Guy vs. Madara
Vamos analisar parte por parte o que aconteceu ali. Primeiro, o Guy ativa o portão:
Madara diz que é uma blasfêmia tentar fazer algo contra ele em Sétimo Portão. O que necessariamente não significa que ele estava se segurando para ver o Oitavo Portão, tanto é que Madara não faz nenhum comentário que sugira isso após a ativação do portão.
Depois, o Guy volve em direção ao Madara:
Nessa página reparamos que o Madara ficou aturdido e surpreso com a velocidade do Guy. Repare na exclamação, os olhos escancarados e seu gesto facial. Depois, é mostrado o Guy na frente do Madara:
Essa é uma página muito interesante, porque o argumento de que "o Taijutsu do Guy que é tão rápido assim" não se aplica aqui, aquilo foi velocidade de viajar de um ponto até outro. E bom... ele não foi interceptado, diferentemente do que aconteceu com o Minato.
Depois, temos o Minato dizendo ao Guy para não deixar que os contrutos negros toquem nele:
E posteriormente o Guy trocando golpes com Madara:
Gaara e Minato espantados com os movimentos do sensei:
Guy lança o Hirudora e o tigre é interceptado:
Depois de ser salvo pelo Lee, ele diz que o Taijutsu dele ainda pode ser eficaz:
Vamos agora olhar para essa coletânea de imagens:
Spoiler :
• Shunshin do Sasuke contra o usuário de Juin.
• Sasuke "Woosh" contra Deidara "!".
• Raikage contra Juugo "?!".
• Sasuke "Swoosh" contra o Raikage.
• Raikage "Voosh" contra o Sasuke.
• Raikage "Fwop" contra o Obito "!".
• Raikage contra Madara.
• Raikage "Wsp" contra Mu "? !!".
• 8G Guy "Fft" contra o Madara "?!!" .
• Minato contra Ay.
• Raikage contra KCM Naruto.
• Sasuke contra Deidara "!" .
• Guy "Fwoo" contra Kisame "!!".
Peço que olhe para essas imagens e repare que, de um quadro onde o personagem está
inerte/estático ao outro, o personagem já está
na frente do inimigo.A questão é: o que o Kishimoto quer inferir com esse paralelo? Eu dei uma olhada no databook e achei isso:
Então vejamos... eu acho que quando o Kishimoto adere essa correlação, ele quer enfatizar a capacidade de determinado personagem
(X) de fechar distância contra outro personagem
(Z).
Então o grande feito do Guy é justamente segregar a distância contra o Madara (Jin).
"Ah mas é inconclusivo" Você tem razão, o argumento por si só é inconclusivo, mas será que continua inconclusivo quando vemos isso?
Analisando as imagens com calma e visando entender meticulosamente o contexto da breve luta entre Guy e Madara, você entenderá que, a tentativa do Guy em Sétimo Portão contra o Uchiha foi
para testar a eficácia do seu taijutsu. E após isso, veja que o Guy chegou à uma conclusão:
o Taijutsu dele era efetivo.Se o Madara estava brincando e o Guy não conseguiu fazer basicamente nada contra ele,
por que o Guy-sensei considerou que seu taijutsu seria efetivo, então? Acho que... por que o Sétimo Portão teve uma performance no mínimo razoável contra o Madara.
Depois, temos a frase do Minato dizendo ao Guy para não deixar que as esferas toquem nele. Agora eu te pergunto:
se o Madara realmente não queria matar o Guy, por que o Minato disse isso? Afinal, se o Madara não quisesse usar seus construtos negros contra o Guy, não haveria necessidade do Kishimoto aderir essa citação, não é mesmo?Depois, temos que considerar que o Minato
acreditava que o Guy conseguiria evitar o bastão negro, quando ele mesmo foi incapaz de tal. Então, se o Guy era inferior ao Minato, por que o Namikaze iria ter fé no Guy para fazer algo que ele não conseguiu?
E depois, temos essa relação dos gestos do Madara, que na ausência de fala explícita diz:
"eu me enganei, ele é rápido".
Então repare que,
não é uma página isolada que erige a performance do Guy contra o Madara! É na verdade, um conjunto de fatores e uma consideração acurada do contexto do mangá.
Além disso, se o Madara não queria interceptar o Guy, porque ele fez isso quando o Guy-sensei lhe deu a oportunidade (disparo do Hirudora)?
Bom, para mim, levando em consideração todo o contexto da batalha e os gestos
que o Kishimoto quis representar, ficou bem elucidado que a performance do Guy foi melhor do que a do Minato de propósito.
Isso inclusive corrobora com a narrativa do próprio Minato e com a ordem dos acontecimentos:
por que o Guy foi colocado em um contexto semelhante ao do Minato justamente após o Yondaime perder o braço? Eu tendo a acreditar que o Kishimoto quis que os leitores percebessem a diferença das performances.
Mais pra frente foi afirmado que o Naruto só superou o Minato após dominar o uso do senjutsu, mas aparentemente o Kishimoto decidiu mudar essa informação e mesmo quando o Naruto entrou no modo de chakra do Kurama ele ainda foi citado como alguém inferior ao seu pai. Portanto, tanto Kakashi quanto Minato serviram de escada para o Naruto em certos momentos, e o Yondaime Hokage foi colocado como um "degrau" mais alto que o Kakashi. Pelo fato do Guy ser igualmente forte ao Kakashi e isso ser reafirmado várias e várias vezes no decorrer da obra, ele fica, por tabela, abaixo do Minato, assim como o Kakashi
O problema de dizer que o Naruto (Sennin) ser superior ao Minato foi retcon, é que aconteceu na mesma batalha
em que já foi planejada a batalha de Obito e Minato:Então qual o sentido de dizer que o Naruto é mais forte do Minato e cometer retcon
quando o maior feito do Minato (luta contra Obito) foi mencionado na mesma luta?Pessoalmente, eu não concordo que seja um retcon, mas fica ao seu critério. Por sinal, nas páginas acima, nota-se que o Minato deduziu que o Obito estava usando Pain (assistindo por meio do Naruto), uma dedução realmente formidável.
Você é fã do Minato, não é? Então grave esse feito de inteligência.
Em relação ao Kakashi, existem alguns fatores que devem ser considerados:
Obito acreditava que, seu Kamui em velocidade máxima conseguiria levar o Minato à Kamui Land. E novamente:
Você diz:
"é só a opinião do Obito, o Hiraishin é mais rápido do que o Kamui". Mas isso não pode ser verdade, porque o próprio Minato considera que ele perderia se fosse tocado por Obito:
Em contraparte, o Kamui do Kakashi
sobrepujou o Kamui do Obito na Quarta Guerra em velocidade.Acontece que, diferente do Kamui do Obito, o Kakashi não precisa tocar seu adversário para projetar o vórtex. Então se o Kakashi conseguir projetar o vórtex contra o Minato, o Namikaze provavelmente iria perder—de acordo com Obito e o próprio Hokage, e também tem um trecho do databook que parafraseia isso.
Mas bem, isso depende do contexto da batalha. Se o Minato tiver conhecimento do Kamui do Kakashi, é muito provável que ele vencerá, já que o Kamui seria praticamente destruído por clones das sombras.
Sem conhecimento, não podemos negar a possibilidade do Kakashi vencer, principalmente com ele possuindo conhecimento do Hiraishin, assim permitindo que ele use Kage Bunshin, Moguragakure e outras técnicas versáteis para lidar brevemente com o Hiraishin até ele conseguir aplicar o Kamui no Minato.