@Espírito da FlorestaEspírito da Floresta escreveu: @Yellow_Lantern Você está se esquecendo que o Shikamaru tinha conhecimento das habilidades do Hidan e uma armadilha preparada para ele, nessa situação que você está citando?
Não esqueci. Mas classificá-lo como suporte não é coerente com as ações tomadas pelo Nara, uma vez que o poder de um personagem suporte está no combate em grupo e não é isso que acontece com Shikamaru, um dos poucos genins que se arriscou a encarar sozinho os invasores de Otogakure:
Isso dentre outros exemplos:
Shikamaru vs Kin
Shikamaru vs Temari
Shikamaru vs Tayuya
Shikamaru vs Hidan
Em questão de complexidade de técnicas, existe uma certa discrepância entre as habilidades de Hinata e Hidan...O Akatsuki era um imortal, com técnicas totalmente desconhecidas no verso de Naruto e ainda assim o Shikamaru conseguiu desmembrá-las em alta velocidade...Será que o Assistente do Hokage, com acesso aos arquivos de Konoha, teria dificuldade em bolar um plano para neutralizar uma usuária de Jūken?
Espírito da Floresta escreveu: O Shikamaru até pode ter algumas habilidades ofensivas, mas ele nunca chegou a lutar diretamente com alguém sem possuir um plano e preparo, duas coisas que não estão sendo levadas em consideração pelo tópico, porque o autor não especificou nada disso. Você consegue imaginar o que aconteceria se o Shikamaru tentasse socar ou furar a Hinata e ela colocasse um leão desses na frente?
Concordo que ele é incapaz de enfrentar a Hinata com seus leões.Todavia, ainda assim é uma investida de curto alcance da Princesa...Enquanto Hinata pensa no próximo passo que vai dar, Shikamaru pensa em 200. Projetar planos e estratégias durante uma luta é uma característica de combate não só do Nara, mas diversos outros personagens também adotam esse estilo de luta, então não entendo porque você está tratando como se o Shikamaru precisasse de um preparo específico e de período considerável para enfrentar um adversário.
Eu tenho certeza que o Shikamaru levaria a pior nesse caso. Além de não ter resposta para os leões, Shikamaru também não tem agilidade para desviar das 64 palmas, que são super rápidas e tiram a capacidade do oponente moldar chakra, nem para o Hakke Kūsho, que é invisível a olho nu e muito rápido. Até mesmo um simples juken aplicado em algum órgão do Nara seria problemático, já que o Shinobi não possui regeneração e poderia ter uma hemorragia interna. E por mais que o Shikamaru tenha capacidade de desviar de um ataque, ele não conseguiria reagir a uma segunda investida. Seria algo semelhante a isso:
De fato, todavia eu posso considerar também uma lista de habilidades do Nara que Hinata teria enormes dificuldades em lidar:
Kage Mane Shuriken: Bastante imprevisíveis e ótimas para estratégias.
Doton: Renga no Jutsu: Para expansão de sombras, ainda mais num ambiente fechado como esse.
Kage Kubishibari no Jutsu: Finalizador a qual a Hyūga não tem resposta.
Kagenui no Jutsu: Finalizador a qual a Hyūga não tem resposta.
Ambos estão quites não acha? Logo, torno a frisar que acredito que o que vai definir de fato o cenário de vitória serão as distâncias que os combates se manterão.
Shikamaru desvia de um ataque e fica vulnerável a um segundo golpe. A luta entre os dois está decidida a partir do momento que a Hinata conseguir se aproximar ela tem meios para isso, seja através do Kūsho ou de kunais e shurikens. Eu acredito que o Nara poderia sim oferecer resistência a Hyuuga, mas no final vejo ela vecendo por possuir habilidades capazes de counterar o estilo furtivo do seu oponente.
Depende...Shikamaru foi atacado também por um ataque furtivo por parte do Kakuzu e conseguiu evadir relativamente bem...Porém, em sua luta contra Tayuya ele também foi atacado por ataques consecutivos dos Dokis:
A diferença é que esses foram ataques mais diretos. Claro, golpes como 64 palmas seriam fatais ao Nara e evadir disso é praticamente impossível, mas o Punho Gentil Básico, não o vejo sendo algo de extrema ameaça e que impedirá o Shikamaru de tomar distância se necessário.