Na verdade você está errado aqui se você está subentendendo que Trio Pain > Jiraiya (sem Gama Rinshō). Antes do Gama Rinshō exercer seu efeito ilusório, você ainda precisa analisar as situações que Jiraiya havia colocado os caminhos:
→ Gakidō estava ocupado absorvendo o Katon do clone do Jiraiya.
→ Ningendō estava no teto atolado no Yomi Numa.
→ Chikushodō havia sido golpeado pelo Jiraiya.
Analisando a luta sob esse ponto de vista, o seguimento da batalha, mesmo sem o Gama Rinshō, seria provavelmente vitorioso para o Sennin. Para provar o contrário, você precisaria
provar que o Gamarinshō é relevante
mesmo antes de seu efeito, porque considerar que ele foi
decisivo só porque Pain teve umas dores de cabeça é um salto lógico absurdo, vimos que Gakidō não teve nenhum problema em absorver um Katon, Ningendō não teve nenhum problema em desviar de um Katon e Chikushodō não teve nenhum problema em invocar os demais caminhos. Se você acha que o canto tem um poderosíssimo efeito decisivo antes da sincronia, o ônus da prova cai sobre ti.
E por qual razão o Gama Rinshō foi usado? Fora um ponto que eu vou elaborar adiante, por um motivo chamado de
cautela. Analise a
mindset de Jiraiya: tenho três inimigos com os olhos do Rikudō, demonstrando habilidades jamais antes vistas, sendo o líder de uma organização criminosa que está caçando Jinchūrikis, o principal é o meu aluno.
No momento pelo qual o Gama Rinshō foi optado, Fukasaku fez questão de verbalizar:
uma vez que o feitiço encaixasse, eles ganhariam com certeza. Dada a
mindset de Jiraiya, e levando em questão que ele não sabia que haviam outros inimigos, aquela era uma proposta inegável se você detinha o mínimo de cautela, Jiraiya precisava vencer com capricho, a batalha era decisiva para o futuro do mundo ninja.
E isso se complementa doravante. Todavia, antes vamos comentar sobre alguns pontos tortuosos que são usados nessa narrativa: Jiraiya admitiu que Pain iria matá-lo se ele não fugisse. Vocês ignoram uma palavra muito relevante na frase do Sannin:
Jiraiya afirma que ele seria morto se a batalha continuasse
naquele ritmo. O que seria "aquele ritmo"? Basicamente um ritmo em que Jiraiya estava tendo seu ninjutsu absorvido, seu taijutsu negado e fintas facilmente descobertas.
Fukasaku também deixa claro que a fuga não foi coercitiva, foi uma
retirada estratégica. Jiraiya interpela Fukasaku por que eles estavam fugindo, o ancião explica que eles precisavam de tempo para dissecar as habilidades de Pain e montar uma estratégia de contra-ataque, sendo a fuga
(no ambiente com os dutos) a maneira mais fácil de se fazer isso.
Agora, para o ponto mais importante: todas as ponderações e performances de Jiraiya
instantaneamente se tornam imprecisas, porque Jiraiya ainda precisava dissecar as habilidades dos caminhos:
• Visão Compartilhada:
• Habilidade idiossincrática de cada caminho:
Repare, após confirmar essas observações, a performance de Jiraiya subiu criminosamente. De um cara que estava sendo completamente negado, ele conseguiu burlar a visão compartilhada e sobrecarregar as funções que cada caminho pode exercer, esses dois atos comunicam-se
com as confirmações que Jiraiya realizou na sua retirada.Quando Jiraiya adere ao Gama Rinshō como opção, Jiraiya não só não entendia como os caminhos conseguiam negar ataques sem os ver, como também não sabia certamente que
cada caminho só podia usar uma habilidade. Para o
mindset de Jiraiya naquele momento, existia a possibilidade de que cada caminho
podia exercer todas as funções do Rinnegan, onde de fato o Gama Rinshō seria a única chance de vitória.
Ou seja, não há como desconsiderar o desconhecimento de Jiraiya, tanto nas suas ponderações
anteriores quanto na sua performance
anterior às suas confirmações sobre os segredos de Pain.
O que reforça isso?
Seis caminhos pulam contra um Jiraiya
sem braço e
em uma versão inferior do seu Modo Sábio... qual o resultado?
O segundo caminho mais forte, Chikushodō, é completamente tirado de cena. Quais informações temos nessa batalha?
Tendō não usou seus poderes. Mas, mesmo sem o Tendō, a formação continua mais forte do que o Trio Pain que Jiraiya antes batalhou contra, sendo que Jiraiya nessa batalha estava criminosamente ferido e mais fraco do que antes.
Então se nós fôssemos levar em consideração a informação de que Trio Pain é mais forte do que Jiraiya sem o Gamarinshō, a cena acima seria um contrassenso, pois vimos que uma versão enfraquecida do Jiraiya conseguiu levar o Chikushodō contra uma formação de Pain mais forte.
Uma análise mais precisa seria:
Jiraiya (com conhecimento) > Jiraiya enfraquecido (com conhecimento) > Trio Pain > Jiraiya (sem conhecimento e sem Gamarinshō)Gradualmente, conforme Jiraiya foi ganhando conhecimento, sua performance foi melhorando.
Contra Pain, ter conhecimento de suas habilidades é mais importante do que um Modo Sennin mais forte e um braço, de tantos segredos de Nagato possui.