Uma coisa que eu reparei é que Orochimaru possuía uma certa aversão a morte. No episódio 114 de Shippuden mostra um flashback onde Orochimaru tenta evitar a morte de Nawaki, e quando o mesmo se explode ele fica numa expressão tipo: Urgh! Merda! Não pode ser!
No capítulo 160 do mangá (volume 18), Orochimaru mostra um semblante frio e fechado, como se o mesmo estivesse de luto (isso enquanto segurava o colar do Primeiro Hokage).
Outro ponto a se destacar é um provável trauma por conta da morte dos pais, outro motivo pra fazer com o que Orochimaru tenha ficado complexado com o fator da morte.
Provavelmente a relação de Orochimaru com as cobras se deve a esse fator simbólico da regeneração e a troca de peles, quando a antiga está velha (alusão ao fato dele trocar de corpo pra se manter vivo).
Tenho em mim que o Orochimaru só decidiu virar cientista louco pra poder reverter a morte através de várias técnicas (tanto que ele estudou o EdoTensei, Furofushi (jutsu de imortalidade) e o Shiki Fuuin mais que outros jutsus justamente para aplicar técnicas com base nestas para burlar a mortalidade). O que acham disso?