Superestimadíssimo. Tratam como se fosse uma das técnicas mais poderosas do Jiraiya e no mangá nem de longe essa técnica tem o hype que os fãs colocam nela.
É até curioso porque naquelas discussões de quem realmente acha que Jiraiya = Itachi+Kisame já vi citarem que o Sannin derrotaria ambos facilmente com o Yomi Numa, sendo que no mangá Jiraiya recorre ao Gamaguchi Shibari, uma técnica que ele se orgulha de ser inescapável. Basicamente o fandom trata o Yomi Numa como se fosse a grande técnica de aprisionamento do Jiraiya e não o Gamaguchi Shibari.
Jiraiya é simplesmente um jumento por não fazer uso dessa técnica praticamente possível de escapar contra Chikushodou, ou contra a formação Pain.
Porém nesse caso o problema não é nem a interpretação do fórum, até porque em outros lugares você encontra gente falando a mesma coisa. O problema de fato está no Kishimoto ao balancear a técnica. Claramente a versão gigantesca do pântano usada pelo Jiraiya tem o objetivo de capturar criaturas gigantescas, como enfatizado pelo databook. Acontece que alguém olhou para a técnica e pensou "Ei, se esse pântano nerfado consegue prender uma cobra gigantesca, seria ainda mais fácil prender alguém do tamanho de um ser humano?"
Obviamente essa nunca foi a intenção da técnica, pois quando Jiraiya faz uso da mesma contra humanos, ele utiliza o pântano como uma espécie de armadilha, primeiro forçando o oponente a pisar numa área específica que ele havia preparado e aí então valendo-se da sua imobilização. Não fosse o caso, era só Jiraiya transformar o cano inteiro em pântano, ou simplesmente transformar o chão que os corpos corriam em pântano, ao invés de disparar um Katon para forçá-los a tocar o teto.
Caso citassem o uso do Yomi Numa dessa forma, que é a forma canônica que a técnica foi empregada, não haveria problemas. Porém a linha de argumentação de "Yomi Numa GG" é algo que aborrece bastante.