Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!
Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)
Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!
Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)
Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
@A D Sartana Temer foi o melhor mesmo em muito tempo... O cara era bom... acho que o Danilo estava certo quando disse que com uma mulher daquela, pra que ele iria querer Fud3r o Brasil?
Então, não tenho intenção de relativizar político corrupto. Não espere de mim criar uma fantasia cheia de malabarismo tentando te convencer que tem lado certo ou lado "menos ruim". Seguindo os fatos e trabalhando apenas o que está dentro do possível pro cenário brasileiro, o o governo Temer teve pouco tempo e pouca ações pra se chegar em alguma conclusão. Entretanto, Temer quando chefe de estado adotou posturas interessantes que o par Lula e Bolsonaro nunca tiveram e nunca terão. Além do mais, Temer é um fascinado pela Constituição e por ideias de mudança na fisiologia do Executivo e Legislativo. Ideias que são acompanhadas por "admiradores" do STF. Gilmar Mendes sendo um dos mais entusiastas e até mesmo o Barroso conseguiria aceitar as propostas do Temer. Portanto, o Temer como figura política propunha inovações mas com pragmatismo tão necessário nesses tempos.
enfim,o Brasil vai estar em guerra civil em outubro.
O Bolsy deveria ganhar fácil por ser mais jovem, mais alto e ter feito parte do exército, mas ele está tão decrépito que parece ser mais velho que o Temer, sem brincadeiras, tem hora que acho que esse velho vai cair morto de tão podre que ele parece estar e a linguada que o Adélio deu nele deixou ele ainda pior, já o Lula o malha todos os dias e suas coxas despertaram o interesse mesmo do Merval Pereira que escreveu um texto sobre e sim, o Merval é o atual presidente da Academia Brasileira de Letras.
Última edição por BOG em Ter 7 Jun - 19:40, editado 1 vez(es)
Além disso, o Lula não afundou o Brasil, pelo contrário, o governo Lula foi marcado por prosperidade econômica.
Isso tem uma explicação. E se o Lula ganhar, estaremos longe de termos algo parecido com o que aconteceu no Brasil entre 2003 e 2010.
Lula nas eleições de 2002 defendeu: Economia socialista, estatização dos meios de produção, reforma agrária a força, calote na dívida externa e interna, poder absoluto para os sindicatos e rompimento de contratos, entre outros, nos quais me foge a memória.
Empresários e investidores ficaram receosos, e obviamente isso resultou numa pequena crise econômica, antes mesmo do Lula assumir em 2003.
Nessa brincadeira, o dólar saltou de 2,30 para 4 reais.
E esse gráfico não me desmente:
Representa o aumento do dólar, houve um aumento acentuado nas eleições de 2002.
Entretanto, essa crise foi controlada pela equipe econômica da época comandada pelo famoso Meirelles. E como ele controlou? Fazendo totalmente o oposto que o Lula disse que faria em sua campanha eleitoral.
Em 2003, após as eleições, Houve também um aumento desenfreado de crédito no governo Lula:
Empresários investindo, consumidores gastando.
Um outro nome, muito mais adequado para a expansão de crédito é inflação.
Expansão de crédito (ou inflação) nada mais é que aumento de dinheiro na economia. Se há um aumento repentino de dinheiro na economia, de forma que a oferta seja incapaz de acompanhar a demanda, há o aumento geral dos preços.
Não só há o aumento de preços, como há aumento na renda, aumento no número de empregos e o PIB. E isso é fácil explicar, se há aumento na demanda, isso significa que houve um aumento na renda das pessoas. Se há aumento na demanda, significa que a oferta precisará aumentar afim de que a demanda seja atendida, logo haverá criação de mais vagas de emprego.
E se a oferta aumenta, o PIB se eleva.
Quem vê por fora deve pensar: Nossa, isso é positivo.
Seria, se não fosse o aumento exponencial dos preços. Enquanto os preços se mantiverem aceitáveis, tudo fica bem, o problema é que vai aumentar tanto os preços que vai sufocar tudo.
Nesse ponto, o BC precisa agir para evitar a aumento progressivo dos preços, como? Aumento artificial dos Juros.
Dessa forma há uma redução na expansão do crédito.
Curiosamente, a medida que o crédito crescia, os preços reduziam. O que normalmente não faz o menor sentido econômico.
Acima mostra a evolução do IPCA.
E o que explica toda essa anormalidade econômica?
Lembram do ataque das torres gêmeas? Eu tive o desprezar de ver isso na TV na época, mas já devem ter ouvido falar da Guerra do Iraque:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Iraque
E como toda Guerra, ela custa muito caro. Toda guerra sempre destrói a economia dos países envolvidos, e os esforços de guerras são financiados através da expansão de crédito absurda, e endividamento seja interno ou externo.
