Todos logram que o Itachi é o melhor usufrutuário de genjutsu da recopilação nipônica e não escasseiam façanhas que asseguram tal conjuntura. Engana-se quem pensa que para cair na ilusão é necessário o contato ótico, escaqueirando todos os estalões, Itachi é capaz de colocar alguém em utopia através do dedo, corvos, etc.
No lance acima, é crível os conceitos esquadrinhados anteriormente e que é de discernimento de quase todos os legentes.
Em síntese, Itachi se vê constrito a clarificar o incidente anterior.
Para assimilarmos essa abstração semi-canônica, é exigido retornar no começo do mangá, quando é explicado o que é Genjutsu, em suma, genjutsu é criado quando um shinobi codifica um meio que entre em contato com o sistema nervoso cerebral de seu oponente para controlar sua mente através dos cinco sentidos. É válido ressaltar que as ilusões também são uma forma de ninjutsu, sendo exigido o chakra.
Itachi durante a Obra, se mostrou um dos melhores usuários de Suiton da obra, quando foi capaz de antecipar Kakashi e fazer um dos melhores jutsus de água em simultâneo ao Hatake.Também foi capaz de antecipar o Kabuto SM e incapacitar-lo:
Itachi gostava dos dias chuvosos, pois era neles que ele podia chorar sem ser notado.
Agora, entendendo como o Genjutsu funciona, que o Itachi é um dos melhores usuários de Suiton da obra e que ele gostava de dias de chuva, conheça o Genjutsu campal mais forte da obra, no qual infundindo chakra na água da chuva, Itachi podia colocar um país inteiro em ilusão, utilizando um dos cinco sentidos (Tato) para efetuar o genjutsu.