Ben Ikneg escreveu: YamiNoKemono escreveu: Como alguém é acusado injustamente de um crime tão grave por acaso? Muito difícil acontecer.
E se for o caso de ter erro, a prisão perpétua, assim como qualquer outra pena pode ter erro.
Não vem com desculpinha esfarrapada.
Nem precisa pesquisar muito no google, não é um caso ou dois de pessoas sendo condenadas com provas rasas e com relatos de um individuo qualquer nada confiáveis. Inclusive se você ir a fundo nas pesquisas, vai descobrir que muitas vezes as investigações são feitas de qualquer jeito, ainda mais quando não há tanto apelo grande ou popular em determinado caso... Pessoas famosas e relevantes para o mundo tem uma proteção quando algo assim acontece com elas já que todo mundo está de olho, mas um zé ninguém que apenas vivendo na dele, não existe frufu quando acaba caindo em uma enrascada dessas.
Por mim podem até apoiar esse tipo de julgamento e tentar implementar no nosso país, mas precisa ser muito confiante na justiça brasileira para achar que ela usaria essa lei de forma satisfatória. Mas vida que segue, o mundo é injusto independente do que eu pensar sobre ele.
Eu sou do pensamento de que é melhor um criminoso solto do que um inocente preso.
Mas acho que a questão aqui é... o que é mais problema para o Brasil atualmente? Pessoas inocentes sendo presas injustamente ou pessoas violentas, perigosas e nocivas sendo soltas injustamente, mesmo matando, estuprando e destruindo outras vidas por motivos egoístas e as vezes até sem motivos?
Acho que a resposta é muito clara... O Brasil tem uma cultura de banditismo cada vez mais consolidada, e a percepção de que não acontece nada realmente demais se fazer mal aos outros.
Nós somos um dos países mais violentos
do mundo. Não somos um dos menos desenvolvidos, um dos IDH mais baixos, um dos com menos oportunidades, um dos menos escolarizados e nem um dos menos ricos... mais somos um dos mais violentos. Não é educação, não é oportunidade, não é pobreza. É a impunidade. É a cultura do banditismo, da falta de vergonha e de valores. Indonésia não é islâmica, é mais pobre, é mais populosa, menos desenvolvida, menos escolarizada e adivinha só...? Não está nem perto de ter a violência do Brasil. Culturas diferentes? Exatamente! Lá não tem a cultura do banditismo, enraizada na impunidade.
Toda pena pode ser falha. A pena de morte é irreversível (então deixemos de lado nessa discussão), mas a pena de prisão perpétua não é irreversível.
Se a prisão perpétua não pode acontecer "porque a justiça erra", então a pena de prisão também não pode existir. Do contrário, você está afirmando que é admissível a ideia de prender inocentes por 20, 30 anos, ao passo que prendê-los perpetuamente aí já é demais, já não é mais um sacrifício válido. E eu não acho que um país deve funcionar sob essas premissas.
O devido processo legal e a presunção da inocência já são os mecanismos que existem justamente para evitar inocentes na cadeia. O caminho não é deixar dezenas, centenas de milhares de assassinos, estupradores sem a devida punição (prisão PERPÉTUA. menos que isso, é impunidade) porque "temos medo de deixar inocentes mais anos presos após os 40 anos possíveis atualmente".
O caminho é ter penas JUSTAS. Ou seja, prisão perpétua para quem mata ou estupra. O Brasil já tem toneladas de garantias e regalias para o gozo de marginais. É um país mais que preparado para receber a prisão perpétua. Se há inocentes indo pra cadeia, então que se faça o certo e aperfeiçoe o processo legal, pois isso é igualmente errado independente da pena máxima ser 40 anos ou indefinida.
O que não dá é o país já começar errado... "existem casos de inocentes que vão para cadeia injustamente, então... vou manter as penas macias e o crime compensando, afinal, temos medo de errar...". Quem se beneficia dessa filosofia? Pessoas inocentes, trabalhadoras... ou marginais que MATAM um pai, uma mãe, estupram uma criança?
Só sei de uma coisa: as pessoas estão se cansando. Bolsonaro surgiu daí. Outros virão. Essa situação no Brasil vai ter que acabar, ou por bem ou por mal.