Kawaki é um personagem que assim como Danzou, foi feito pra odiarmos, porém, por um inverso (Kishimoto antes fazia personagens odiosos até mostrar o outro lado da moeda), já que Kawaki (ou Kaique) começa tendo uma história triste e o personagem, seus traumas, a relação com Isshiki, faz a gente virar o Naruto e acolher o cara... Mas o desenvolvimento, a ameaça Ôtsutsuki que acaba virando um problema pra Kawaki o faz ficar louco a ponto de transformar quem o acolheu em uma divindade pessoal. Com essa obsessão e loucura pra proteger, ele vira o vilão e um ser odioso. Ainda não satisfeito, muda toda uma realidade pra se acomodar aos seus desejos, e transforma todos em zumbis alterando suas consequências e os fazendo acreditar que o Boruto é vilão... Nenhum vilão em Naruto chegou a esse ponto, o mais próximo foi Madara, mas por objetivos distintos.
Delta surgiu como uma versão Pain da Tsunade pegando seu lado mais temperamental com os poderes do Gakido. Não fede, nem cheira, é uma personagem whatever (embora, confesso ter achado ruim ela ter caído pro encanto da Ada (aquela máxima do vilão que é nerfado ao mudar de lado (exceto orochimaru que só ficou mais foda)) e esperava mais ação da parte dela).
Code, saco de pancadas da obra. O cara tinha uma grande promessa no capítulo 55, mas foi só mídia. A única coisa que acho interessante nele é o background e a maneira dele de fazer as coisas (ataque a base do Boro, montagem do exército do Juubi)...
Ada eu sou suspeito pra falar... O jutsu dela surtiu efeito em mim também. É alguém que se amaldiçoa por ser como é (pelo fato de não saber se os sentimentos das pessoas em relação a ela são verdadeiros) e de certa forma, mesmo com sua força, foi usada pelo Kawaki e ao menos buscou redenção, não entregando a posição de Boruto a Kawaki... Tem uma habilidade interessante embora tenha algumas limitações (se Naruto usasse ela, chegaria ao Sasuke rapidinho na procura por ele após a luta contra Hidan e Kakuzu).
Daemon é um personagem excêntrico... Foi estranho ser um personagem como foi apresentado (embora foi aquele lance das aparências (ainda mais que o maior vilão de Naruto era um bicho preto inexpressivo que queria reviver sua mãe)). Tem uma habilidade que também é interessante e de certa forma, overpower. Adquiriu uma rivalidade com Boruto e revelou que a Himawari era a Jinchuuriki do Hagoromo das Vinte Caudas.
Amado é uma espécie de Orochimaru Hipster... Também não fede, nem cheira. Tem uma sapiência e é um gênio devido seus feitos na Kara que são superáveis a Orochimaru (sua tecnologia aliando Dna Ôtsutsuki, e as Ferramentas Científicas o fez criar androides praticamente imortais, onde orochimaru teve falhas tentando algo semelhante usando resquícios de Senjutsu do Juugo com o Juuin).
Sumire devido seu background do anime (projeto Gozū Tennō, Nue, Danzou, Toneri...), foi uma personagem que entregou bastante coisa, tem uma personalidade interessante, é uma Hinata com mais atitude. Também tem uma boa genialidade e nunca confiou completamente no Amado, sempre mantendo um pé atrás e é bastante confiante (confiança que foi ressaltada no anime pelo pessoal da academia apoiar ela depois do ocorrido do Nue) e se preocupa com os outros ao seu redor e tenta sempre tenta ajudar tanto indireta quanto diretamente.
Boro é um personagem interessante e o anime enalteceu bastante seu background e usou da fé alheia para conseguir seus objetivos com a Kara, e até debaixo dos panos, salvando ciborgues que Isshiki mandou destruir, teve uma dinâmica e mecânica das suas técnicas bastante interessante e até bacana, e não fosse sua existência, não veríamos a mitada de Sarada com o seu primeiro Chidori em batalha.
Kashin Koji é outro curioso e conseguiu junto de Amado, armarem pra Isshiki... Não foi o melhor de uma representação do Jiraiya, mas foi o que tivemos, e diferente do Sannin, teve êxito nos seus objetivos, tem um Amaterasu laranja top e não virou um paliteiro.
Victor, foi praticamente o vetor de introdução da Kara desde a saga do Mitsuki (onde o cientista que operou em conjunto com Onoki na criação dos humanos artificiais (Ku, Kirara, Kokuyou e Sekiei) e dos akutas era um subordinado direto de Victor).
Isshiki, esse foi um vilão bem diferenciado em toda a história de Naruto... Seus objetivos são ganhar poder não sendo o vilão clichê de Naruto movido por um passado triste e senso de justiça distorcido... Por várias vezes ele quase conseguiu o que queria e fez Naruto e Sasuke pagarem o "Karma" por tantos anos de favorecimento do roteiro e Kishimoto-no-jutsu, dando uma sensação de perigo real e falhando por sua própria soberba e subestimação aos Shinobis e os laços. Eu particularmente achei que desde sua aparição no capítulo 36, Boruto passou a ser rushado e ter um ritmo incomum, acontecendo de tudo quase ao mesmo tempo e não tendo aquele respiro que tinha em Naruto. Se dessem mais um tempo pra desenvolver melhor as coisas (e principalmente resolver o mistério do Byakugou ser algo do Rikkudou que foi engavetado desde o capítulo 35), seria bem mais interessante... Até Shojoji que veio antes teve mais tempo de preparo e desenvolvimento...
A Kara num geral foi corrida no tempo de desenvolvimento. Mas acho que não ia ter o que ser feito numa estimativa de 120 capítulos de duração da série (cálculos que eu fiz, baseado nos prometidos 30 volumes, considerando cada volume levando 4 capitulos cada).