O que me impede de considerá-lo necessariamente superior ao Quarto Hokage é que uma novel que tem o Itachi como protagonista faz questão de dizer que o Uchiha “só ficou atrás do Minato na prova escrita dos Exames Chuunin”, aí vejo o Itachi sendo no máximo equivalente mesmo.
@JustinbollIsso foi desmentido por mim e pelo
@Adon Dias. Primeiro que no outro teste é afirmado que ele bateu TODOS os recordes, incluindo o do Minato, é claro. Pouco antes da prova escrita, que era feita em equipe, e ele fez sozinho porque seu time inteiro tinha acabado de ser massacrado pelo Obito, o que consequentemente deu um impacto em sua nota final, ou você acha que não? Então pela Novel, o Minato se saiu melhor na prova escrita (feita em equipe) mas no outro teste o Itachi se deu melhor, ou seja, PELA NOVEL, cada um com a sua respectiva vantagem, só que analisando o contexto, o cara era uma criança e tinha acabado de sofrer o impacto emocional de assistir seus companheiros morrendo, sinceramente... Concluir que o Minato é mais inteligente por isso, significa que:
1. Você não leu a novel.
2. Você provavelmente leu mas é desonesto e quer usar essa citação, ignorando o contexto, ignorando que o Itachi foi melhor no outro teste, para assim, ter vantagem com seu personagem favorito.
"Desvendar o Kamui" Não foi a mesma coisa que a Konan fez? A diferença é que o Minato tinha a faca e o queijo na mão, ela teve que criar um jutsu para isso, cadê o pessoal colocando a Konan no top gênios?
Itachi se classifica como um gênio habilidoso, na minha opinião não está no nível de Minato, já que ambos tem nível mais ou menos similar, só que com o Hokage não tendo sido abençoado com um MS com 3 habilidades de alto calibre, e isso já diz muito. Em termos de QI geral, vejo Itachi levemente acima, no que tange a solução de problemas em meio a condições adversas, mas é bem discutível.
Aqui você está confundindo Inteligência com Poder, ter nas mãos poderes fortes não significa que ele vai ser mais inteligente, muito pelo contrário, são colocado ferramentas que inclusive exigem sabedoria para lidar com elas, a obra cansou de explicar o ciclo do ódio dos Uchihas, as situações adversas que o Itachi desde mais novo teve que lidar, com 13 anos sendo obrigado a decidir entre Konoha ou matar seu cla inteiro, isso por algum acaso é ser abençoado? Diz respeito a ser mais inteligente? Ou você está colocando o cara para vivenciar uma experiência traumática e considerando sua genética e ciclo de ódio dos Uchihas, ele não estaria sendo obrigado a inclusive tomar ações muito contrárias a inteligência? O que o Uchiha Sasuke fez quando ele conseguiu o Mangekyo? Ele não teve sabedoria para administrar, ele começou a tomar atitudes consideradas burras, sendo honesto, ele jogou fora o sacrificio que o Itachi fez e queria destruir Konoha, isso por conta do ciclo do ódio dos Uchihas, ou seja, o que você enxerga como benção, é na verdade algo que exige muito mais capacidade intelectual.
Se o Itachi tivesse sido abençoado como o Minato, onde ele não está inserido no meio do ciclo do ódio, ele ainda seria uma criança perspicaz que bate recordes na escola antes de despertar as habilidades Uchiha, não é obrigado a matar a familia, continuaria sendo o ninja que gosta de estudar os conhecimentos de Konoha e consequentemente seria um ninja forte, talvez não tão poderoso quanto o que tinha Mangekyo, mas tão INTELIGENTE quanto. Ou seja, essa ideia de que o Itachi é menos inteligente em comparação ao Minato por ser Uchiha, é uma falácia das boas que estou cansado de ler aqui no Fórum NS.
Todos os Uchihas são inteligentes? Não.
O ponto que o
@Gaius levantou é interessante, dividindo o conceito de inteligência. Porque veja bem, por mais que o Shikamaru e o Kakashi, os Naras no geral, são ótimos jogadores de Xadrez, ok tudo bem, eles devem ter muito QI, eles devem ser bons jogadores de Shogi/Xadrez. Mas eles seriam capazes de ter a criatividade do Tobirama? Seriam capazes de ter pensamentos abstratos e filosóficos como o Itachi? Não. Provavelmente teriam a mesma inteligência emocional que o Itachi? Provavelmente não. Itachi com 13 anos estava tendo que decidir sobre o futuro de Konoha, em meados dessa Idade, Shikamaru estava desistindo de lutar contra a Temari. É citado que desde novo o Itachi pensava como um Hokage, colocando a vila acima de todos, vão ignorar agora?
Então, em um RANKING GERAL DE INTELIGÊNCIA, não somente vencer uma partida de Shogi, estou falando realmente no geral.
Itachi e Tobirama dividem o topo, eu coloco o Itachi em primeiro lugar, porque a decisão do Tobirama de enfrentar os irmãos Kinkaku e Ginkaku em território inimigo e deixar o time para trás, não me parece um feito muito intelectual, ao passo que o Itachi nunca teve falhas estratégicas em seu frame.
1 - Itachi
2 - Tobirama
Fiquem a vontade para rankear o restante, mas ignorar o [canon], a partir do meu comentário vocês não vão sem pesar a consciência. E assim, antes de citar Fake-News das novels, favor ler as Novels.