Eu acho que da para analisar de pelo menos 3 pontos de vista diferentes
1. kishimoto autor da obra, o que seria melhor pro desenvolvimento da historia
2. personagens ao redor do naruto, o que seria melhor para a estabilidade da aldeia
3. o proprio naruto, o que seria melhor para ele
Para nós leitores do manga, quando no capitulo 400 e blau foi dito que o naruto era filho do minato foi chover no molhado, era algo que todos nós ja sabiamos a anos, POREM, pro naruto foi realmente chocante dentro da mente dele aparecer o quarto hokage falando que ele era o seu pai, assim como tempo depois uma ruiva gatissima apareceu falando que era a mãe dele.
A questao é que o proprio naruto nunca foi atras de saber quem era seu pai e mae, nao do que nós sabemos do personagem, da para fazer um rapido paralelo com a historia da sarada onde suas origens era algo muito importante para ela, já para o naruto nao parecia ser, era importante mas nao era algo fundamental
Pessoas que são orfãs ou que crescem sem um pai ou mãe porque arrumaram outra familia ou outro motivo, possivel formas diferentes de lidar com a situaçao, talvez voce cresceu sem seu pai biologo e quando ficou mais velho foi atras dele, talvez voce cresceu sem seu pai biologico e quando mais velho ignorou a existencia dele.
Já para personagens como: hiruzen, kakashi, jiraiya, tsunade, paw contar ou nao quem era o pai do naruto nunca foi uma opção de fato, porque o kishimoto nunca foi de trabalhar os personagens assim, o unico caso que eu lembro de um personagem falando sobre coisas que nao devia é justamente o caso do proprio minato contando pro obito quem era o pai do kakashi e só
Voce nao vai ver o sasuke contando pro naruto que a Karin é uma uzumaki
Voce nao vai ver o orochimaru contando pro suigetsu que o irmao dele foi revivido
Voce nao vai ver o sei lá quem contando que o pai dele é x ou y nao tem essas coisas
E nisso vem a parte do kishimoto, ele nao demorou para contar pro naruto que existia um demonio dentro dele, voces falaram do kakashi, jiraiya e etc... contar que o naruto era filho do minato, mas, nem para contar que a kyuubi existia dentro dele, eles serviram, quem contou isso foi o Yamato, contou e ainda disse pro naruto parar de usar aquele poder
Kishimoto contou da kyuubi mas nao contou do minato e mt menos da kushina
Ele em muitos momentos nao sabia como lidar com as relaçoes do naruto, ele parece que preferiu esperar ate saber como é ter um filho e tentou projetar isso, isso vale para as relaçoes do naruto com minato, pro Dai e pro boruto, sao personagens que refletem o proprio kishimoto na obra
E eu realmente acho que ele pensava que o naruto imaturo saber que era filho do Ex hokage poderia prejudicar o desenvolvimento do mesmo.
Tanto é que o naruto que soube foi o naruto mais maduro depois de ouvir um monte do vilão