E é claro, toda essa expansão e endividamento teve consequências no dólar americano.
Observem no gráfico abaixo, é a desvalorização do dólar para todas as moedas do mundo.
Declínio iniciado em 2003 e terminando somente em 2011.
Agora vejamos um gráfico que mostra a desvalorização do dólar americano comparado ao real brasileiro:
Isso é algo que todos os países da América Latina usufruíram:
Desvalorização do Dólar para as moedas do Chile, Peru e Colômbia :
A desvalorização do dólar devido a guerra no Iraque ajudou e muito o governo brasileiro a controlar o aumento dos preços decorrido da expansão monetária.
Então o crédito se expandia: Gerando renda e emprego. E na outra ponta, a desvalorização do dólar controlava o aumento dos preços.
E de que forma a desvalorização do dólar conseguia impedir o aumento dos preços?
Parte dos produtos que os consumidores compram são produtos importados, e os produtos fabricados nacionalmente utilizam insumos importados. E todos são pagos em dólar americano. Se o dólar americano se desvaloriza, isso significa pagaremos menos pelos mesmos produtos (sejam empresários ou o consumidor final).
Entre os produtos: O pão (o trigo é precificado em dólar), remédios (os insumos para fabrica-los são praticamente todos importados), passagem aérea, de ônibus (querosene e diesel vem do petróleo, que é precificado em dólar), roupas, energia elétrica, aluguel. Tudo acaba por baratear com a desvalorização do dólar.
Nesse período, o único setor que aumentou os preços foi o de serviços, já que não se beneficia ou nem sofre com a desvalorização do dólar, contudo, teve o aumento de preços devido a maior demanda e aumento da renda média do brasileiro, comprovado na matéria abaixo:
Empresas investindo devido ao aumento na demanda, gerando mais empregos. Pessoas tiveram aumento em sua renda, consumindo muito mais. E o governo faturando ainda mais com impostos, já que houve aumento no consumo (impostos sobre o consumo) e na renda média (imposto de renda).
Aumentou-se as regalias para funcionários públicos e aumentou-se os gastos do governo.
A economia brasileira não foi bem por medidas implantas pelo governo Lula, mas devido a única e exclusiva desvalorização do dólar por causa da Guerra no Iraque.
Contudo, tudo isso desabou em 2012, quando a Guerra no Iraque terminou, e o dólar voltou a se valorizar:
Não bastasse todo esse cenário perfeito ter acabado, com o desarranjo da economia brasileira devido a valorização do dólar, o governo do PT teve a brilhante ideia de cagar ainda mais as coisas com a política chamada: "Nova Matriz Econômica"
Fora as pedaladas fiscais, e contas públicas todas cagadas.
Lembram que eu falei que o governo Lula aumentou e muito os gastos governamentais devido a expansão do crédito e desvalorização do dólar? Pois é, essa bolha também estourou.
Devido a cagada feita pelo Lula, e amplificada pelas pedaladas fiscais no governo da Dilma, tivemos uma crise econômica forte, é aquela mesmo, a de 2014 e que você certamente vivenciou.
Nessa brincadeira foi pro espaço: Renda e o emprego do Brasileiro
O governo do PT teve a ideia genial nesse momento de fazer ainda mais cagada, asfixiando ainda mais o povo brasileiro a pagar mais imposto, para manter o gasto do governo lá em cima:
Agora que resumi o desastre econômico praticado pelo PT por no minimo 20 anos, volto a falar sobre o tema do tópico:
Infelizmente sou obrigado a ter que ler jornal gringo falando da economia brasileira, por que a mídia nacional se nega a trazer qualquer notícia positiva do governo atual:
É uma pena, por que a mídia nacional acaba gerando uma bolha de informação. Muita gente acaba acreditando que a economia brasileira é atualmente a pior do mundo, ou que está muito mal.
Pelo contrário, até acho que estamos nos saindo bem, depois de governadores teimarem em fazer a cagada de trancar todo mundo em casa, e sacanear bastante a economia.
