A lenda de Teke-Teke fala sobre o fantasma de uma jovem garota que caiu nos trilhos de um trem. Ao cair nos trilhos do trem, o corpo dela foi cortado ao meio pelo expresso. Após sua morte, ela se tornou um espírito vingativo, que vaga por áreas urbanas e em volta de estações de trem durante a noite. Também é dita por poder aparecer em banheiros.
Já que ela não tem mais a parte de baixo do corpo, ela anda através dos seus cotovelos ou de suas mãos, fazendo por isso um som que se assemelha a "Teke-teke" quando ela se move. Ela também é dita por carregar uma foice na parte de trás das suas costas.
Quando ela encontra alguém, Teke-teke pergunta se a pessoa sabe onde estão as suas pernas. Se a pessoa responder com uma resposta ou reação que ela não acha aceitável, ela irá esgueirar-se em direção a pessoa e fatiar ela no meio, cortando suas pernas fora.
Também é dito que, uma vez que um indivíduo conhece a história de Teke-Teke, ela aparerá para essa pessoa dentro de um mês. As formas de sobrevivência, segundo a lenda, é responder para Teke-Teke que suas pernas estão na Estação de Meishin, ou respondendo com a frase "kamen shinin ma", que faz alusão ao nome de Teke-Teke em vida.