Itachi e Shisui contra o Mukai Kohinata é justificável e crível, já que tal descendente hyuuga era um shinobi muito experiente de Konoha que trabalhava para o Hiruzen, considerado um Gênio e que sabia lutar contra
sharingan , era respeitado até pelo líder dos uchihas (fugaku).
Além de que ambos prodígios estavam longe de suas verdadeiras forças, Itachi tinha apenas 11 anos por exemplo, nem Ms tinha.
Eu não gostei que ambos apanharam feio, mas infelizmente é crível e oficial, não sou ignorante e parcial ao ponto de desconsiderar oque eu não gosto, para passar por cima do autor.
Tudo oque o Kishimoto supervisiona e comprova seu nome nos direitos reservados, é considerado oficial na história original.
É uma coisa bem óbvia na verdade, pois não dá para espremer no Mangá detalhes por detalhes de tudo, por isso que as novels existem para complementar oque ficou em aberto.
A do itachi por exemplo, foi a primeira de todas a ser lançada e a única a esmiuçar acontecimentos do universo naruto muito importantes do pré guerra.
Agora sobre o filme road, o Kishimoto além de criar o roteiro, ainda vinculou ao Mangá original.
Perguntar para ele se é considerado na história Orignal, é tão idiota quanto perguntar se os Databooks também são...
Se um autor renomado criar uma novel esmiuçando a era dos combatentes em detalhes por exemplo, e destrinchar como exatamente o Hashirama morreu, daí o Kishimoto ilustrar as capas e aceitar seu nome nos direitos reservados, obviamente será "Canôn", considerado na história original.
Afinal o Kishi não teve tempo de mostrar, ou simplesmente preguiça, ninguém sabe, tendo alguém para fazer esse esforço por ele, é oque ele mais precisa.
E obviamente o Autor lê todas as novels que ele assina nos direitos e desenha as capas, ninguém sai assinando papéis judiciais apenas por dinheiro, sendo que você está arcando com as responsabilidades daquilo.