Bom, por fim este arco, um tanto quanto demorado, teve seu fim. Não sei se a minha impressão mudará após eu reler esse arco de uma vez só, todavia, desde a aparição de Gas como antagonista, não foi uma leitura tão agradável.
Já tecendo os meus comentários sobre o capítulo deste mês, devo dizer que achei uma saída bem confortável pro autor chegar e inferir que Monaito conseguiu desbloquear o seu "potencial" de curandeiro num momento tão oportuno pra história, conseguindo restaurar, por completo, as energias de Granolah, Vegeta e Son Goku. Não deve haver nada na obra original que interfira no que ele quis colocar ali, entretanto, me pareceu uma saída demasiadamente conveniente. Elec planeja a sua saída de cena, demonstrando o quanto ele não se importava com seu irmão, sendo repreendido por Goku.
Depois tivemos Monaito sendo alvejado por um beam, e quando os rascunhos foram disponibilizados, muitos pensaram que era Freeza. No entanto, se tratava de Gas, com sua aparência cadavérica. Aqui dou créditos ao Toyotaro porque ele acertou demais no design do personagem. A aparência cadavérica, similar a um morto-vivo, me agradou bastante. Minha skin favorita do personagem. Ali, temos uma provocação ao Granolah, na qual Gas brinca com seu desenvolvimento de não mais buscar por vinganças, aguardando uma resposta do principal personagem da saga. Porém, vemos que Granolah se volta totalmente para Monaito, aquele que o criou, demonstrando que o desenvolvimento permanece.
Goku e Vegeta até que tentam, mas o Shin Migatte no Goku'i e o Wagamama no Goku'i são prontamente subjugados pela força da múmia Hiita. Um painel que eu achei legal foi quando Gas ataca a dupla indo através de sua própria rajada de ki. Não se importando com danos, proporcionou ao leitor uma cena bem bacana. Outra boa situação é quando Vegeta, ao notar as partes do corpo do seu oponente se desprendendo do corpo, e mesmo assim ele permanece lutando, que aquilo seria a maldição do mais poderoso do universo. Enfim, o corpo e a energia não estão em sintonia, não estão em equilíbrio, muito similar ao que ocorreu anteriormente no combate entre Gas e Goku. Enquanto isso, a natureza de Elec se mostra cada vez mais nítida quando ele insiste que Gas permaneça no combate, não importando o quê - inclusive ele agride Maki, sua irmã, quando ela tenta interferir.
Mas a mentalidade de Elec não muda, e para seus objetivos terem uma conclusão benéfica para si, ele não se importa de jogar a vida de seu irmão no lixo (e é aí que temos um painel de um Gas surpreso, percebendo o seu papel de peão, encarando seu espectro no reflexo da água. Depois, se dá a entrada triunfante de Freeza, na qual provoca um Gas que, sacrificando mais tempo de sua vida, conjura mais poder. Inútil, haja visto que o vilanesco o ultrapassa quando ativa sua forma negra, transformando Gas, recheado de músculos, em esqueleto - para colocar a cereja no topo do bolo, esmaga o crânio do antagonista de Goku, Vegeta e Granolah.
Aqui, em seguida, temos a informação que Elec contatou Freeza para sua morte, mas é o oposto. Com Gas morto, Elec é revelado como o mais fraco de seu clã e, tendo seu ego ferido, é rapidamente obliterado quando tenta atacar alguém com um poder em uma dimensão completamente diferente do seu. Elec é um personagem, ao meu ver, que foi mal trabalhado. Ele tinha um potencial enorme, mas foi mal conduzido; tinha o 73 original junto consigo, podendo utilizá-lo como trunfo, copiando o poder de Gas, Granolah, Vegeta e Son Goku; mas não o fez, e sua participação na obra encontrou seu fim.
Depois temos a fala de Freeza que indica que ele não estava nesta dimensão, portanto, o desejo do mais poderoso do universo não levava a sua pessoa em consideração; depois, nos é revelado que ele treinou durante dez anos numa sala do tempo (pelo menos é uma duração que dá para ter uma maior aceitação, diferente dos quatro meses que se deram nos acontecimentos de RoF). Por fim, reativa a forma negra e acaba com o Goku e Vegeta, em seu máximo, com apenas um golpe, nocauteando ambos. Vale observar que a resistência do Ultra Ego em seu máximo foi completamente burlada, esta mesma que aguentou muitos danos de Granolah e do próprio Gas. Pra variar, as transformações já foram superadas no capítulo seguinte, não oferecendo resistência alguma. Isso é uma situação que me causa um certo incômodo.
Freeza logo afirma que não vai matar a dupla dessa vez e se vai, levando Maki e Oil consigo. Um ponto interessante é que as aparições de Black Freeza são sempre extremamente rápidas, levantando a possibilidade de que ele não tenha, até esse momento, dominado a transformação. Seria algo semelhante ao Golden Freeza em seu princípio, tendo como ponto baixo a rápida queda de energia/estamina? Fica aí a possibilidade. E outra, fica um pouco estranho o Freeza ter deixado a dupla viva. Por quê? E por que ninguém notou o ki de Freeza quando ele surgiu no planeta?
Whis aparece e cura Monaito, salvando-o de uma morte quase que certa. Ali, o anjo diz para que os dois voltem ao planeta de Beerus, pois o mesmo não sabe preparar um alimento e a presença de ambos era necessária.
Depois, Monaito informa que selará as esferas do dragão após Granolah as utilizar para reconstruir o planeta, e este é o motivo que a principal figura do arco recusa um treinamento com Goku e Vegeta.
Em seguida, temos uma interação bacana entre Vegeta e Granolah, denotando o quanto o segundo se desenvolveu e amadureceu durante essa saga. Quer dizer, capítulos atrás os dois estavam se matando e a mente de Granolah, coberta de vingança e raiva, estava voltada somente à vingança.
Enfim, para finalizar, temos a despedida, e é levantada a possibilidade de que Black Freeza não seja o mais forte do universo citado na profecia do Peixe Oráculo. Não duvido nada ser o Uub, já ligando esse plot para os acontecimentos de End of Z, ou seja, Goku adotaria uma postura de mestre para extrair esse poder de seu pupilo, algo que, diferente do que aconteceu com Granolah e Gas, que com pouco tempo já dominavam seus poderes, teria que ser puxado de uma maneira diferente. Teremos, então, uma pausa em Super para que Toyotaro trabalhe no próximo arco - na minha opinião, será citado os acontecimentos de Super Hero e a próxima saga do mangá de Dragon Ball: Super se passará, pelo menos para Son Goku e Vegeta, durante e após os acontecimentos na Terra.
No geral, dou uma nota 6 para esse arco. Primeiro ato bastante interessante, tendo o confronto de Vegeta e Granolah, mas que se desgastou no segundo ato com a aparição e os capítulos narrativamente enrolados com Gas, e o fechamento apressado que não me agradou muito, mas também não me desagradou tanto quanto o segundo.