Paçoca do Mato escreveu: Pra mim até o classico é justificável a busca do Naruto pelo Sasuke... ele achou que seu amigo poderia ter sido sequestrado, é natural fazer de tudo até dar a sua vida pra salvar o amigo... mas no final ele percebe que Sasuke foi por conta propria, e até apanha do Sasuke tentando para-lo... ali era pra ter terminado a busca do Naruto pelo Sasuke.... coloca eles seguindo caminhos distintos e se cruzando com o passar da historia e no final eles lutando um contra o outro... seria muito mais legal, e o Naruto seria um personagem melhor...
Ele realmente achou que o Sasuke poderia ter sido sequestrado? Como a Sakura havia contado a ele sobre o selo do Orochimaru e sobre o Orochimaru ter dito que o Sasuke iria procurá-lo buscando poder, eu imaginei que o Naruto apenas acreditasse que o Sasuke foi seduzido/manipulado, e não que realmente achava que ele tinha ido à força. O que eu acho curioso na relação Sakura-Sasuke (e que muita gente negligencia) é que, ao contrário do Naruto, que disse para a Sakura "não se preocupar", que o Sasuke nunca ficaria tentado a ir atrás do Orochimaru, a Sakura sabia que o Sasuke iria fazer isso, tanto que ela fez vigília na entrada da vila, pois já imaginava que ele iria embora de madrugada. Desde o começo, o Sasuke dizia para a Sakura que era um vingador, e ela foi se dando conta de que isso realmente era algo sério para ele.
Voltando ao Naruto, eu acho que o Sasuke ir por vontade própria não muda muita coisa. O Sasuke foi embora da vila porque precisava de poder para se vingar do irmão, que assassinou todo o seu clã. É uma vingança muito válida (no mundo ninja, vingança é algo comum, e a vingança do Sasuke é totalmente legítima). Ainda assim, como o Naruto conheceu o Sasuke e criou um elo de amizade muito forte com ele (na verdade, mais do que isso, Naruto conseguia se colocar "na pele" do Sasuke), ele sabia que não era uma escolha que faria o Sasuke feliz, e é até questionável se é uma escolha que o Sasuke estava fazendo levando em conta todas as consequências que ela lhe traria, pois, no fim de tudo, ele ainda era uma criança traumatizada que queria vingar a morte dos pais e que carregava dor, mágoa e medo do irmão em seu peito. Além disso, Naruto depois descobre que o Orochimaru pretende possuir o corpo do Sasuke.
Basicamente, eu acho bem plausível que o Naruto e a Sakura continuassem indo atrás do Sasuke, querendo trazê-lo de volta, mesmo que o Sasuke tenha saído da vila por espontânea vontade. Sasuke havia colocado sua vida em risco para protegê-los antes (e vice-versa) ao longo das missões, o que mostra o quão forte era o companheirismo entre Naruto, Sakura e ele, e eles sabiam que o Sasuke era um menino cheio de traumas e que sua escolha de perseguir a vingança aconteceu por causa desses traumas. É a ideia de oferecer ajuda a uma pessoa que ainda não percebeu que precisa dela, mas que precisa mesmo assim.
Aliás, a primeira lição do Kakashi é: "[...] Aqueles que abandonam seus companheiros são piores do que lixo". Naruto e Sakura não abandonaram o Sasuke.