Concordo que uma kekkei genkai pode sofrer mutações mas mutação nao é explicaçao é justificativa
Eu sempre vi como algo natural, mesmo elementos comuns possuem algumas variações, suiton, por exemplo, pode se manifestar através de água ou névoa, já doton pode se manifestar através de pedras ou então através de lama. Na minha opinião, nada impede que a Mei aprenda a utilizar o mesmo tipo de Yōton que a Kurotsuchi usa e vice-versa, mas por uma questão de estilo e diferenças regionais isso não ocorre. Outra coisa que acha que pode influenciar também é qualidade do chakra do usuário, nesse caso, talvez não seja possível para um usuário comum de uma kekkei genkai replicar o mesmo tipo de jutsu que um jinchūriki. No entanto, tudo é teoria.
Para voce alguem como a Mei pode aprender outros Youtons, mas, já pensou que pode ser o contrario, por exemplo, um user de Doton não ser capaz de aprender qualquer Doton
Pega por exemplo
Kakuzu tem um Doton que torna a pele dele mais resistente, será que ele é capaz de aprender a usar o pantano do Jiraiya e vice versa ?
Pega um Suiton como Mizu kagami do Yagura ou Suiton que torna o Muu invisivel, será que um poderia aprender a tecnica do outro ?
Será que qualquer user de Raiton poderia aprender a usar o Chidori ?
Eu acho errado pensar que um Doton seja apenas Doton, claramente existe coisas alem disso como: fluxo constante de chakra, manipular o chakra e moldar na forma desejada, quantidade de chakra, qualidade de chakra e para mim tambem os elementos Yin e Yang. Tenho certeza que em um jutsu como o chidori as pessoas conseguem ver o fluxo, moldagem, quantidade e qualidade para se criar o jutsu, só que nesse elemental as pessoas veem mas em outros nao, acham que um Katon pega forma de dragão sozinho, um suiton pega forma de tubarão e absorve chakra sozinho e nao é assim
Outro dia eu vi um topico aqui onde tinha uma parte sobre o Yamato "criar" metal via Mokuton, olha sinceramente criar metal é o de menos, user de Mokuton cria vida com chakra, isso nem deveria ser possivel, o Yamato, hashirama, danzou ou outro morrer, o Mokuton continua lá, vivo, crescendo e se reproduzindo, criar vida com chakra é algo muito especial e praticamente ignorado.
Eu acho que Yin e Yang nao se aplicam apenas as Kekkei genkais mas a elementais e ninjutsus com chakra puro tambem
Um ninjutsu medico pode ser apenas chakra e Yang
Um Doton domu pode ser chakra transformado em Doton + Yang
Assim como isso pode ser uma das explicaçoes do porque um doton doryuuheki com kakashi é feito de uma forma (manipula terra pre existe) e com hiruzen de outra (cria terra do nada via chakra)
Talvez o hiruzen consiga aplicar Doton + Yang e o kakashi nao, por exemplo