Não vejo CT sendo útil. Primeiro que Itachi encontrou o ponto fraco do CT muito facilmente na luta contra o Nagato, mesmo com Naruto enchendo o sako. Segundo que Sasuke e Itachi com flecha, Magatamas, amaterasu e Kirin podem muito facilmente colapsar a orbe.
Não foi muito facilmente. Itachi precisou de um tempo para observar que havia um padrão em que a orb permanecia no centro da atração atraindo tudo para si e que ataques direcionados a mesma poderia destrui-la.
É subestimar a inteligência do Itachi achar que ele em 1s descobriu tudo e ainda assim preferiu ficar conversando com Naruto e Bee ao invés de simplesmente pedir logo para lançarem seus ataques, mesmo sabendo que quanto mais tempo passasse, mais difícil seria para destruir o entulho formado ao redor da orb.
É só pegar como parâmetro o que NÃO conseguiu destruir o CT e o que foi necessário para destruir o ataque.
Uma Bijuu Dama do Naruto 6 caudas em um CT ainda em construção (só comparar o tamanho da cratera no solo no momento de lançamento da BD e a cratera quando o CT já estava pronto) não fez dano algum a técnica, enquanto foi necessário uma reação combinada de Bijuu Dama full do Hachibi + RasenShuriken + Magatamas para destruir a técnica.
E ainda deve-se lembrar que esses 3 ataques combinados podem ter sido potencializados entre si quando se chocaram contra a orb, da mesma forma que o embate do Rasengan e Chidori faziam um volume de destruição e alcance maior do que ambas as técnicas isoladamente.
De todo o arsenal de Itachi e Sasuke, a única técnica compatível a um feito igual ou superior ao da BD do 6 caudas (e ainda assim inferior ao ataque conjunto de BD + Yasaka + FRS) é o Kirin. O problema é que o Kirin é um raio natural produzido após aquecimento da atmosfera e formação da cummulus nimbus. É quase impossível o Sasuke conseguir preparar esse ataque enquanto está sendo atraído pelo CT. E pior, as chances de ambos serem atingidos pelo raio seria altíssima.
Eu não vejo a dupla tendo nenhuma chance de lidar com o CT. Sem contar que a versatilidade do Nagato o permitiria tranquilamente se manter em uma luta contra esses dois. Aliás, o Itachi é o único que ofereceria um perigo maior devido a Totsuka, mas para isso precisaria antes lidar com o suporte das Kuchiyoses como camaleão e Cérberus, explorar o delay do Shinra Tense, lidar com sensor e visão compartilhada, etc, antes de conseguir uma brecha para tentar selar o Uzumaki.
Sem contar que o Banshou Tenin é uma arma perfeita contra qualquer Susano que não seja o Tengu.
Tobirama ao meu ver tem mais chances do que o Nagato. Tobirama ja finalizou um Uchiha com Hirashin-Giri, se Tobirama usasse o Hiraishin-giri contra o Sasuke, sinceramente não vejo nada que Itachi possa fazer para salva-lo.
O problema é que Sasuke e Itachi Edo podem se manter com o uso do Susano costeleta por um bom tempo, evitando esse ataque. Além de que, Tobirama está acostumado a lidar com Uchihas, mas nenhum Uchiha no mangá demonstrou uma versatilidade de Genjutsus tão grande quanto o Itachi.
Será que ele estaria preparado para um Genjutsu do nível do Tsukuyomi ? Será que ele se precaveria se olhar pro dedo do Itachi pensando na possibilidade de cair em um Genjutsu ?
Ao contrário do Nagato que conta com visão compartilhada, barreira mental de proteção contra Genjutsus, sensor e o próprio Rinnegan, Tobirama ficaria a mercê de sua experiência prévia contra Genjutsus de outros Uchihas e sensor, o que serviria de resistência a cair em Genjutsus, mas com um nível de segurança menor.
E a partir do momento em que a dupla visse o Hiraishin pela 1ª vez, já adotariam uma postura mais defensiva que ajudaria contra o próprio Hiraishin Giri com o Susano. A menos que me diga que como 1ª ação inicial o Tobirama já tentaria essa estratégia, ai sim eu concordo que as chances de finalização da técnica são altas. Do contrário, é uma arma que se tornaria igualmente perigosa em relação aos Genjutsus do Itachi.
Para mim, o grande diferencial do Tobirama seria conseguir aplicar com êxito o GKF, mas ainda tem o inconveniente do Itachi poder selar seu Edo Tensei com a Totsuka antes de conseguir fazer com que isso acontecesse.
Mas não discordo que dentre os Kage Alto, além dos já citados Naruto e Nagato solo, Tobirama para mim seja o mais próximo de conseguir êxito contra essa dupla, acima até do que propriamente Pain.