@JonRed @ChicóNão ficou confuso, eu entendi, engraçado que concordo com parte do que disse, mas discordo no ponto principal que é Gai cadenciado sua velocidade nas ocasiões citadas. Me permita passar minha visão, vou tentar ser sucinto:
Concordo com isso dos ninjas cadenciar sua velocidade, caso contrário se esgotam rapidamente, sua tese até faria sentido levando isso em conta. Só que isso é contrariado justamente por Gai ter
ativo os portões, ao contrário do que você disse, a Besta Verde não os ativa para se precisar usar, ele ativa apenas quando
necessário, pois o mero uso já prejudica o corpo do usuário consideravelmente, é como o MS do Kakashi. Seu ponto de usar apenas para aumentar o poder também é falho, o tai do Gai se vale de força e
velocidade extrema, ele vai fazer uso de ampliadores que ferram seu corpo para se limitar? Isso não faz sentido, mano. Ainda mais se tratando de portões superiores (5º pra cima), Lee pontua que só o 6º Portão já é terrível. Lembre-se que contra Obito e Madara o Gai já estava quase no limite antes mesmo de ter usado o 7º Portão, o uso é desgastante demais, não é como um manto que você pode ativar e controlar a velocidade a vontade. Ativar o portões é uma corrida contra o tempo, não faz sentido se limitar, especialmente nas ocasiões citadas.
Minha explicação para o ocorrido é simples: o Shunshin do Kakashi é simplesmente muito bom e atinge níveis altíssimos, mas o Hatake não mantém essa velocidade justamente pelo desgaste, como pontuado por você.
Vale pontuar que na cena contra os jins, Kakashi estava fazendo uso do seu Raikiri, ou seja, esse é o pico de velocidade do Kakashi, o
máximo que ele consegue alcançar pontualmente. Enquanto Gai com o 6º Portão estava fazendo uso da sua velocidade "padrão" (que já é rápido como mostrado no mangá), diferente do Kakashi ele pode manter essa velocidade na luta sem problemas e até
superar, como você disse: cada estágio dos portões tem uma técnica que o leva ao limite.
Enfim, espero que tenha ficado claro meu entendimento sobre essa questão.
Não vejo hype nenhum nessa cena, o intuito é claro de mostrar que os rivais estavam equiparados, os dois enfrentaram o "mesmo" inimigo
separadamente e tiveram o mesmo desempenho praticamente, sério, não sei como o autor seria mais claro que isso, só tento um narrador falando mesmo.