Fanfiqueiro Supremo escreveu: Então pra tu o Gedou no Jutsu revive os cadáveres? Disserte.
Existem duas possibilidades:
1. Os cadáveres são revividos;
2. As invocações são seres vivos sendo controlados;
Eu sinceramente acho que isso não faz muito sentido. Talvez estejamos numa dicotomia sobre a definição de "revividos". É claro que os corpos agem como se estivessem vivos, sangram, sentem dor e "morrem" quando sofrem algum ferimento fatal (à exceção do Cérbero e do Shuradou, por terem corpos pitorescos). De qualquer forma, não é como se eles estivessem de fato vivos, eles estão temporariamente animados pelo Chakra do Nagato, algo evidente dadas as explicações sobre o Gedou no Jutsu e pelo funcionamento dos Kokushins. Fora isso, não tem muito o que discorrer sobre. São, de fato, cadáveres animados com Chakra, num mecanismo análogo ao que o Kabuto já utilizou:
Pelo contrário, o Onmyouton (Banbutsu Souzou) não faz simplesmente um transporte de almas do mundo puro pro mundo impuro, ele cria uma animação, uma alma nova, uma vida nova, do zero. Onmyouton não é um Tensei Jutsu, pois não existe troca equivalente.
Isso é irrelevante. A questão do Onmyouton é controlar o mundo físico e metafisico ao mesmo tempo, não existe nenhuma outra condição.
Então todo Tensei Jutsu é um tipo de Onmyouton? Isso talvez tenha alguma validade teórica. Você me fez pensar sobre o Izanagi, que altera a realidade e ainda sim está no escopo tanto do Onmyouton quanto no da troca equivalente. Independente disso, pelo jeito, o Banbutsu Souzou parece ser a única técnica que realmente burla a troca equivalente.
Sobre o Rinne Tensei, ele apenas restaurou o corpo do Madara enquanto Edo que, vale lembrar, possui em si um outro corpo sacrificado, mas não parece ter sido uma alteração trivial. Como não havia a necessidade de se fazer a troca de almas do Obito pro Madara, já que ambas já estavam no mundo impuro, tudo que o jutsu fez foi restaurar a vitalidade do Madara utilizando a alma do Obito.
A questão é que o corpo Edo do Madara NÃO É o corpo do Madara, é o corpo de um random camuflado como o do Madara, o corpo do Madara deixa está no osso, a técnica transformou um cadáver aleatório coberto de papel no corpo do Madara, isso é manipulação da realidade.
Cara, se for pensar por esse lado, toda técnica que utiliza Chakra altera a realidade de alguma forma, e isso não quer dizer que todas sejam a rigor um proto-Onmyouton. Eu entendo o que você quer dizer, e talvez até esteja certo, mas pelos motivos errados. De fato, agora estou ponderando mais acerca dos Tensei Jutsus, o que inclui o Rinne Tensei, mas não dá pra ter reciprocidade na definição. Os Yamanakas, por exemplo, também acabam linkando o mundo espiritual com o mundo físico. Ao mesclar duas almas, os dois corpos automaticamente também são espelhados, e jamais houve alguma ligação com Inton e Yoton simultaneamente.
Sobre o Edo Tensei do Madara, novamente, não importa muito que o corpo do Madara Edo não era do Madara, esse Jutsu nunca foi indicado como um restaurador de corpos com um parâmetro cronológico, ele provavelmente segue o Chakra da alma a ser revivida e dá vitalidade à ela num corpo físico, obviamente com as características da alma. Por exemplo, o Fukasaku morreu sendo empalado, e o Rinne Tensei restaurou seu corpo no momento em que sua alma foi devolvida, ou seja, ele não foi revivido com um buraco no peito, que era uma característica física inata no seus momentos pré-morte. Da forma análoga, o Madara Edo não seria revivido velho, pois sua alma estava jovem.
O Kabuto provavelmente atrelou todas aquelas modificações à alma do próprio Madara, por isso, quando o Rinne Tensei seguiu o alvo, ele simplesmente restaurou aquilo que tinha de parâmetro: um corpo jovem e modificado, inclusive, com as células do Hashirama. Esse é um ponto importante a se destacar: as células do Hashirama. Obviamente não eram células, mas sim o Chakra do Hashirama selado na alma do Madara, que por sua vez estava selada no Edo Tensei. Por isso, mesmo que o corpo Edo fosse totalmente destruído, as células do Hashirama também seriam restauradas, como se fizessem parte do Madara que morreu idoso, mas notoriamente não faziam. Enfim, o Rinne Tensei, por tudo o que mostrou, trabalha como o único parâmetro sendo a alma do alvo, independentemente do estado de seu corpo após sua morte.
Outra questão que vale ser observada são os olhos do Madara. Bem, eles ainda existiam e estavam "vivos", então realmente não faria sentido se fossem restaurados, ou acabaria sendo uma clonagem.