Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[Folclore sinistro] Saci Pererê Empty[Folclore sinistro] Saci Pererê

more_horiz
A lenda

O Saci-pererê é um personagem muito travesso que se diverte fazendo brincadeiras com os animais e com as pessoas.

De acordo com as histórias, as suas principais travessuras são fazer tranças no rabo dos animais durante a noite, esconder objetos (como os dedais das costureiras), assobiar de maneira muito estridente para assustar os viajantes, trocar o recipiente de sal pelo de açúcar e distrair as cozinheiras para elas queimarem a comida.

O Saci é o guardião das ervas e das plantas medicinais, por isso, confunde as pessoas que tentam pegá-las sem autorização. Ele conhece as técnicas de preparo e sabe como utilizar as plantas para fins medicinais.

A lenda garante que para capturar o Saci-pererê, a pessoa deve arremessar uma peneira nos redemoinhos de vento. Dessa maneira, após capturá-lo, é necessário retirar-lhe o gorro para prendê-lo em uma garrafa.

Acredita-se que o Saci nasceu do broto de bambu, permanecendo ali até os sete anos e, após esse período, vive mais setenta e sete praticando suas travessuras entre os humanos e os animais.

Por fim, ao morrer, o Saci torna-se um cogumelo venenoso.

Sua origem

A lenda do Saci-pererê existe desde fins dos tempos coloniais e tem origem nas tribos indígenas do sul do Brasil.

O termo “Saci" vem do termo tupi sa'si, que está relacionado a um pássaro, que é conhecido pelos nomes “Saci”, “Matimpererê” ou “Martim-pererê” (em tupi: matintape're).

Inicialmente, o Saci era retratado como um personagem negro e endiabrado, que possuía duas pernas e um rabo.

A partir da influência africana, ele perde a perna lutando capoeira e adquire o hábito de fumar o pito, ou seja, o cachimbo.

O gorrinho vermelho do Saci-pererê, por sua vez, advém do folclore do norte de Portugal. Era utilizado pelo lendário Trasgo, que possuía poderes sobrenaturais.

A lenda é contada em todas as regiões brasileiras e, por isso, a estória modifica-se conforme o local. Em alguns lugares, ele possui nomes diferentes como: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.

Por que o Saci deveria ser sinistro ?

[Folclore sinistro] Saci Pererê Saci

Muitos costumam não levar o Saci a sério graças as versões romantizadas e releituras que ele teve na cultura pop pelos anos mas pensem comigo ...

Se muita pessoas já entram em choque e envolvem nas cobertas só de escutar uma porta rangendo a noite. Imagine você, morando sozinho ou com a família, o que sentiria após ouvir um riso maligno na madrugada sabendo que todos estão dormindo ? ou que seu dia-a-dia é constantemente atrapalhado por uma força que você supostamente não consegue vê mas sabe que está a espreita (exatamente como num filme de terror) ?

A realidade é que analisando mais a fundo, a versão inicial o Saci poderia agir muito mais como um demônio na terra que vem apenas para atormentar alguns pobres coitados do que te fato um travesso. Além disso dizem que ele sugava o sangue de qualquer animal na floresta com seus dentes e que quem o enfrentava morreria a golpes de paulada.

Bom Halloween para vocês ou será que devo dizer... dia do Saci ?

description[Folclore sinistro] Saci Pererê EmptyRe: [Folclore sinistro] Saci Pererê

more_horiz
quando eu tava na quinta série eu fiz cosplay de saci na festa de folclore da minha escola, e ja sabia dessa história ent ficava incomodando todo mundo.

oq é bizarro e faz sentido se vc for parar pra pensar.

description[Folclore sinistro] Saci Pererê EmptyRe: [Folclore sinistro] Saci Pererê

more_horiz
O saci-pererê de uma perna só
Pitô no pito da minha vó

more_horiz
Eu que não ia querer prender essa coisa. Imagina se errar o arremesso da a peneira? Tipo ser afastado pelo redemoinho?

---"Hahaha, Omega, Omega, Omega, você errou, o que fara agora?"

[Folclore sinistro] Saci Pererê SACI-PERERE-2
[Folclore sinistro] Saci Pererê Saci
[Folclore sinistro] Saci Pererê 19edb9ef7b5c0996a7322cc60715fd7e
[Folclore sinistro] Saci Pererê Saci_perere_by_giuliabokel_dakn3hg-fullview.jpg?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzdWIiOiJ1cm46YXBwOjdlMGQxODg5ODIyNjQzNzNhNWYwZDQxNWVhMGQyNmUwIiwiaXNzIjoidXJuOmFwcDo3ZTBkMTg4OTgyMjY0MzczYTVmMGQ0MTVlYTBkMjZlMCIsIm9iaiI6W1t7ImhlaWdodCI6Ijw9MTM2NiIsInBhdGgiOiJcL2ZcLzU4ZmU5YTgwLWUwN2UtNGYxZC1iZmRmLTBiOTBhYWIwODJmMlwvZGFrbjNoZy1hNzk3NjJkNi1iNjk2LTQ1YmItODk5YS01MWM5YmJhMDE4NGMuanBnIiwid2lkdGgiOiI8PTEwMjQifV1dLCJhdWQiOlsidXJuOnNlcnZpY2U6aW1hZ2Uub3BlcmF0aW9ucyJdfQ

more_horiz
Deusa deixou ainda pior. :fera:

Quando pequeno meu objetivo era pegar o gorro do Saci e ganhar poderes, coisa que nem passaria na minha cabeça se eu soubesse das versões macabras.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos