Na verdade existe uma questão aqui, um personagem da ficção que se desloca rapidamente também precisa reagir rapidamente, vemos isso com a velocidade de reação dos usuários do Hiraishin e também dos Raikages que estimulam suas sinapses neurais e corpos, eles não somente aumentam a velocidade como a reação.
Personagens podem no geral possuir uma reação acima de sua própria velocidade mas não uma velocidade acima de sua própria reação, caso contrário aconteceria um efeito semelhante ao do Kakashi Gaiden usando o Raikiri. Ainda no clássico vimos que Sasuke começava a compreender os golpes do Haku com o Sharingan mas não conseguia acompanhar todos, o mesmo aconteceu em Sasuke vs Lee e temos a explicação de que
Spoiler :
Even if you can perfectly perceive and understand my movements, you lack the speed and strength to counter them. You haven't had the physical training necessary to keep up with me. It doesn't matter what your eye can see if your body's too weak to act!Mesmo que você possa perceber e entender perfeitamente meus movimentos, você não tem velocidade e força para combatê-los. Você não teve o treinamento físico necessário para me acompanhar. Não importa o que seus olhos possam ver se seu corpo for/estiver muito fraco para agir! Aqui temos que a precognição do Sasuke está acima do que seu corpo acompanha e abaixo da velocidade do oponente. Seus olhos veem, seu cérebro recebe a informação mas não é rápido o suficiente para processar e ordenar o corpo a agir. Tanto a percepção quanto a reação são maturadas com treinamento e/ou experiência, mas o corpo também precisa ser treinado ou receber upgrades para tal, como é com o Raiton no Yoroi, Sennin Modo, KM, etc.
Temos outros exemplos.
- Sasuke era mais lento que o Raikage mas conseguia reagir a seus golpes lineares.
- Sasuke não lidava com os movimentos irregulares do modo acrobata do Bee que é mais lento que o Raikage.
Aqui entra a maestria dos golpes do oponente em combate fechado, que é bem diferente da reação necessária para se esquivar de um disparo em sua direção, seja de armas, técnicas, entre outros. Assim como a velocidade não é usada a 100% em tempo integral, a reação também não é.
Seja por roteiro, guarda baixa, personagem não estar concentrado o suficiente ou ser pego em ponto cego (no caso do Jiraiya foi uma dessas três ou até mais que uma delas). Nem sempre alguém rápido irá reagir de forma rápida e temos também picos de reação que acontecem isoladamente em casos específicos.
Personagem A reage a um golpe de velocidade X que geralmente não conseguiria em condições normais.
Na ficção existem várias formas de empregar a velocidade/agilidade.
Um texto traduzido do VS Battle com algumas **ponderações. :
A velocidade é simplesmente o quão rápido um personagem pode se mover em um determinado período de tempo. Existem cinco tipos de velocidade usados para fins de VS: Velocidade de Ataque, Velocidade de Combate, Velocidade de Reação, Velocidade de Viagem e Velocidade de Voo. O termo "velocidade" normalmente se refere à velocidade de combate.
Attack Speed - Velocidade de ataque.
A velocidade com que um ataque se move. Por exemplo, o personagem X é hipersônico, mas ele pode fazer um ataque que é um feixe de luz natural, a velocidade do ataque é diferente da velocidade do usuário, portanto, o ataque seria a velocidade da luz mesmo que o usuário não fosse.
**Eu colocaria aqui ninjutsus velozes como os de Raiton usados por Sasuke, principalmente o Kirin que é mais rápido que o usuário e isso não quer dizer que a velocidade de combate e reação dele seja a mesma de sua própria técnica.
Combat Speed - Velocidade de Combate
A velocidade com que um personagem pode lutar.
**Aqui engloba desde a troca de golpes em close combat como também a reação e percepção do personagem, sua agilidade e forma de lutar usando seus membros, reação física em tempo hábil. Dá para colocar as artes marciais do Might Guy por exemplo e suas técnicas como Asa Kujaku e até mesmo a cena do Kakashi vs Obito.
Reaction Speed - Velocidade de reação
A velocidade de reação é a velocidade com que um personagem pode reagir a um evento ou ação. Isso geralmente concede apenas um movimento curto após a reação, enquanto vários movimentos na mesma velocidade mudam para a velocidade de combate.
Por exemplo, digamos que o personagem A atira no personagem B com uma arma e o personagem B se esquiva. Essa é a velocidade de reação. Lembre-se de que, às vezes, a pessoa se esquiva da mira e isso não é uma façanha tão boa.
Como outro exemplo, digamos que o personagem A usa uma minigun no personagem B, mas a minigun leva um ou dois segundos para carregar e o Personagem B vê isso. Se o personagem B se esquivar, é considerado esquivar-se da mira, pois ele sabia que o ataque iria acontecer.
**Naruto se esquiva dos golpes de Ranton do Madara.
A velocidade de reação está reagindo a um ataque que você não sabe que vai acontecer, ou a uma distância muito próxima. A velocidade de reação de um personagem também tende a ser maior que sua velocidade de movimento.
Perception Speed - Velocidade de Percepção
O período de tempo que leva para um personagem perceber um evento ou reação. Mas, crucialmente, isso não garante nenhum movimento; no máximo, permite ao usuário ativar uma habilidade baseada no pensamento.
**você pode colocar nessa lista habilidades que se ativam de forma psíquica e instantânea como o Hiraishin do Minato frente a um ataque do Kira Ay ou até mesmo habilidades como Kamui do Obito e Susanowo do Sasuke contra o raikage que também seriam exemplos viáveis. É diferente de simplesmente ter que reagir com o seu próprio corpo que precisaria além de reação, uma boa agilidade em resposta.
Travel Speed - Velocidade de Viagem/percurso/deslocamento
A velocidade na qual um personagem ou objeto pode se mover correndo ou por meios semelhantes que não envolvam vôo ou teletransporte.
**O shunshin pode entrar nessa categoria, apesar de ser um pico momentâneo de velocidade.[shunshin]
Flight Speed - Velocidade de voo
A velocidade com que um personagem ou objeto voa uma certa distância, como ir da terra ao sol, por exemplo.
**Naruto, Kaguya, Ohnoki, aqui seria calculado a velocidade de vôo deles.