A ação mais sensata para o Hoshigaki tomar é levar a luta para o Lago de Amegakure o mais rápido possível, utilizando suas alternativas de transporte:
Kisame se conseguir manter o combate na zona aquática vai dificultar e muito o desempenho dos Pains, apenas o Animal Path e o Crustáceo vão ter uma desenvoltura melhor nesse tipo de ambiente. O restante, teria que suar para enfrentar o Tubarão:
> Humano e Naraka (Restringidos por Suirō no Jutsu).
> Preta: Subjugado por Kenjutsu com a Samehada.
No fim sobrariam Asura e Humano onde o mais coerente a se fazer é deixar Shuradō com o Camaleão e Chikushōdō com o crustáceo...Não sabemos se o Camaleão é tão proficiente quanto uma criatura marinha numa zona aquática, mas ainda assim é melhor que as outras opções do Animal Path. No fim, o Hoshigaki ainda assim pereceria principalmente diante dos ataques explosivos de Asura, que anulariam completamente tudo que ele jogasse contra a dupla, e estando invisível, seria ainda mais imprevisível.
Apenas num cenário onde o Suirō Sameodori no Jutsu é ativado que ele poderia virar o jogo, mas com conhecimento total isso não rola.
Como sempre bato na tecla, o que mais quebra o combate para um Akatsuki, é o Conhecimento Total. Por mais que Kisame tenha noção dos poderes do Rinnegan, os paths também tem noção dos níveis dos suitons do oponente, e o quão mortífero o Bijū dos mares pode ser numa zona com água .
O time Pain não é como o Time 9 ou o Time escalonado para Capturar o Kisame, todos eles vão estar literalmente com todos seus pares de Olhos da Encarnação focados em todas as ações do Espadachim que dificilmente conseguiria sair de um cerco dos Caminhos o atacando. Sem contar o conhecimento que os Pains tem sobre a fonte de poder do Kisame: A Samehada.