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descriptionDificuldade e duração de Missões - Comparativo entre os narradores EmptyDificuldade e duração de Missões - Comparativo entre os narradores

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Pessoal, desde o início do RPG existem reclamações acerca da diferença na velocidade de progresso dos players, algo diretamente relacionado ao nível de dificuldade real das missões que são ofertadas pelos narradores. No entanto, geralmente essas reclamações ficavam mais pontuais, fazendo comparações diretas do resultado de um player com o outro, e com isso o problema não se resolvia.

Frente a isso, com a colaboração do @Yagito, compilei dados de missões dos narradores do NSRPG. Nos atemos à missões efetivas, sem incluir treinamentos, e compilamos a EXP concedida, a duração em turnos e em dias. Calculamos então as métricas XP/turno e XP/dia de cada missão. Por fim, somamos todos os valores e tiramos uma média por narrador. Os dados são apresentados na seguinte planilha:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiRQbfnq7EuQb34XTEoLl0X-fbV3GOnLjZHRWdSNMLs/edit?usp=sharing

Obs1: não pegamos todos os jogadores pois alguns jogam/são narrados de forma bastante irregular. No entanto, para cada jogador que pegamos, olhamos toda a trajetória desde o início do jogo até o Exame Chunin;

Obs2: não foram incluídos dados do narrador Darkon dada a irregularidade.

O quadro resumo, que está na aba 2 da planilha, ficou assim:

Dificuldade e duração de Missões - Comparativo entre os narradores J8AEfH9




Bom, esses são os dados, mas o que eles dizem?

De modo geral os narradores @Iriw @Ben Ikneg e @Shinobinokami ficaram em torno de 40 para sua xp conferida nas missões, com variações (para cima ou para baixo) em virtude de longas missões. No entanto, o narrador @Ninjalx fica fora disso, dando um total de 50% a mais que essa média de 40, totalizando 60 xp/turno.

No quesito XP/dia, que seria um medidor de frequência, tem-se uma média próxima entre Iriw e Ben, ficando em torno de 45 xp/dia. Já o narrador Shinobinokami tem uma média muito abaixo disso (menos da metade), levantando possíveis problemas de frequência na narração. Por fim, o narrador Ninjalx, além do alto XP/turno, concentra as narrações por frequência, resultando em um abismo no xp/dia, coisa de 80% maior que a média.

Esse cenário é extremamente nocivo para o balanceamento do progresso entre os players. No momento, como ainda não temos tanto tempo de jogo, as diferenças não são gritantes. Mas com jogadores progredindo 50% mais rápido que os demais, os abismos entre os jogadores vão se abrir por culpa da disparidade da narração. Temos que manter em mente que apesar de majoritariamente PVE, o jogo tem cenários de competição entre os players, seja ela na forma de pvp, como no Chunin Shiken, seja por dianteiras em eventuais eventos globais.

Convido todos os jogadores a avaliarem esse cenário, conferindo sua própria situação dentro dele, e coloquem sua opinião para a equipe.

Pessoalmente, acredito que é necessário balancear esse progresso. Indo pela média, é importante aumentar a frequência do Shinobinokami e aumentar a dificuldade nas missões do Levi. Com isso, os dois se aproximariam da média, que atualmente fica ali entre Ben e Iriw.

Por fim, qualquer dúvida acerca da coleta de dados ou cálculos, só perguntar também.

Marcações


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Deixando minha contribuição aqui.

Essa discrepância na distribuição da EXP por tempo de narração e frequência de narração altera o equilíbrio entre os players, como já exposto. Isso gera duas consequências que afetam todos os participantes do jogo:

1 - Viés de narração de um narrador A prejudicando jogadores de um narrador B;
2 - Portanto, também afetando a saúde global do sistema, onde os narradores acabam competindo entre si.

