Eu tenderia a dizer que sim para a primeira e a última pergunta e não para a segunda, alguns dos grandes escritos da humanidade eram considerados criminosos na época em que foram feitos. Até porque o Estado nem tem como impedir ou punir alguém por publicar algo, a pessoa pode publicar em anonimato e divulgar de forma clandestina. É melhor que a obra seja divulgada de forma oficial, porque dessa forma pelo menos ela pode ser rebatida.
Agora, pelo fato de você ter citado o grande Kaifuku, suponho que aqui a discussão se trate dessas obras de valor cultural nulo, que não são realmente o autor tratando de algum tipo de ideia perversa, ele apenas usa a perversidade pela perversidade, é a controvérsia pela controvérsia, é apenas polêmica vazia.
Nesse caso eu acho que depende, se for sei lá, citando exemplos práticos, uma obra idolatrando um assassino ou algum crime real, acho que devia ser criminalizada. Agora se for, como no caso do próprio Kaifuku, apenas fantasias escapistas do autor, então não, é aquilo, não existe crime sem vitima, você não pode querer punir um individuo por ter pensamentos criminosos (e no caso de Kaifuku, eu só vi um episódio, mas na introdução o autor faz todo um malabarismo mental para não parecer tão errado e criminoso).