Polêmico e delicado é esse assunto.
Como muitos já sabem, eu não sou nem um pouco gado em opiniões sobre governos de Estados-nacionais soberanos, desses que são difamados pela grande mídia internacionais de países ocidentais-capitalistas. Noutro tópico uns dizem que eu me saí em defesa do Irã, oque nem é vero, pois apenas expus a hipocrisia de outros países islâmicos piores que ninguém liga e creio que esse assunto está em voga agora, com as polêmicas da Copa do Qatar e tal...
Mazenfim, sendo direto e reto, eu NÃO apoio nem um pouco a Coréia do Norte por questões humanitárias e de simples bom senso mesmo, e aliás, sou um grande opositor desse regime. O governo daquele país é simplesmente insano e desumano e muitas das notícias que circulam sobre a carestia e miséria que o assolam não são mentiras. Aliás, fotos de satélite mostrando o país todo apagado de noite também não mentem.
Uma coisa interessante sobre a Norte-Coréia é que ela cinde opiniões. Vejo-a sendo defendida por opostas corjas de débil-mentais: por comunistóides-esquerdalhos, é óbvio, por motivos q nem preciso explicar; mas também já vi (muito) nacionalistas-soberanistas a defendendo. Há um antro de nacionalistas de tendência fascista que insite que a Norte-Coréia nem sequer e um país comunista, mas sim um Estado-ultra-nacionalista aos moldes do nazi-fascismo do século passado.
Bem, totalmente errado eles não estão. Essa Coréia é um regime socialista sobrevivente pós-Guerra Fria q não tá sendo subsidiado ou influenciado por nenhum outro e já se tornaram uma coisa meio q única. Fundaram a própria ideologia nacional (Juche) e são quase q uma monarquia hereditária. Mas apesar de toda a soberania nacional, o lema oficial norte-coreano ainda é absurdamente esquerdista e comunista sim, por mais que aleguem ter abandonado a base Marxista, que aliás ainda guardavam muitos retratos há pouco.
Enfim, apoiadores do regime norte-coreano só podem ser das duas uma. Desinformados a burros, que não sabem oq se passa naquele país; ou mal-caráteres a psicopatas.