A solução mais fácil é abolir de uma vez o sistema de PvP, o que inclui os Rankings entre os players, permitindo, assim, que cada narrador conduza no seu ritmo os seus narrados, sem que isso tenha consequências em núcleos de outros narradores ou de outros players.

A solução que geraria mais dor de cabeça seria forçar, por regimento, que os narradores respeitem uma quantidade próxima ou determinada de bonificações de EXP em termos de número de turnos e dias narrados. Isto é, padronizar a distribuição de EXP através do tempo, atenuando as diferenças entre os players de modo que as interações de PvP fiquem o mais equilibradas e neutras possível.

Pessoalmente, prefiro que interações nocivas PvP sejam totalmente abstraídas do jogo, por via absoluta ou através de sua substituição por um modo "for fun", onde as lutas entre os players não trouxessem consequências dentro do jogo.

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Bom, apenas perguntando como narrador casual do NSRPG para todos players envolvidos especialmente aqueles participantes do Chunin Shiken, vocês gostariam que pvps fossem abolidos tendo em vista esse suposto desbalanceamento de EXP? Ou deve ser mantido com certas regras onde o combate entre ambos players deve ocorrer num patamar de EXP, nível semelhante ou apenas deve ocorrer dentro de plots do próprio narrador?

É só uma pergunta mesmo, para ser sincero, eu nem faço muito questão que pvps sejam foco dentro do rpg.

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O ideal seria que tivesse uma tabela de EXP máxima a ser seguida pelos narradores, para evitar dar EXP demais aos jogadores.

Pra mim um RPG precisa ter igualdade para todos, sendo assim não sou de acordo com alguns players ganhando mais EXP que os outros no mesmo tempo corrido de RPG.

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Darkon escreveu:
O ideal seria que tivesse uma tabela de EXP máxima a ser seguida pelos narradores, para evitar dar EXP demais aos jogadores.

Pra mim um RPG precisa ter igualdade para todos, sendo assim não sou de acordo com alguns players ganhando mais EXP que os outros no mesmo tempo corrido de RPG.


Então, o tabelado até já existe.

Cada Rank de Missão tem um xp por tabela e cada nível de inimigo enfrentado também.

O que é desregulado é qual o nível de dificuldade esperado para cada Rank de missão. É essa diferença de complexidade e dificuldade que se traduz em missões Rank A durando 30 turnos, outras durando 12. Se a ideia for tentar consertar por esse lado, teria que se criar um certo guia com padrões para as missões, do tipo:

Missão A de combate: exige 1 inimigos Anbu, 2 jounin ou equivalentes e a batalha deve envolver X turnos;

Missão A investigativa: exige x turnos mínimos de investigação e possibilidade de combate com inimigo nível Anbu;

Tipo, o problema com isso é que se corre o risco de engessar muito os narradores, limitando a criatividade para determinados tipos de missão. O ideal aqui seria os narradores conversarem entre si e chegarem num padrão mais ou menos adequado. Sem engessar com regra, mas deixando as coisas mais próximas entre suas narrações.




Sobre o tempo corrido, é mais complicado ainda de resolver. Mesmo que você coloque limite mínimo de turnos/tempo, é complicado de colocar um limite máximo, seria impedir o povo de jogar.




No final das contas, até respondendo a pergunta do @Ben Ikneg, eu acho que o caminho mais simples é focar na experiência PvE de cada núcleo. Independente se tu tem 3k ou 10k de xp, o narrador sempre pode criar um desafio que vai gerar divertimento pro jogador. Se você elimina o risco do progresso do player A afetar a experiência do player B, vc corta o problema na raiz. Claro, o player ainda pode reclamar que tá mais fraco, mas isso não teria nenhuma consequência prática in-game, logo não teria a mesma urgência.

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O trio que se acha mais foda tá chorando com medo de pvp. :horak:

Tosco demais, acho que tirar pvp deixa o jogo mais sem graça, ninguém vai sair matando ninguém aleatoriamente, se tu tem algum poder cobiçado é um risco que existe no mundo ninja.
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