Rapaz... é uma questão interessante. Ao que párece abrir os portões não é nda complicado... o complicado é estar fisicamente capaz de liberar os 8, um apos o outro. Por exemplo, Dai que era um Genin bem fraco, conseguiu aprender essa tecnica e ensinar ao Guy em pouco tempo. Porem, o Kakashi adulto não era capaz de abrir mais do que o primeiro portão (se não me engano), já o Lee que treinou a vida toda e tbm era um genio (Genio do esforço) só conseguia abrir até o 6 portão. Mas o Dai que era bem mais fraco do que o Lee, conseguiu abrir os 8 portões.... Não parece ser algo relacionado a força, mas eu tbm não sei dizer. Pode ser apenas um entre muitos erros da erva de Kishimoto.
Agora tecnciamente as tecnicas com a liberação dos portões, não se limita apenas a força e velocidade... e sim a condição que o corpo do portador esta emitindo, como vibração, espamos, altas temperaturas, etc... Mas talvez alguem tão forte e tão rapido quanto os portões do Guy possam simular de uma forma bem diferente esses ataques sim...
Agora tecnciamente as tecnicas com a liberação dos portões, não se limita apenas a força e velocidade... e sim a condição que o corpo do portador esta emitindo, como vibração, espamos, altas temperaturas, etc... Mas talvez alguem tão forte e tão rapido quanto os portões do Guy possam simular de uma forma bem diferente esses ataques sim...