Para ou por causa da faculdade eu li:
- Um Curso de Cálculo Vol. 3 do Guidorizzi, considero o curso dele o melhor para embasamento em Cálculo;
- Cálculo com Geometria Analítica Vol. 2 do Swokowski, já o do Swokowski é o melhor para aprofundamento, principalmente pelos exercícios;
- Equações Diferenciais e Problemas de Contorno de Boyce e DiPrima, o professor recomendou, achei muito bom, mas é muito denso;
- Equações Diferenciais Ordinárias de Doering e Lopes, esse é muito bom para embasamento em EDO;
- Curso de Física Básica Vol. 3 do Moysés, melhor curso de física que tem e é brasileiro;
- Física para Cientistas e Engenheiros Vol. 2 de Tipler e Mosca, mas li apenas a parte de Eletromagnetismo;
- Lógica e Álgebra de Boole Daghlin, livro mais básico e resumido de lógica matemática, li para relembrar o conteúdo para um trabalho;
- Network Flows de Ahuja, Orlin e Magnanti, é provavelmente o melhor livro sobre o assunto;
- Foundations of Computer Science de Aho e Ullman, só li a parte de Modelagem de dados;
- Introdução À Economia do Mankiw, é o melhor livro de introdução para Economia;
Por fora eu li, só vou considerar os bons já que quando eu começo a achar uma leitura ruim eu simplesmente abandono e esqueço
De literatura americana:
- Nós Robôs, do Asimov, encontrei aqui alguns dos melhores contos dele que não estavam em Eu, Robô;
- A Dança da Morte do Stephen King, comecei a ler na Pandemia, mas só terminei agora;
- Um Estranho numa Terra Estranha do Heinlein, é considerado "O Romance" de pós-apocalise da cultura norte americana, eu cheguei por causa do A Dança da Morte e é realmente um livro muito superior, mas inferior ao próximo;
- Um Cântico para Leibowitz, esse sim é "O Romance" de pós-apocalipse, recomendo para todos que gostem do gênero, TWD é mico perto desse livro;
- Quem está aí? do Campbell, eu sou muito fã de terror e esse é um livro que retrata bem um dos meus tipos favoritos de terror, o terror psicológico, o conceito dele é inclusive infinitamente mal copiado;
- Nas Montanhas da Loucura do Lovecraft, já tinha lido em PDF, mas botei as mãos no livro físico, esse é o melhor livro do Lovecraft e o melhor de terror cósmico que eu já li, mas não é o melhor conto do Lovecraft;
- O Rei de Amarelo do Chambers, é um livro de um nível totalmente diferente de qualquer coisa da época ou de hoje em dia, eu pelo menos nunca li nada igual, só lendo para entender;
- Fim da História e o Último Homem do Fukuyama,
- Choque de civilizações do Huntington, esses dois livros se complementam e apesar de serem do começo dos anos 2000 eles expõem o mundo atual de forma quase perfeita;
De literatura europeia:
- O Grande Deus Pã do Machen, eu li esse livro porque o Machen era um dos ídolos do Lovecraft e de fato ele tem um dos contos mais macabros e bizarros que eu já li;
- Belfador, o Arquidiabo do Maquiavel
- A Mandrágora do Maquiavel, o Maquiavel é conhecido pelo O Príncipe, mas essas deviam ser as obras principais dele, considerando quando ele escreveu isso, é quase inacreditável;
- Carta ao Pai do Kafka, uma leitura que me marcou profundamente e me fez começar a devorar as obras desse esquisito;
- O Silêncio das Sereias do Kafka,
- De Noite do Kafka
- A Pequena Fabula do Kafka, são histórias bem curtinhas mas que mostram porque o Kafka é realmente um gênio;
- A Metamorfose, é não atoa o conto mais famoso dele e uma história, apesar de curta, amplamente estudada até hoje;
- Obra completa do Gogol, o Gogol era o maior escrito para o Dostoievsky, que é o maior escritor para mim, e dá para ver porque, mesmo comparando com o Kafka o cara está em outro nível;
- Elogio da Loucura do Roterdã, esse livro é o embrião da modernidade;
- Shakespeare: A Invenção do Humano do Bloom, eu li esse livro por causa do Karnal, mas ele me fez refletir profundamente sobre o homem moderno;
- A Rebelião das Massas do Ortega y Gasset, esse livro é obrigatório para quem se considera de direita ou se importa com o conflito individuo x coletivo;
De literatura oriental:
Rashomon e outras histórias do Akutagawa, ele é considerado o melhor contista japonês e não é atoa, esse cara é do nível do Gogol;
Patriotismo do Mishima, esse conto mexeu extremamente comigo junto com o próximo
Seventeen do Kenzaburo Oe, as duas obras tratam sobre extremismo político sobre dois vieses completamente diferentes;
Da literatura brasileira:
O Homem e o Meio Ambiente do Alberto Lamego, é um dos mais importantes estudos sobre a formação do Rio de Janeiro;
Quem tem medo do lobo mau?: O impacto do politicamente correto na formação das crianças do Pondé;
Os 100 melhores contos brasileiros, compilado por Italo Moriconi, não é uma boa compilação, mas tem bons contos;
Laços de Família, Clarice Lispector, o conto Amor é genial;