Heisenberg escreveu:Chicó escreveu:Ignorando scalling feito por fandom, acho Sasori um personagem subestimado por alguns e superestimados pelos seus fãs em um jogo bobo de ação-reação nas discussões. Acho o estilo de luta dele bem encaixado e complicado de lidar no mano-a-mano. Chiyo e Sakura tiveram mérito em vencer. Não foi algo fácil como o roteiro derrotando o personagem como já vi alguns desse mesmo fórum alegarem. Kishimoto foi bastante claro que a Chiyo sozinha não daria conta do Sasori. Sasori surpreendeu Kankuro por saber o jogo de táticas daquelas marionetes (ele que as construiu/montou). No jogo básico das marionetes, Sasori não tem nada de novo para mostrar a Chiyo -- as novidades foram as marionetes únicas e não-triviais do terceiro Kazekage, o conjunto de 100 marionetes e o próprio segredo da imortalidade de Sasori. Mesma coisa a Sakura, que mesmo tendo um antídoto não tinha as skills e experiência de batalhar contra um mestre das marionetes. Por ter sido o 1o membro da última formação da Akatsuki a ser morto, caiu a pecha de desvalorização porque justamente porque a fandom ama scalling. Zabuza vai sempre pagar por isso também. Kakashi ser um shinobi reconhecido com um KG não importa. O que importa é que ele foi o primeiro jonin morto, então tem que ser fraquinho né... Enfim, dá-lhe Sasorão!
Um comentário sensato, mas discordo dessa parte.
Teve uma clara influência do roteiro, para dar a vitória da dupla, diante de uma óbvia diferença de poderes entre ambos os personagens.
Chiyo havia acabado de perder suas 2 marionetes e seu braço mecânico (todos restringidos pelo Satetsu). Um 3º ataque de Satetsu Shigure ali seria FATAL para as duas, que não possuíam nenhum outro recurso eficiente para lidar com a técnica (a menos que a Chiyo invocasse as 10 marionetes de Chikamatsu rapidamente).
Mesmo o Sasori sabendo que suas oponentes estavam sem recursos para um 3º ataque de Shigure, ele simplesmente optou por não usar a técnica e sim, usar um ataque mais lento e fácil de desviar por parte das kunoiches (Satetsu Kesshu). Por que ? Ninguém sabe.
Em uma luta lógica e imparcial, a batalha teria acabado ali, só no Satetsu Shigure.
Falando do Kesshu... Por que diabos o Sasori (sabendo que a Sakura estava inicialmente desviando de seus ataques com Satetsu graças a Chiyo) se manteve inutilmente tentando acertar a Sakura com blocos e lanças ao invés de focar seus ataques de Satetsu logo na Chiyo ?
Para alguém tão inteligente e com uma personalidade totalmente desenvolvida no fato dele odiar esperar e fazer as pessoas esperarem, muito curioso que ele tenha deixado a batalha enrolar tanto, tendo tantas oportunidades para decidi-la. Isso porque dois capítulos antes, ele mesmo admite que seria inútil tentar atacar a Sakura enquanto ela estivesse controlada pela Chiyo.Spoiler :
E o que ele faz então ? Ataca UNICAMENTE a Sakura (nenhum ataque do Kesshu visou atingir a Chiyo diretamente) com o ataque mais lento e previsível do Satetsu.
Aquele ataque frontal contra a Sakura pós Satetsu Kaihou também foi o cúmulo da conveniência. Mesmo sabendo que sua oponente tinha uma grande força física, ele decide simplesmente forçar uma aproximação da marionete do Sandaime para um ataque no curto alcance, mesmo sabendo que a Chiyo não havia sido atingida pelo veneno e podia tentar interceptar o ataque e sem saber se a Sakura tinha recursos para se manter mais um pouco na luta.
Para alguém que off screen já lutou contra Orochimaru, Konan, tava há mais de 20 anos na Akatsuki e nunca havia tido sua marionete derrotada e do nada a perde da forma mais ridícula e burra possível, é no mínimo curioso.
Na luta contra o Kankuro, mesmo tendo uma vitória óbvia e sem interferência de ninguém, ele curiosamente decidiu mantê-lo vivo sem motivo algum, após envenená-lo ( o que permitiu que desenvolvessem o antídoto para seu veneno). Mas diante alguém com uma força física para facilmente destruir suas marionetes e com sua avó ainda em campo, ele decide expor o Sandaime da forma mais burra possível.
Mas tudo bem, dá para justificar isso dizendo ''talvez ele não seja tão inteligente assim'' e tenha subestimado sua avó (mesmo sabendo da enorme experiência dela com venenos e da criação de antídotos) e a ''pirralha''.
E claro, total mérito da Sakura ter aproveitado desse descuido para se relevar uma ninja médica e revelar que tinha feito o antídoto.
Enfim...
A luta não foi mal desenvolvida, pelo contrário, é uma das melhores lutas do Shippuden. Mas pelo menos para mim ficou nítido como o roteiro foi desenvolvido para nerfar o Sasori, ao invés de simplesmente terem upado melhor as habilidades da Sakura ou da Chiyo.
O mesmo aconteceu com Naruto vs Pain, Darui vs Kinkaku e Ginkaku, Sasuke vs Itachi (apesar desse o roteiro ser muito claro sobre os motivos do desfecho) e algumas outras.
@Heisenberg tudo bem?
Pensei que ninguém fosse ter interesse no meu post. Obrigado pelo elogio.
Antes de eu responder, parece que o @JonRed respondeu algo que vai ser na minha mesma linha.
Hmm sim, você trouxe pontos importantes sobre como o roteiro construiu a batalha. Sim, Sasori teve boas oportunidades para finalizar ou pelo menos se antecipar a Chiyo ou Chiyo+Sakura. Acontece que tempos atrás vimos outra luta entre mestre e aprendiz, cujo aluno estava mais preocupado em convencer do que mostrar se lembra? Tio Orochinho poderia empalar o Hiruzen de forma mais rápida mas preferiu querer derrotar o velho com deboche. Então esse foi o padrão do Kishimoto. Ele desenvolveu vários antagonistas que por motivos diferentes acabam se complicando a toa. O Sasori é sim inteligente, mas sua mente impaciente e principalmente seu passado mal resolvido mexeram com seu discernimento sempre querendo provocar a Chiyo para mostrar que evoluiu de alguma maneira. Uma briga interna e soberba contra si mesmo. Se o adversário de Sasori fosse o Kakashi, provavelmente o comportamento do cara seria mais sóbrio embora seja difícil de acreditar que o pavio curto sumiria (e portanto Kakashi tiraria proveito). E isso na minha opinião não é um problema de roteiro viciado, é a narrativa do autor Kishimoto repetida desde o início do mangá em construir antagonistas de personalidade forte ou problemática.
Como nossas discussões, no melhor caso, são projeções sobre como seria uma hipotética batalha entre personagens do mangá Naruto, é triste ver que aqui muitos sequer consideram como o próprio autor bola as narrativas de cada luta. Uma coisa é fulano e sicrano estarem lutando e do nada aconteça algo que favoreça um dos 2, outra é estabelecer uma narrativa bem pensada que leve até em consideração o psicológico dos sujeitos.
No mais, Sasori é inteligente e deve ser difícil de lidar quando ele está de cabeça fria. De novo, Kakashi teria muito trabalho naquela altura. Sem Kamui até digo que Sasori tem a vantagem.
Momento gado demais.
Observação: essa mulher do teu avatar me hipnotiza. Quem nasceu para ser Jiraiya, nunca vai ser Sasuke.