Interessante, é uma técnica pouco lembrada, mas pelo visto faz uso de um mecanismo bem único.
Sobre esses exemplos que você deu, nope.
Hiraishingiri eu conheço bem a tese do Frutos, mas o Databook nega ela categoricamente.
Databook 4 escreveu: Hiraishingiri
Taijutsu – Ofensivo, Curto e Médio Alcance – Rank B
Usuários: Senju Tobirama
Um ataque ao inimigo desatento, um lâmina que emerge nas costas!!
Uma das variações do Hiraishin no Jutsu. Ele utiliza o teletransporte desse Jikukan Ninjutsu para se colocar no ponto cego do inimigo, e então desfere um ataque mirado nos pontos vitais do inimigo mais rápido do que o olho consegue enxergar. Antes da fundação de Konohagakure, o Nidaime Hokage usou esse jutsu para derrotar o irmão mais novo de Madara, Izuna. Possui um grande efeito em um único golpe, mesmo contra inimigos que geralmente lutam sem deixar nenhuma abertura.
→ Usando o teletransporte do Hiraishin para encontrar brecha na defesa do oponente.
↑E então aplicando um golpe pelas costas! Se o oponente não está ciente da intenção do usuário em usar o jutsu, evadir esse ataque surpresa instantâneo é completamente impossível.
Hiraishingiri não é uma "versão especial" do Hiraishin. Trata-se apenas de um uso estratégico do jutsu, que procura se teleportar para uma marca em ponto cego, desferindo então um golpe cortante surpresa.
Amenotejikara é Jikukan Ninjutsu, mas ao invés de se guiar por marcas (Hiraishin) ou contrato sanguíneo (Kuchiyose), ele vai pelo campo de visão do usuário. O DB deixa isso bem claro:
Databook 4 escreveu:
Amenotejikara
Ninjutsu, Kekkei Genkai – Suplementar, Curta Distância, Média Distância
Usuários: Uchiha Sasuke
O extremo de uma técnica de teleporte, com a qual ele pula em um espaço separado em um instante!!
É um ninjutsu que usa o “Rinnegan”, confiado a ele pelo Rikudou Sennin. Desde que esteja dentro de um certo alcance, em um instante ele pode trocar se trocar de lugar com o objeto mirado. No meio de uma batalha de curto alcance, o usuário pode tanto evitar ataques inimigos em um instante, caso este se troque com outro objeto, quanto atacar, caso este se troque com uma Kunai ou algo do tipo.
↓Ele pode trocar de lugar com um objeto mirado por meio de seu “olho”
↑→ O alvo que trocou de lugar com ele pode ser uma pessoa ou até um objeto, como uma espada.
A tese de uma "área de influência" de chakra cai por terra na minha visão quando ele troca de lugar com o colete da Sakura. Estender essa área de influência de chakra através de dimensões é muito viajado. No entanto, por causa da "janelinha" que o Kamui abriu, ele enxergava o colete perfeitamente.
O bugado do Ameno era no início quando o Sasuke movia os alvos aparentemente pro vazio. Ele foi deixando de fazer isso com o tempo, mas acho que dá pra considerar que ele trocou os alvos com uma pedra solta, ou algo do gênero.
Sobre outras técnicas, talvez o controle de areia por parte do Gaara...
Satetsu a gente sabe como é, usando chakra pra manipular o campo magnético. Mas com Suna isso n faz sentido, além de não ser uma Kekkei Genkai ou Hiden. A gente sabe que a areia da Cabaça é entranhada com bastante chakra, isso aumenta a velocidade e pressão que ela pode ter. Por essa mesma lógica, o Gaara ter uma certa "área de influência" de chakra para controlar outras fontes de areia também é plausível.