Fica desorganizado. Irei comentar somente neste, fica o registro.
CAPÍTULO 81:
Temos o início ilustrando, logo de cara, uma das novas técnicas na obra, tal qual consiste no usuário fazer com que o corpo do adversário fique extremamente pesado, impossibilitando, desta maneira, a movimentação destes. Não me recordo de tal habilidade ser executada na obra - claro, há semelhanças com outras que paralisam, mas desta maneira, não me recordo. Acredito que tenha vindo no pacote dos desejos.
Granolah surge para tentar golpear Elec, mas Gas, desta vez, utiliza o teletransporte em cima do adversário, movimentando-o para uma direção oposta. Me lembrou um pouco o Sasuke com a sua habilidade oriunda do Rinnegan, e por Gas ficar muito mais em armas, deve ter vindo, assim como o teletransporte normal, no pack dos desejos. Gas aqui domina Granolah, não dando chances de combate: braços quebrados e olhos inutilizados. Não obstante, Granolah ainda ouve palavras degradantes de um dos personagens que mais me agrada no título Super, que é Elec, o mesmo que profere algumas provocações e ainda cita a mãe de Granolah. Em seguida, somos introduzidos ao armamento mais forte de todos: a pistola mais poderosa do universo. Brincadeiras à parte, é um quadro muito bem ilustrado.
Temos, depois, uma interação bem interessante e madura entre Goku e Vegeta, na qual Vegeta acaba cedendo o restante de sua energia para Goku. Por incrível que pareça, era suficiente para trazer o Super Saiya-jin Azul à tona - ao meu ver, visualmente, me soou estranho pois Vegeta, nesses quadros desenhados, não aparenta ter tanta energia (a não ser que Goku tinha uma boa parcela de tal e a do seu rival tenha sido, desta maneira, somente para preencher a lacuna e liberar as madeixas azuladas). Enfim, apesar de uma boa dinâmica e um bom jogo de quadros, a luta em si não me empolga.
Sendo sincero, desde o flashback de Bardock, o mesmo que ilustrou os acontecimentos entre o pai de Son Goku e Gas, o arco tem sofrido um grande declínio. Pode haver um momento interessante ali e aqui, entretanto, me parece que boa parte do peso do arco se esvaiu. Elec, no entanto, se mantém uma das melhores, senão a melhor, coisa dessa saga do mangá.
Novas habilidades de Gas foram exibidas, e aqui nem cito a conjuração de armas, mas sim a manipulação que ele mostrou do elemento água, fazendo, deste jeito, com que Goku acabasse se sufocando. Goku, inclusive, parece focado em dominar o Instinto Superior, vide que nem mesmo a queda de Granolah o afetou tanto assim. Acho isso bacana.
Provocação vai, provocação vem, e no final acabamos com um cliffhanger que consiste no desaparecimento de Goku e Gas. Muitas teorias surgiram, mas me incomodaria se, por ventura, ambos caíssem no planeta Vampa ou no ambiente de Beerus - me soa muito confortável ir por esse viés, todavia, não me seria uma surpresa.
Tirando Elec e interação entre Goku e Vegeta, considero, a priori, mais um capítulo abaixo. Não vou botar esperança (e nem tenho, até porque já me acostumei com a obra), mas seria no mínimo, interessante, uma reviravolta, ou seja, não caminhar por solo previsível e entregar material de boa qualidade nessa reta final de arco.