L⍱scivi⍱ escreveu: Já cheguei a discutir com o
@Heimdall sobre a mecânica das técnicas ilusórias e tive que dar razão ao argumento de que os Genjutsu não atuam como Ninjutsu:
"Este ninjutsu envia chakra para o sistema nervoso do alvo, permitindo que se controle seu corpo como desejar."
Esse trecho da Novel/Novela está basicamente me dizendo que o
Genjutsu: Sharingan é a mesma coisa que o
Shinranshin no Jutsu,
Shintenshin no Jutsu ou
Kanashibari no Jutsu, isto é, a inserção de chakra no corpo do alvo de modo a estabelecer controle sobre seu sistema nervoso ou mente. O problema é que desde o princípio as técnicas Yamanaka são claramente bem estabelecidas como "o envio de chakra" ao corpo do adversário, enquanto os Genjutsu tiveram sua mecânica confundida com as Hidden do Clã Yamanaka por causa de uma interpretação equivoca da menção de que Ninjas Genjutsu estabelecem controle sobre o sistema nervoso do alvo. Oras, a própria definição de NINJUTSU dentro da obra é toda técnica voltada para causar ou manifestar um efeito físico direto sobre o próprio corpo ou o corpo do adversário, enquanto a definição de GENJUTSU é toda técnica que suspenda o alvo em um estado sugestionabilidade ou hipnose a partir da qual se estabelece um controle indireto sobre ele.
Se o Shinranshin/Shintenshin ganham a classificação de Ninjutsu por está havendo o envio de chakra ao alvo, ou seja, o alvo está sendo direta e fisicamente afetado por um chakra invasor em seu sistema de chakra, qual a lógica de aplicarmos o mesmo princípio aos Genjutsu e dizer que não são a mesma coisa?
O Shintenshin não envia Chakra, envia a mente.
A
proteção contra Genjutsu do Nagato funciona contra o Saiko Denshin, que é Ninjutsu relacionado aos Yamanaka, e é dito por Inojin que funcionar contra qualquer técnica que venha afetar a mente.
Até hoje não conseguem criar uma explicação descente para os Genjutsu. Esse negócio de "indireto" não existe, pelo menos em Naruto onde tudo gira em torno da ação direta do chakra.