Haha, eu fui procurar no google sobre algumas teorias do "presente do Itachi" pro Naruto e acabei encontrando essa página. Depois de ler, me deu vontade de criar essa conta SÓ pra responder esse tópico.
Parabéns pela iniciativa de ter uma teoria, mas acho ela deveras exagerada. Se você for dar uma pesquisada, vai ver que o Mangá tem MUITAS entrelinhas sobre mitologia, provavelmente essa é mais uma delas, que com certeza será explicada no decorrer do mangá.
Pois bem, deixa eu explicar umas coisas: O Naruto fala "agora estou certo" e você diz "mas certo de que?" Meu jovem padawan, no proprio mangá ele explica que esta certo em sua teoria de que se lutarem pra valer, ambos vão morrer. Ele da mais detalhes ainda, quando lembra a citação de sasuke "dois ninjas tops, só conseguem se entender no braço". O que Naruto fala, tem ligação DIRETA sobre isso e não sobre algo "MENTAL" lol.
Mais uma coisa meu jovial amigo: você fala que o sasuke podia ter simplesmente ido embora e saído "ganhando". Pra te falar a verdade, não faço ideia do que ele iria sair ganhando se tivesse ido embora. Pois sim, ele ficou e OBVIAMENTE não foi pra "apreciar" o Naruto como você ironizou, mas você meu jovem colega, como O estudioso dos mangás, deveria ter percebido, que o Sasuke só ficou para ouvir o Naruto por pura curiosidade, ele mesmo questionou essa obsessão do Naruto em ficar correndo atras dele, mesmo após levar patada atras de patada. Não acho que ouve "comunicação mental" ali não, até porque, isso ta mais pra Tecnica do Clã da Ino do que Genjustu de Uchiha.
Você diz que a frase no final do mangá foi "A mensagem que apenas naruto pode ler" mas eu tenho quase certeza que é "A mensagem que apenas Naruto pode ENTREGAR", não tem como eu confirmar aqui, pois estou no trabalho e a INTRANET daqui bloqueia qualquer acesso à mangás ou youtube. Quando chegar em casa dou uma checada. Se eu estiver certo, esse questionamento seu não faz um pingo de sentido.
Outrossim, concordo quando você diz que o Itachi espera que o Naruto não tenha que usar esse poder, porque não quer ver os dois lutando. Muita gente acha que é porque os 2 vão acabar morrendo, o que acho extremamente ridiculo.
Como vocês sabem, o Sasuke vai pra guerra com os olhos 100% zerados, com poderes ilimitados. Isso significa amaterasu o tempo inteiro, sem danos oculares! Bem como o Susano'o sem o mesmo problema. Na mitologia, o corvo que o itachi meteu guela a baixo no Naruto, ficou conhecido por engolir o sol pra salvar o imperador/faraó (n lembro agora).
Então, me encaminho para a direção, de que o Itachi, deu apenas proteção contra os poderes oculares que foram passados por ele mesmo, para o sasuke. Mais uma vez, me atenho a isso, pelo fato de agora, o sasuke ter 100% daquele poder monstruoso dele.
Destarte, uma rápida teoria alternativa minha, é que o Sasuke esta mais esperto do que aparenta e com certeza tem algo na manga contra o Tobi, até porque, Sasuke nunca deixaria um plano como o "Olho da Lua" entrar em vigor. Se essa minha teoria estiver certa, sasuke e naruto vão acabar lutando contra o Tobi nessa guerra e o poder que foi passado do Itachi para o Naruto, poderá ser efetivo até mesmo contra os poderes oculares do Tobi, não acham?
Por fim, deixo claro que minha intenção não foi te atingir de maneira alguma. Respeito sua teoria, até porque tambem tenho a minha, mas acho que a fundamentação dela foi precária, principalmente nos pontos em que expliquei embasado no que você escreveu.
E ahhh, você descascou em cima do Mateus ali em cima, por um motivo COMPLETAMENTE aleatório, acho que você mesmo não entendeu o que ele quis dizer, haja vista ele não ter chingado ninguém haha, não concordo com Didica quando disse que você tem uma cabeça muito boa pra idade que tem, pelo que vi nesse tópico, você é um meninão querendo chamar atenção hehe.
Outra coisa, você disse que LÊ muito e que não sabe porque tira notas baixas na escola. Se você começar a ler coisas mais produtivas, vai parar de ter TANTOS erros de português, e quem sabe, vai começar a tirar notas boas e tal.
Bom, é isso então, opinião dada.
Atenciosamente..