Pois eles construíram sua identidade em cima do antagonismo com a Europa, mais especificamente com a Inglaterra, por isso eles sempre se afirmaram como americanos. Existe um conceito na sociologia que diz que você sempre se define em relação ao outro, em relação ao que você não é, você afirma a existência do seu grupo se diferenciando de outro grupo.
Os americanos sempre se afirmaram como membros do continente Americano para passar uma mensagem para a Inglaterra/Europa: "Nós não somos como vocês, nós não estamos no mesmo grupo". Nenhum outro país do continente tentou construir sua imagem dessa forma. O Canadá sempre se fidelizou a Europa, até hoje. O México sempre tentou se aproximar dos Astecas e construir uma identidade mestiça. A américa espanhola sempre tentou construir uma imagem de que eles eram uma mesma cultura unificada, um continente a parte da América. O Brasil nunca tentou romper laços com a Europa, na verdade sempre tentou se aproximar da visão europeia de cultura enquanto nossa cultura era de fato uma mistura de culturas.
Essa é a razão do porque os argentinos tentam fingir que são europeus e se aproximar da Espanha, não é que eles realmente acham que fazem parte da Europa, é que eles querem deixar claro que não fazem parte da América Latina.
A maioria dos sociólogos considera que os americanos se apegaram a essa noção de continente pois a cultura deles era idêntica a Inglesa e eles nunca se miscigenaram (no sentido mais cultural do que racial) com os índios, logo não existia nada para diferenciar eles da Inglaterra além do continente em que tinham nascido.
Espero ter te ajudado meu caro
@TyeYona