Usuário Mascarado escreveu: mesmo sem intenções iniciais de roubar?
Não. Essa é uma lógica que tentam empurrar normalmente quando querem defender algum político ou partido conhecido pela corrupção, mas que não resiste a uma análise ampla do cenário.
Existem muitos políticos honestos no Brasil e nenhum deles parece ter grandes problemas por isso. Veja também que nenhum dos nossos presidentes roubaram para ficar milionários, com exceção do Collor, que já vinha de uma grande linhagem de ladrões, todos eles alcançaram um padrão de vida que poderiam conseguir sendo honestos. Eles roubaram principalmente para fazer caixa dois e comprar apoio de políticos corruptos.
Pode-se argumentar que o grande problema está em aparentemente ninguém vê problema nenhum em o Brasil ter todo um grupo formado por políticos corruptos que vendem apoio, mas fato é que esses presidentes não foram obrigados a comprar apoio, eles fizeram isso como uma escolha para governar com mais facilidade.
Se os Republicanos ganharem a maioria nas eleições legislativas americanas, o presidente Democrata vai começar a comprar políticos corruptos? Não.
Da mesma forma, o caixa dois, que existe em todo o mundo, é um instrumento para se alcançar o poder com maior facilidade. No Brasil o único diferencial em relação ao resto do mundo e que torna as coisas piores, era que o PT usava empresas estatais para fazer seu caixa dois, causando prejuízos a essas empresas.