Os daymios são personagens criados para dar consistência ao que Kishimoto quis dizer com "sistema shinobi". Também foram deixados de lado (sua própria consistência) para não deixar o mangá carregado demais. Entende?
Já que o sistema é feudal, então o senhor do feudo (daymio) oferece seu território por alguma contrapartida. No caso das aldeias ocultas, ele pede proteção particular e do território (País). Em troca, o que eu posso imaginar é que o senhor feudal deve fornecer recursos que as vilas sozinhas não são capazes de obter. Sabemos lá no início do mangá como funciona o serviço shinobi. Temos missões rankeadas e, caso bem sucedida, a aldeia recebe um pagamento pelo serviço. Entretanto, não é difícil aceitar que a maior parte do dinheiro que a vila recebe é do Senhor Feudal.
Ninguém sabe ao certo por exemplo qual é o poderio militar particular de cada daymio. No filler do Soka (Naruto Shippuden) a gente teve até a introdução mais detalhada do que foram os guardiões do daymio do País do Fogo. No mangá, tivemos mais só as lembranças passageiras do Asuma com Chiriku.
Qualquer coisa, comento mais tarde.