Sonho do itachi depois do massacre do clã uchiha era morrer, o shisui sabendo o que os uchihas pretendiam se matou para enfraquecer e freiar o clã, o sakumo se matou, Hanzou apesar de ser um edo tensei tambem se matou provavelmente da mesma forma que sakumo, fora tantos outros personagens que usaram jutsus suicida como: Deidara, Gai, Anko, Kyuubi, Nagato, Obito e etc.. se deu certo ou nao sao outros 500 mas esse pessoal todo sabia que iria morrer e mesmo assim fez.
Considerando o tema do manga e o verso de naruto, a morte é algo que rodeia e esta presente na vida da maioria dos personagens
É um bom argumento, mas eu diria que o suicidio do Sakumo se aproxima mais da realidade japonesa que é retratada pelo senso comum, um personagem que desenvolveu depressão pelo simples fato que foi culpado e desmoralizado por uma situação ocorrida em seu "trabalho", assim como japão é considerado um país com muito suicídio, ele é um país com uma forte senso moral e valoriza muito o trabalho de uma forma muito intensa, nesse ponto eu diria que o suicidio do Sakumo foi mais realista nesse aspecto, seu corpo e mente se enfraqueceram com o tempo e ele não aguentou mais e deu fim na sua vida, tudo isso porque ele foi desvalorizado e culpado por uma situação dentro do seu "trabalho"
Itachi é o personagem que mais se aproxima nesse aspecto, apesar de que seu "suicídio" tem um peso mais heroico já que ele queria que o Sasuke ganhasse créditos por sua morte e mesmo morrendo, Itachi foi visto como uma pessoa forte emocionalmente por estar priorizando Konoha e seu irmão... Mas Sakumo foi uma morte sem heroísmo, o personagem desenvolveu depressão e se matou porque não aguentava mais viver, mesmo que tivesse um filho para cuidar.
Apesar do mangá tratar muito sobre a morte, Sakumo foi definitivamente o único que não teve uma morte heroica ou romantizada, ele simplesmente se matou porque não aguentava mais viver. E diria que Sakumo tem uma importância relativamente boa para o enredo, sua história influenciou na principal filosofia de Naruto que foi espalhada por Kakashi, Obito, Naruto e até mesmo Boruto... Por isso acho meio estranho, Sakumo não ser explorado diretamente, ele realmente tem uma "aura" de personagem importante.