Há muita confusão e distorção no seu texto, Paçoca. É óbvio que houve corrupção no governo petista, mas corrupção é algo sistêmico que existia antes do PT e continua existindo atualmente, aliás parece que essa é sua única crítica real ao PT sendo que o PT nem era o partido mais envolvido em casos de corrupção. Além disso, o Lula não afundou o Brasil, pelo contrário, o governo Lula foi marcado por prosperidade econômica, saída do Brasil do mapa da fome, acesso a universidade entre outras coisas. O Lula não é meu candidato ideal porque prefiro alguém mais radical assim como também tenho críticas ao PT (incluindo a corrupção), mas o governo do PT está longe de ter sido ruim e o Lula está longe de ser o maior bandido do Brasil ou do mundo kkkk
A questão da corrupção do PT nunca foi o simples roubo. Corrupção realmente é algo comum a qualquer sistema politico embora no Brasil ela seja descarada. O que torna a corrupção do PT uma questão inata do sistema politico é que ela trapaceia a Democracia, o PT não apenas roubava dinheiro público, o PT usava o dinheiro público para comprar votos.
Longe da corrupção que sempre foi endêmica nesses trópicos, o líder petista José, um dos fundadores do partido, esquematizou um esquema para desviar dinheiro e usá-lo para formar uma base artificial mantida na base da atividade criminosa, ou seja, o PT não apenas estava desviando dinheiro, ele estava corrompendo a Democracia.
Ouro elemento, secundário, mas importante nesse caso, é que o dinheiro sujo vinha das Estatais, as mesmas que o PT basicamente transformou em sistema nervoso do Estado brasileiro e corrompeu, em suma, o PT fundou uma Cleptocracia, era basicamente impossível combater a corrupção petista sem prejudicar o Estado brasileiro.
Em primeiro lugar, isso é algo que sempre deve ser lembrado, principalmente para as novas gerações que não estava aqui, Lula quase faliu esse país, o projeto original do PT estava literalmente falindo o país:
Usando a taxa cambial como parâmetro da estabilidade econômica. Uma breve explicação para quem não entende de economia e não conhece a história da economia brasileira. Nesses anos iniciais, quando o gráfico cresce de forma constante, o Estado brasileiro atrelava o valor do real ao dólar, basicamente, o Estado dizia: se você tiver R$1 eu te prometo que você poderá troca-lo por US$1. Para isso o Estado gastava dólares da reserva financeira do país para comprar os reais caso não houve ninguém disposto a pagar.
Em 1999 o governo FHC decidiu parar de fazer isso, crendo que a economia já era estável e forte o bastante para as pessoas não saírem vendendo os reais em massa com medo da moeda se desvalorizar. Por essa razão no gráfico a reta salta, isso indica que pessoas estavam se desfazendo de seus reais pois o Estado não garantia mais a taxa cambial artificial de R$1 = US$1. Ou seja, a partir daí você teria que trocar (comprar) dólares por reais pelo valor que o mercado aceitasse pagar.
O preço do dólar se estabilizou entre R$1,80 e R$2,00 até que houve a crise na Argentina, que prejudicou o Brasil, mas o sangramento foi estancado graças a politica fiscal. O real finalmente parecia uma moeda forte, até que o mercado percebeu que o senhor Lula estava chegando ao poder e trazia como plano de governo a ideia de que a "âncora fiscal" era a responsável pelo baixo crescimento do país. A âncora fiscal é como eram chamadas as politicas que seguravam o crescimento do gasto público, impedindo o déficit (que o governo gaste mais do que arrecade).
Percebendo que a politica petista era endividar o país, todos começaram a se desfazer de seus reais até o ponto em que o valor de mercado do real caiu para menos da metade. No final, antes do real e da economia brasileira serem destruídos, Lula escreveu uma cartinha chorosa dizendo que foi mal interpretado e colocou o institucional Henrique Meirelles no BC.
O Meirelles demorou mais de 4 anos para reverter a destruição que o Lula proporciono em alguns meses e mesmo assim, até hoje o real ainda é uma moeda instável e volátil, mas não apenas por isso, como veremos a seguir.
Toda a prosperidade petista é o motivo do porque agora esse país está falido. Essa suposta prosperidade teve três pilares: 1) Expansão artificial da Base Monetária; 2) Taxa de crédito artificialmente baixa; 2) Endividamento Público sustentado por exportações;
Explicando um por um.
1. A expansão da base monetária é o mais simples, é o famoso imprimir dinheiro, todo país precisa fazer isso, é um processo natural, é assim que o PIB cresce, mas o governo Lula promoveu uma expansão artificial da base monetária, o que isso significar? Básica o governo imprimiu grande quantidade de dinheiro e injetou na economia. A lógica é a seguinte, com mais dinheiro as pessoas vão comprar mais, com isso as empresas vão aumentar seus lucros, com isso elas vão aumentar os salários, com isso o poder de compra será aumentado.
