L⍱scivi⍱ escreveu: Existem contradições óbvias na forma como muitos membros consideram ou avaliam o Kirigakure no Jutsu. Ora você ver fulano dizer que a névoa deixaria uma personagem do nível da Tsunade a mercê das investidas do Zabuza, noutro não considera ou chega a mencionar a névoa obstruindo a visão do Rinnegan como um fator relevante para o Kira A + Ōnoki terem dado "blitz" no Madara (Edo). Ora você ver beltrano falar que a névoa do Zabuza não é relevante contra a escala de poder que os personagens de Naruto atingiram a partir do Shippuden e qualquer personagem relevante consegue lutar adequadamente dentro dela, noutro a Mei se torna altamente letal escondida de qualquer investida do adversário.
O Kirigakure é sim um recurso que aumenta a letalidade dos que conseguem se beneficiar de uma luta as cegas ou com visão reduzida, porém, a técnica só consegue ser 100% efetiva contra ninjas relevantes se usada no 1x1 e mais precisamente numa área bem limitada em torno do usuário da técnica. A técnica consegue atingir uma área enorme, gigantesca, mas claramente a densidade da névoa não se mantém por igual e é uma fraqueza muito pouco notada ou pontuada em argumentações.
As variações de opiniões são baseadas por preferências.
Também não tem como comparar o Kirigakure do Zabuza pra Mei.
O Kirigakure deixou o Kakashi completamente "cego"
Kakashi age de forma muito parecida com a de Hiruzen sob efeito do Kokuangyo.
São técnicas diferentes, mas que possuem no final o mesmo efeito, que é cegar o adversário.
E dá pra perceber que a técnica quase age como um tipo de invisibilidade, pois Zabuza consegue controlar quando quer que Kakashi o vejo, e quando não quer:
Mas Kakashi lutou muito bem nessa luta, usando instinto e dedução pra saber aonde exatamente Zabuza iria atacar, ou quem ele iria tentar matar.
Pelo que Kabuto diz, o Kirigakure também é muito poderoso contra exércitos:
É uma técnica roubada que perdeu seu brilho a medida que começou a brotar ninja sensorial até debaixo da terra.