Big Head escreveu: Esse negócio aí não é cannon.
É o único exemplo oficial, entretanto.
Você cita: "Já que Mangekyo > Sharingan, o Rinnegan tanka".
Eu disse mais coisas do que isso, não simplifique para parecer bobo.
Mas ignora como isso funciona, como vimos em Sasuke vs Itachi, eles lançam Genjutsu um no outro e se enfrentam no mundo da ilusão, saindo vitorioso o com o gen mais forte.
— Assim como em Kakashi vs. Obito, entretanto, qual é o resultado? Em ambos os casos os personagens são capazes de ver através do Genjutsu um dou outro, ou seja, não são eficazes. Apenas quando o Itachi utiliza um Genjutsu do Mangekyou Sharingan é que o Sasuke se vê encurralado. O próprio Zetsu afirma que sem um Mangekyou Sharingan seria impossível para ele vencer.
Nagato por exemplo, não teria como replicar esse feito, já que não possui habilidades de lançar Genjutsu como o Sharingan e Rinnegan de Tomoe.
— Habilidade em lançar Genjutsu é diferente de habilidade para resistir a Genjutsu. Além disso, o Nagato possui experiência em Genjutsu sim, por causa disso:
— Ele literalmente criou barreiras mentais contra-Genjutsu, e aparentemente aplicou armadilhas de Genjutsu dentro dessas barreiras. Ou seja, ele pode não ter habilidade em aplicar Genjutsu através do seu doujutsu, mas com certeza possui experiência na área e consegue desenvolver métodos contraceptivos à isso.
Não, você pegou o exemplo do Sasuke e Kaguya, ambos com Rinnegan de Tomoe, e generalizou para qualquer Rinnegan, sendo que não é bem assim.
— Essa ideia de que apenas o Rinnegan do Sasuke pode resistir ao Mugen Tsukuyomi não possui nenhuma comprovação factual, é apenas teoria. Eu estou usando as informações que eu li na obra, em que não especificam o Rinnegan do Sasuke como único capaz de resistir ao Genjutsu. É só uma teoria criada pelos fãs para tornar o Rinnegan do Sasuke mais especial do que já é.