalonados para compor os times sejam para as missões, sejam para confrontos:
> Torifu Akimichi escolhido para integrar na equipe de Tobirama durante a Primeira Guerra Ninja.
> Chōza Akimichi (juntamente com Inoichi e Shikaku) para as defesas de Konoha durante o ataque de Orochimaru.
> Chōza, Shitō e Chōji Akimichi: Defesas durante o ataque Pain a Aldeia da Folha.
> Chōza e Chōji Akimichi: Linhas de frente durante a 4ª guerra ninja.
> Chōchō Akimichi: Arco de caçada ao Shin.
Claro, Hyūgas tiveram seu papel importante durante alguns dos acontecimentos históricos também, mas fato é que um Akimichi sempre esteve presente nas defesas da Aldeia enquanto Hyūgas priorizam mais a defesa do próprio clã (da família principal pra ser mais preciso).
PERSONALIDADE:
Culturas e tradições não devem ser julgadas, porém, devemos admitir que só pelo fato dos Hyūgas colocarem uma fuckin suástica amaldiçoada na testa dos segundos filhos e dividirem o próprio clã internamente, convenhamos, não seriam pessoas muito legais de conviver.
O clã Akimichi por outro lado, já está na terceira geração da formação do Ino–Shika–Chō, um clã que valoriza o companheirismo em batalha, algo muito bem quisto desde os treinamentos mais básicos de ninjas:
A personalidade gentil dos Akimichi fica clara tanto nas relações de amizade quanto nas relações amorosas, uma vez que Chōji foi um dos poucos personagens que se casou com uma mulher que não é de Konoha.
1x1:
Foi como falei no tópico do Kakuzu vs Hiashi: Colocar um ninja padrão Akimichi contra um ninja padrão Hyūga, podemos ver que claramente o estilo Akimichi sobrepõe o de seu adversário independente de ditos.
O fato deles expandirem seus Tenketsus a ponto de deixá-los em grandes proporções, prejudica muito o Punho Gentil.