É?! Mas então eles continuam acima dos ninjas padrão nestes aspecto, de qualquer forma.
... Aqui não tem mais porquê falar nada depois disso...
As comparações que você utiliza se baseia em mostrar a Sakura realmente intencionada em causar danos aos adversários com a Sakura treinando com o mestre ou brigando com a filha, como se ela não tivesse um controle de chakra preciso o suficiente para controlar como o seu dano se propaga:
Então a Sakura tava querendo destruir a própria casa? Para de querer inventar coisa pra favorecer personagem que gosta, por mais controle e precisão que a Sakura possa ter, ali ela não se controlou, só ver a irritação e a cara de surpresa dela, foi tudo espontâneo. Sei que ela não fez com toda a força que tinha, mas ainda foi bastante força.
Da forma que tu tá argumentando parece que ela controlou precisamente pra derrubar a própria casa, tente ler o absurdo que tá teclando antes de mandar.
O mangá não segue uma lógica linear, porque o Kishimoto não é uma maquina tampouco um ser humano perfeito. É uma tremenda imbecilidade você tratar tudo como artifício de roteiro a partir disso, porque nada na porra desse mangá mantém um padrão. É correto você considerar que o Amaterasu capaz de desativar uma técnica senjutsu apenas com a emissão de calor é inútil contra o Hyōton do Haku, só porque não evaporou a água (comum) em torno da Karin?! Que tal o Rasengan não causar mais danos internos por conta do Kishimito esquecer dos efeitos visuais da energia explodindo atrás do corpo do alvo:
Na hora de desenhar e roteirizar ele pode fazer o que quiser, imbecil é não perceber isso. Não seguir lógica linear é ok, mas se ele faz, de propósito, algo funcionando e não funcionando dependendo do contexto, ele está sim criando artifício de roteiro, caralho, não achei que teria que falar que o cara desenha o próprio mangá como quer que a história siga.
Não importa se o rasengan ou amaterasu pararam de funcionar da maneira que foram propostos, isso só reafirma meu ponto.
???? Um fato não acontecer ou acontecer contra determinado personagem por conta do elemento roteiro, não lhe dá o direito de ignorar um outro elemento que está lá e que o autor estabeleceu de forma prévia.
Eu não to ignorando, estou usando justamente os dois fatos pra explicar que não é linear. Quem tá ignorando o fato 1 pra estabelecer o fato 2 como regra é tu.