Narutoloco2000 escreveu: Pelas situações na América Latina serem sofridas (muito em razão da intervenção estadunidense nos anos 50 e 60 que contribuiu pra que os países não tivessem liberdade de se desenvolver (o único que conseguiu virar o jogo, foi o Brasil e outros estão a passos largos disso)) muita gente acha que o comunismo/socialismo (semelhantes, embora com seus próprios discernimentos e diferenças) deu errado... Será?
Recentemente descobri países de primeiro mundo que possuem em sua totalidade, ideais comunistas
Portugal
Espanha
Noruega
Dinamarca
Luxemburgo
Islândia
Finlândia
Alemanha
Austrália
México
A América Latina é extremamente pobre muito antes da década de 50 e nada disso tem a ver com os Estados Unidos. A América Latina é pobre porque durante a maior parte da sua história seus países foram regidos por políticos ou ditadores populistas, que endividaram e afundaram a economia de seus respectivos países.
Nenhum dos países citados é comunista, socialista ou qualquer coisa próxima disso, na realidade, é o extremo contrário. Todos eles, com exceção da Finlândia, são membros fundadores da OTAN, a aliança militar criada para se opor ao bloco comunista. Ainda por cima, são países extremamente liberais, com exceção de Portugal e Espanha.
A reforma trabalhista aprovada durante o governo Temer, que até hoje faz a Esquerda cagar sangue, é uma versão extremamente branda da reforma trabalhista alemã.
O Brasil é mais "comunista", (no sentido de intervenções estatais nas relações trabalhistas, do que Noruega), Dinamarca, Islândia, Finlândia, Austrália e Alemanha somados.
Inclusive é bizarro você ter colocado Luxemburgo nessa lista. Com base no que você escolheu esses países? Luxemburgo é um país não só muito economicamente liberal, (inclusive acusado de ser um paraíso fiscal pelos europeus), como é muito conservador socialmente, eles nunca sequer foram liderados por um partido de Esquerda.
Os únicos países mais à Esquerda dessa lista são Portugal e Espanha, onde os partidos de Esquerda são bem fortes e há muita intervenção estatal na vida social, mas nada sequer próximo do nível do Brasil, quem dirá de uma nação Socialista.
Uma observação: O México fica na América Latina e não faço ideia de porque você o colocou nessa lista.