Só que o problema desse tipo de medida é obvio, vou dar um exemplo simplificado para ser entendível. Imagine que o governo deu R$10 para Carlos e João, eles então foram no mercadinho do Seu Chico fazer compras, chegando lá Carlos usou seus R$10 e comprou 10 maçãs, cada uma ao custo de R$1, João chegou depois querendo comprar 10 maçãs também, mas só tinham 5, ele então avisou a Seu Chico e guardou seu troco para o próximo mês. Seu Chico avisou ao produtor de maçãs que precisa de 20 maçãs, mas ele lembrou Seu Chico: maças demoram para crescer, ele não tem como criar mais de um mês para o outro, se seu Chico quer mais maçãs ele terá que pagar mais, comprando maçãs por um preço maior, seu Chico tem que aumentar o preço da maçã no seu mercadinho, isso é coloquialmente chamado de inflação. Além disso como João não gastou dinheiro, há um excedente de dinheiro na economia, isso reduz o valor da moeda.
Cada um desses "potinhos" é um aumento artificial da base, esse grandão foi o que proporcionou os auxílios dados durante a Pandemia.
"M-mas no governo Lula os preços não aumentavam tão rápido!", a inflação no período Lula sempre ficou acima da meta, mas realmente, nunca houve um crescimento rápido da inflação, por um motivo muito simples, o governo estava continuamente ampliando a base de forma artificial. Nesse meu exemplo, é como se no próximo mês o governo desse R$15 para Seu Chico comprar as maçãs e não aumentar os preços.
2. O governo também manteve a taxa de juros artificialmente baixa, a taxa de juros é basicamente quanto o dinheiro vale, se ela está alta significa que você pode emprestar dinheiro e receber muito mais dinheiro de volta em curto espaço de tempo, se está baixa você receberá pouco dinheiro em um longo espaço de tempo, basicamente, se o juros está baixo não vale a pena emprestar dinheiro, emprestar nesse contexto significa, para ampla maioria da população, colocar o dinheiro na poupança.
Por que isso? Voltando ao exemplo de Carlos e João, imagine se o governo desse os R$10 para eles e ao invés de ir comprar comida, eles simplesmente emprestassem o mesmo dinheiro de volta para o governo e recebessem R$20 de volta, basicamente o governo estaria sendo lesado, o governo precisa garantir que eles gastem esse dinheiro e isso é feito abaixando a taxa de juros.
Por que isso é ruim? Tem a questão da inflação explicada no exemplo anterior e outras duas questões: Com o juros baixo o real vale menos, logo terão menos investidores dispostos a trocarem dólares por reais, o governo precisa de dólares para pagar contratos internacionais por isso tem que "abaixar o preço" do real, o que faz o valor do dólar aumentar frente ao real.
Segundo, com o real valendo menos, os bancos precisam reduzir os juros para garantir suas próprias reservas, por isso se torna mais fácil tomar empréstimos e consequentemente a população se endivida mais*.
* - Assim nasceu nossa atua crise de frete dos caminhoneiros, eles se aproveitaram os juros baixos para financiar seus automóveis em um momento de alta nas commodities e fretes altos, mas o boom acabou e as parcelas ficaram.
"M-mas o dólar era R$2 na época do Lula!" isso e a duvida "De onde o governo tirou o dinheiro para pagar essa conta?" nos leva ao últimos item: 3. Endividamento Público sustentado por exportações
De 2001 até 2014 o mundo viveu o boom das commodities, um aumento no preço de matéria-prima puxado pelo crescimento da China, com isso os países exportadores de matéria-prima como o Brasil viram a arrecadação explodir. Alguns países responsáveis usaram esse dinheiro para criar fundos e sustentar seu desenvolvimento no longo prazo, o governo Lula teve uma ideia melhor, usar esse dinheiro para sustentar seu modelo econômico, com isso, o Estado brasileiro pegava todo o lucro das exportações e gastava, cada vez mais aumentando os gastos.
Isso mesmo, além de aumentar os gastos públicos, o governo petista criou mecanismos legais que tornavam esses aumento de gastos continuo basicamente obrigatório. Com isso, o esperado aconteceu, como até uma criança poderia prever, o dinheiro dos commodities acabou, mas as dividas ficaram e os gastos não podiam simplesmente ser cortados, veio o efeito rebote:
BOG escreveu:
Você ainda defende Temer e as medidas dele? Sugiro que leia sobre anti-política, pois você espalha isso e leia também sobre as consequências do governo Temer para precarização do trabalho e da educação até lá passar bem.
Resultado das medidas do Temer: PIB brasileiro voltou a crescer depois de 3 anos de recessão.
