Justinboll escreveu: @BitterWomanEssa discussão não tem nada haver com a relevância que o Jiraya ou o Jūgo possuem dentro da história.
Foi exatamente isso que você sugeriu!
"Ah, quando é o Jiraiya, o pessoal enche a boca para defender. Mas quando é um personagem menos relevante, ninguém liga. Que hipocrisia!".
Como eu disse, é óbvio que ninguém liga para para os feitos de personagens pouco relevantes no enredo e sequer se esforçam em defendê-los. O que faz parecer o argumento mais como uma superestimação em prol de um único personagem. O ponto é que se formos analisar esses personagens pouco explorados com cuidado, eles também se aplicam à regra do "personagem endeusado" (Jiraiya), como acabei de fazer com o Juugo, que é um zero à esquerda para muitos (inclusive me recordo de eu próprio defender a velocidade dele em um tópico não muito antigo justamente com o argumento "Senjutsu").
Certo, ninguém liga para os feitos de personagens pouco relevantes no enredo e sequer se esforçam em defendê-los. Mas você liga e está disposto a analisar esses personagens poucos explorados com cuidado, não é? Então, pra você, ainda é simplesmente impensável que um ninja (o Jūgo) utilizando Senjutsu (A energia da natureza que pode aumentar a velocidade do usuário drasticamente) seja mais lento do que um outro que não está sendo beneficiado pelo poder do Senjutsu (Orochimaru, Tsunade, Kakashi, etc.)?
E o Kabuto? Seria o que sem os poderes do Orochimaru ou de terceiros, mas contasse ainda com o poder do SM? Ele teria conseguido superar o Orochimaru usufruindo única e exclusivamente do poder do Modo Sennin?
De qual feito do Killer B você está falando? Rasgar a roupa da Yugito?
Reveja a sequência de 8 páginas do Killer Bee contra a Formação Pain do Obito no capítulo 565.
Os feitos do Kabuto não estão no que ele foi incapaz de fazer, mas sim no que ele mostrou capacidade para tal, isto é, o que as três imagens mostram somadas às expressões de surpresa do Sasuke, principalmente, alguém tão veloz quanto o próprio Itachi. Sinceramente, não consigo ver os irmãos Uchiha replicando tais feitos e eles também não tem feitos o suficiente que provem que seriam capazes de, por exemplo, se esquivar da Flecha do Susanoo do Sasuke, escapar do campo de visão brevemente por duas ocasiões ao ponto de impressioná-lo.
Está sugerindo que a gente ignore o fato das capacidades físicas do Kabuto (SM) só ter sido um fator relevante contra Itachi em ocasiões específicas:
Ou que o Kabuto e o Itachi entraram em impasse físicos mais de três vezes:
Para focarmos na superioridade do Kabuto com base em feitos vagos?
Sair do campo de visão do adversário, e se repocionar rapidamente em seu ponto cego, quando este por um breve momento não está focando em você? Neste caso, o Ningendō seria mais rápido do que Jiraya (SM):
Desviar do Chidori Eisō tendo uma infinidade de capacidades sensoriais de primeira linha? Oras, em que nível você coloca a velocidade do Itachi (em condições péssimas) por desviar de um ataque ainda mais rápido e a queima-roupa em pleno ar?
A única façanha digna de nota é o Kabuto desviando da Flecha do Susano'o, mas dependendo do que você pretende afirmar com isto posso facilmente refuta-lo.
Ex:
Se Kabuto é mais rápido do que a Flecha do Susano'o e sugere-se que o Sasuke e o Itachi ficariam impotentes ante a velocidade do projétil (desconsiderando as técnicas do MS), em razão de outro usuário de MS (Kakashi) ficar completamente incapaz de fazer qualquer outra coisa contra as flechas a não ser usar o Kamui. Então, as duas páginas acima não deveriam existir, pois claramente o Uchiha mais novo
joga a sua espada e
depois ativa o braço do Susano'o, em um tempo menor do que o Kabuto leva para executar um único movimento de braço. São dois movimentos distintos, com velocidade variáveis, executados em tempo hábil inferior ao que o Kabuto leva para mover o braço contra a cabeça do Itachi.
Negativo. Veja o que o Databook 4 diz sobre o Modo de Chakra Raiton ("Nível 1", para facilitar aos leitores):
"Isso poderia surpreender até o Naruto no Modo de Chakra Bijuu dele, e ostenta uma velocidade divina, sequer inferior mesmo (se comparada) ao 'Relâmpago Amarelo'"
E a frase do C é bem intuitiva de se interpretar, não há necessidade de se apegar ao termo "velocidade de reação", porque está bem claro que o C está impressionado pelo Time Taka ser capaz de se manter contra a velocidade do Yondaime Raikage, que no caso, é tão boa quanto a do Minato.
Vou analisar a questão com mais cuidado, por enquanto, vou só preferir conceder este ponto a você.
É questionável para outras situações? Não discordo, não fico analisando todas situações possíveis. É questionável para a situação em questão? Bem, vamos fazer um exercício...
A velocidade de Fulano é 10.
A velocidade de Sicrano é 10.
A velocidade de Beltrano é 10.
O Fulano não tem poderes que aumentem a sua velocidade, fazendo com que o seu máximo se estabeleça em 10.
O Sicrano detém um poder que aumenta um pouco da sua velocidade, fazendo com que o seu máximo se estabeleça em 15.
O Beltrano detém um poder que aumenta muito da sua velocidade, fazendo com que o seu máximo se estabeleça em 20.
Então eu quero dizer que os Sannin possuem a mesma velocidade em "base"? Não necessariamente, mas não há provas de existam grandes diferenças entre eles no que diz respeito a tal característica. É diferente de considerar a característica "força", por exemplo, onde a Tsunade está anos-luz na frente dos seus companheiros. E bom... considerando tal ponto, é bem claro que o Jiraiya acaba por se tornar o mais veloz entre eles.
Agora sim temos o princípio de um argumento ou, pelo menos, algo mais palpável do que a lógica débil anterior. O caso nunca foi sobre o poder do Senjutsu está além de tudo o que Tsunade ou Orochimaru alcançaram, ou que o Senjutsu estabeleça seus usuários em um patamar acima daquelas que não o possuem, mas sim que ao considerarmos bases iguais
o Senjutsu é suposto para ser o boost que mais aumenta o poder do usuário de um modo geral.
As formas de contestar isso são:
(I) questionar se Orochimaru - Tsunade - Jiraya realmente têm bases iguais, o que no caso do Orochimaru após dissolução do trio Sannin é bastante questionável;
(II) ou questionar, não o Senjutsu como um fator que melhora as capacidades do usuário de um modo geral, se em determinados aspectos o acme do poder de Tsunade e Orochimaru não superam amplamente as capacidades do SM;
Para exemplificar este último, basta se questionar se apenas o poder do SM seria ou não capaz de compensar a ausência do BK nas seguintes situações:
Spoiler :
[...] A partir da tua resposta dá para criar inúmeras linhas de discussões orientadas pelas concepções próprias de cada um e estendê-las as outras áreas. Infelizmente, estou sem tempo para prosseguir com isso, mas só o fato de alguém está se esforçando para entender o que estou dizendo já me deixa animada.