Sim, estamos no caminho da precarização do trabalho, imagine se um dia nós chegarmos no nível desses países onde contratos trabalhistas tem real valor, onde o empregado tem que arcar com os custos dos processos que movem caso perca, países que permitem terceirização, onde empresas não precisam de permissão de sindicatos para demitir trabalhadores, esses países sem imposto sindical obrigatório, onde o acordo entre o empregado e o empregador prevalece sobre a lei, imagine um dia chegarmos no nível de países subdesenvolvidos como: Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Canadá, Austrália, Coréia do Sul, Hong Kong.
Seguindo esse caminho maldito trilhado por países como Alemanha, Espanha, Portugal, França, não! Só os piores dos piores!
Devemos voltar ao sou lugar, junto com: Venezuela, Equador, Congo, Egito, Cuba, São Tomé, México. Só a nata da nata...
Eu fico vendo esses imigrantes estadunidenses e alemãs fugindo para trabalhar na América Latina, tendo que cruzar quilômetros de desertos e arriscando a própria vida, tudo por uma CLT...
BOG escreveu:
Paçoca, não me leve a mal, mas cada palavra do que você diz é discurso liberal cuspido e escarrado como o fato de que grande parte do sucesso do governo petista foi conquistado por causa de governos anteriores, o exemplo do bolsa família que você citou é amplamente divulgado, mas ignora que quem ampliou o bolsa-família e consequentemente foi responsável pelos benefícios dele foi o governo Lula.
Os seus ideias podem te levar a duvidar disso, mas não é o que a realidade mostra, eu acabei de ir ao mercado e paguei R$24,00 em uma cartela de ovo sendo que antes eu pagava R$10,00 a R$12,00, eu assisti centenas de milhares de pessoas morrerem enquanto o presidente era contra vacina e uso de máscaras, eu leio os jornais todos os dias e vejo os diversos escândalos de corrupção que existem no governo, eu vejo todos os dias um vídeo do presidente com falas golpistas ou de teor preconceituoso, então eu não vou acreditar que Lula e Bolsonaro são iguais, principalmente tendo vivido o governo Lula e a maioria das pessoas também não vai.
FHC Auxílio-gás: R$15 Bolsa-escola: R$15 (por criança em idade escolar ou menor até o limite de R$45) Bolsa-alimentação: R$45 Total: R$75 (2001)
Lula Bolsa-família: R$50 + R$15 (por criança em idade escolar ou menor até o limite de R$45) Total: R$65 (2004)
Lembrando que o dinheiro perde valor com o tempo por causa da inflação. Usando uma calculadora de correção, os R$75 do FHC em 2001 valeriam R$126,77 em 2004.
Quando Lula assumiu a dezena de ovos custava R$1,54 quando ele deixou o governo quase uma década depois ela custava R$2,96. Um aumento de mais de 50%, sendo fiel ao seu argumento do preço do ovo então você admite que Lula deixou o país quebrado?
enfim,o Brasil vai estar em guerra civil em outubro.
O Bolsy deveria ganhar fácil por ser mais jovem, mais alto e ter feito parte do exército, mas ele está tão decrépito que parece ser mais velho que o Temer, sem brincadeiras, tem hora que acho que esse velho vai cair morto de tão podre que ele parece estar e a linguada que o Adélio deu nele deixou ele ainda pior, já o Lula o malha todos os dias e suas coxas despertaram o interesse mesmo do Merval Pereira que escreveu um texto sobre e sim, o Merval é o atual presidente da Academia Brasileira de Letras.
Lula sola kkkk sinceramente, Bolsonaro é um Hitler sem moral... Fez p**** nenhuma enquanto deputado, vivia dormindo nas assembléias, além de ser um completo insano (é praticamente um velho gagá com poderes) e deu voz a quem já era pá virada nas ideias e é praticamente uma versão brasileira e real do Danzou. Sobre a corrupção, tem em todo lugar, em diversos governos. Quem ainda apoia a loucura dele foi pego pelo Tsukuyomi Infinito
Lula sola kkkk sinceramente, Bolsonaro é um Hitler sem moral... Fez p**** nenhuma enquanto deputado, vivia dormindo nas assembléias, além de ser um completo insano (é praticamente um velho gagá com poderes) e deu voz a quem já era pá virada nas ideias e é praticamente uma versão brasileira e real do Danzou. Sobre a corrupção, tem em todo lugar, em diversos governos. Quem ainda apoia a loucura dele foi pego pelo Tsukuyomi Infinito
@Narutoloco2000 não discordo muito de você, mas tu ta ligado que a alternativa é alguem bem pior né? O Lula é um dos piores bandidos do brasil... Sei lá... Acho que apoiar o Lula é fugir do bom senso.